.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Somos filhos da sabedoria?-Helena Serpa

 

16 DE SETEMBRO DE 2020

 

4ª. FEIRA DA XXIV SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – I Cor 12, 31-13,13

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 12,31-13,13

Irmãos: 31Aspirai aos dons mais elevados. Eu vou ainda mostrar-vos um caminho incomparavelmente superior. 13,1Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse caridade, eu seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine. 2Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, mas se não tivesse caridade, eu não seria nada. 3Se eu gastasse todos os meus bens para sustento dos pobres, se entregasse o meu corpo às chamas, mas não tivesse caridade, isso de nada me serviria. 4A caridade é paciente, é benigna; não é invejosa, não é vaidosa, não se ensoberbece;
5não faz nada de inconveniente, não é interesseira, não se encoleriza, não guarda rancor; 6não se alegra com a iniquidade,
mas se regozija com a verdade. 7Suporta tudo, crê tudo,
espera tudo, desculpa tudo. 8A caridade não acabará nunca.
As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá. 9Com efeito, o nosso conhecimento é limitado
e a nossa profecia é imperfeita. 10Mas, quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito. 11Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. 12Agora nós vemos num espelho, confusamente,
mas, então, veremos face a face. Agora, conheço apenas de modo imperfeito, mas, então, conhecerei como sou conhecido. 13Atualmente permanecem estas três coisas: fé, esperança, caridade. Mas a maior delas é a caridade. Palavra do Senhor.

 

 

 

Reflexão – “O AMOR é o dom maior”

 A caridade é o Amor de Deus que se manifesta em nós e por meio de nós. Por isso, São Paulo nos convida a percorrer o caminho por excelência: o caminho do Amor.  O AMOR é o dom maior, portanto é a avenida mais segura para se chegar ao céu.  A caridade é também o estado de vida que iremos experimentar lá, quando daqui partirmos. É o dom que permanece e nunca se acaba. Todo o conhecimento que nós adquirimos, assim como tudo o que apreendemos ou todo o bem que conquistamos, nos terá sido útil para o tempo em que estivemos por aqui. Até mesmo a fé e a esperança, um dia não nos serão mais necessários, porque veremos a Deus face a face e não estaremos mais na expectativa.  Ficará somente o Amor. Este continuará a ser vivenciado por nós em plenitude. Viver a caridade, ou seja, o amor, é pôr em prática, desde já, a paciência, a benignidade, a compreensão, a concórdia e desprezar os atos de vaidade, de soberba, de interesse próprio, de ira e de rancor. É viver afeiçoado ao que Jesus vivenciou, de coração, sem constrangimento, sem contestação ou murmuração. É encontrar o sentido da vida na contribuição com a felicidade do outro, saindo de si para servir ao próximo, por AMOR! Que o amor seja, portanto, o molde para os nossos pensamentos, sentimentos e ações do dia a dia. Que aprendamos com São Paulo a tudo suportar e desculpar crendo e esperando a perfeição que um dia viveremos diante do Pai.  – O que mais toca a você neste hino ao Amor? – Você já aprendeu a tudo fazer por amor? – Para você como é que pode acontecer a caridade? – No seu entendimento em que consiste a caridade? – Você tem se esquecido de si mesmo (a) para contribuir com a felicidade de alguém?

 

Salmo 32 (33),2-3. 4-5. 12.22 (12b)

 

R. Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

2Dai graças ao Senhor ao som da harpa, *
na lira de dez cordas celebrai-o!
3Cantai para o Senhor um canto novo, *
com arte sustentai a louvação!R.

4Pois reta é a palavra do Senhor, *
e tudo o que ele faz merece fé.
5Deus ama o direito e a justiça, *
transborda em toda a terra a sua graça.R.

12Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, *
e a nação que escolheu por sua herança!
22Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,
da mesma forma que em vós nós esperamos!R.

 

Reflexão - O herdeiro recebe do seu doador o tesouro que lhe pertence. Assim sendo, somos herdeiros escolhidos por Deus para receber Dele o Seu tesouro, que na essência é o Seu Amor. Como herdeiros, recebemos amor, graça, justiça, santidade, por isso é que somos considerados, povo feliz!

 

Evangelho – Lc 7, 31-35

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 7,31-35

Naquele tempo, disse Jesus: 31Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? 32São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas, dizendo: 'Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!' 33Pois veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e vós dissestes: 'Ele está com um demônio!' 34Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vós dizeis: 'Ele é um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores!' 35Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “somos filhos da sabedoria?”

 O exemplo das “crianças que se sentam nas praças” é uma comparação às nossas infantilidades quando duvidamos das ações de Deus na nossa vida.    Não queremos perceber os Seus sinais, somos insatisfeitos (as) e desejamos que todas as coisas aconteçam de acordo com a nossa vontade sem mesmo saber qual é. na verdade, o motivo pelo qual nós as pedimos e as esperamos. Não temos convicção de quem somos nem do que queremos e qual é o ideal da nossa vida. Reclamamos de tudo e não aproveitamos o momento atual para apreender, ou com o sofrimento, ou com a bonança, na alegria ou na tristeza.   Nós somos essas crianças quando não sabemos o que queremos nem tampouco do que precisamos e nos justificamos pondo a culpa nos outros. Nunca assumimos as nossas carências, deficiências, as nossas leviandades, mudanças de humor e de opinião e há sempre alguém que é o nosso algoz, o réu, o acusado.   Cada fato e acontecimento da nossa existência quando enxergado com os olhos de Deus tem o seu aprendizado. Às vezes perdemos as graças que o Senhor nos dispensa porque não sabemos “entender os sinais dos tempos”.  O negativo na maioria das vezes prevalece aos nossos olhos, não sabemos enxergar as luzes acesas e olhamos somente para as luzes que estão apagadas. Assim acontece porque ainda não nos dispomos a abrir o coração e perceber o reino de Deus que está dentro de nós. Sábio é, portanto, aquele (a) que acolhe a palavra de Deus sem protesto e sem discussão. O sábio não perde tempo com lamentações, nem lamúrias. Somos “filhos da sabedoria” quando nos deixamos envolver pelo mistério da piedade, o mistério da Fé em Jesus Cristo, sem questionar ou murmurar. Jesus quer que sejamos “filhos da sabedoria”, que possamos sentir o cheiro de Deus em todos os acontecimentos da nossa vida. - Essa história tem alguma coisa a ver com você?

- Você é eternamente uma pessoa insatisfeita ou   já enxerga o dedo de Deus na sua vida? – Você faz parte também dessa geração de crianças que não sabem o que querem? – Quem será o (a) culpado (a) por você nunca melhorar nem crescer?  - Você se ajusta com facilidade aos fatos da sua vida ou tem dificuldade de mudança?

 

Um comentário: