.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU?-Olivia Coutinho

 

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 25/09/20 - Lc 9,18-22


SEXTA - FEIRA DA 25º SEMANA DO TEMPO COMUM


“E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU?”

Reflexão de Olivia Coutinho

Caros irmãos e irmãs em Cristo


A palavra de Deus que Chega até a nós, no evangelho de hoje, chama a nossa atenção sobre algo fundamental na nossa vida: conhecer Jesus!
Não tem como viver a fé sem conhecer Jesus, sem uma intimidade profunda com Jesus, ficamos na superficialidade da fé, sabendo quem é Ele, teoricamente e não, pela experiência que fazemos  com Ele!
“Quem diz o povo que eu sou?” Ao fazer esta pergunta, Jesus não estava interessado em saber o nível de sua popularidade, certamente, o que Ele queria saber mesmo, era se o povo já tinha conhecimento do seu messianismo. Os discípulos responderam de imediato: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas." Não satisfeito, com o que o povo pensava a seu respeito, Jesus direciona  a mesma pergunta aos discípulos: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Desta vez, a resposta não foi imediata, houve uma pausa, afinal, desta vez, a resposta teria que ser pessoal, e não, em nome do povo, o que é fácil, pois responder em nome do outro, não compromete, a resposta pessoal e comprometedora.  Pedro respondeu: “Tu és o Cristo de Deus”.

Esta resposta de Pedro, agradou Jesus, pois Ele sabia, que esta sua profissão de fé, era fruto da sua convivência com Ele.
Jesus proíbe severamente os discípulos de revelar a sua identidade ao povo, afinal, um povo que esperava por um Messias triunfalista com poderes políticos, jamais aceitaria um Messias na condição de servo, alguém que tivesse o olhar voltado para os pequenos. Jesus sabia que Ele não seria reconhecido por todos, como Filho de Deus, sem antes passar pela cruz.

Muitos de nós, professamos a nossa fé em Jesus, mas não o conhecemos de fato, ficamos somente no conhecimento teórico, o que não nos dá autoridade para falar Dele...

Saber quem é Jesus, é muito mais, do que saber que Ele é Deus! Saber quem é Jesus, implica em comprometimento com a sua causa, em dar continuidade a sua presença aqui na terra...

Sem aprofundarmos no conhecimento a Jesus, ficamos na superficialidade da fé, na lógica dos homens, não vamos compreender, que, para ganhar a vida, é preciso passar pela cruz como Ele passou!

No nosso seguimento a Jesus, podemos ter certeza: a cruz vai estar presente, porque a nossa adesão a Ele, vai nos levar a atitudes que contrariam os opositores ao projeto de Deus. Estar disposto a assumir a cruz, não significa buscar o sofrimento e sim, assumir as consequências de uma vida pautada no exemplo de Jesus, uma vida coerente com o evangelho.

Hoje, depois de ter passado pela cruz, de ter nos dado tão grande prova de amor, Jesus continua nos perguntando: E para vós, quem eu sou? Com certeza, nossa resposta não chegará a Ele com palavras, e sim, com as nossas atitudes do dia a dia! É no cotidiano da nossa vida, que vamos respondendo: Quem é Jesus para nós...

 QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir