REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 29/09/20 - Jo1, 45-51
TERÇA-FEIRA DA 26º SEMANA DO TEMPO COMUM.
“...VEREIS O CÉU ABERTO E OS ANJOS DE DEUS SUBINDO E DESCENDO...”
Reflexão de Olivia Coutinho.
Caros irmãos e irmãs em Cristo!
Neste encontro, quem dirige as primeiras palavras é Jesus, que mesmo sabendo da descrença de Natanael a seu respeito, lhe faz um elogio: "Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade"! Natanael se surpreende com este elogio de Jesus e pergunta-lhe: "De onde me conheces?" Ao que Jesus responde: "Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi".
Antes do seu encontro com Jesus, Natanael se mostrava incrédulo, chegando até a zombar: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Foi neste seu encontro pessoal com Jesus, que Ele proclamou veemência: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!"
Este episódio, vem nos conscientizar, de que não basta ouvir falar de Jesus, é preciso conhece-lo, ter aquele encontro a sós, íntimo com Ele, falar e deixa-lo falar...
É a partir do nosso encontro pessoal com Jesus, que novos horizontes começam a se abrirem para nós, nos fazendo enxergar além do limite humano, a ver o irmão que antes não víamos, a partilhar a vida que pensávamos pertencer somente a nós...
Em algum momento da nossa vida, alguém nos falou de Jesus como Filipe falou Dele para Natanael, pode ter sido nossos pais, avós, mas é a partir do nosso encontro pessoal com Ele, que a nossa adesão à sua proposta, se concretiza.
Sejamos como Filipe, proporcionemos ao outro, a alegria de conhecer Jesus, e como Natanael, um cristão autentico sem falsidade, pois à Jesus ninguém engana, Ele nos conhece por dentro, sabe o que cultivamos no coração...
Quem faz a experiência de Jesus em sua vida, sente necessidade de partilhar a sua alegria com o outro, no desejo de que ele possa também, fazer esta experiência.
O nosso encontro com Jesus, é transformador, muda-nos por inteiros, torna-nos mais flexíveis, tolerantes, mais amáveis, a ponto das pessoas do nosso convívio perceberem de imediato a nossa transformação...
Como discípulo, que quer seguir o seu Mestre, não podemos esquecer: o nosso compromisso com Jesus é compromisso com a vida, portanto, não somos verdadeiros, quando dizemos que seguimos Jesus, mas não cuidamos do que lhe é de mais precioso: a vida humana.
Em Jesus, o céu se abriu e o rosto do Pai se fez visível, Jesus é a única ligação entre o céu e a terra, Nele está Deus de forma humana e o humano de forma divina.
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho
DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
ResponderExcluirSanta Maria, Rio Grande do Sul.