.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 22 de setembro de 2020

-Jesus já conhecia Natanael-José Salviano

29 de Setembro de 2020

 

Evangelho  Jo 1,47-51


Evangelho - Jo 1,47-51

Vereis o céu aberto e os anjos de Deus
subindo e descendo sobre o Filho do Homem.

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1,47-51


Naquele tempo,
Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou:
"Aí vem um israelita de verdade,
um homem sem falsidade".
Natanael perguntou:
"De onde me conheces?"
Jesus respondeu:
"Antes que Filipe te chamasse,
enquanto estavas debaixo da figueira,
eu te vi".
Natanael respondeu:

"Rabi, tu és o Filho de Deus,
tu és o Rei de Israel".
Jesus disse:
"Tu crês porque te disse:
Eu te vi debaixo da figueira?
Coisas maiores que esta verás!"
E Jesus continuou:
"Em verdade, em verdade, eu vos digo:
Vereis o céu aberto
e os anjos de Deus subindo e descendo
sobre o Filho do Homem".
Palavra da Salvação.

 

Antes mesmo de Natanael chegar perto de Jesus, o Mestre se adiantou e disse que estaria vindo um homem sem falsidade. Natanael, por sua vez,  perguntou a Jesus: De onde me conheces? 

A resposta de Jesus foi ao equivalente a dizer que antes de nascermos, Ele já nos conhece. O nosso temperamento, a  nossa fé, a nossa personalidade, o nosso caráter, enfim, todo o nosso ser. Qualidades e defeitos

Isso por que Deus sabe tudo, controla tudo, conhece tudo, pois Ele fez tudo...

Minhas irmãs e irmãos. É uma grande tolice da nossa parte, pretender que Deus não está vendo os nossos pensamentos, as nossas intenções. Muitas vezes nos escondemos diante de uma grande oportunidade de vivermos segundo os nossos caprichos, segundo a carne, e nos esquecemos de que o Espírito de Deus paira em toda parte, em todos os cantos, inclusive dentro de nós.  E mais. Deus não vê somente as nossas ações, mais também as nossas intenções. E é bom lembrar de que para Deus, o que mais conta são as nossas intenções. Muitas vezes nós praticamos uma boa ação e esta mesma ação não valeu de nada, pois dentro de nós, fizemos aquilo com arrogância, fizemos só por fazer, ou para nos mostrar como bons diante dos demais. Assim, aquela ação não foi acompanhada da devida boa vontade, do verdadeiro espírito de caridade. Por outro lado, por vezes poderemos praticar uma pequena ação em favor de um irmão ou irmã necessitada  com  tanto carinho, com tão boa vontade de ajudar, que aquela nossa boa ação valeu muito mais do que realmente o nosso irmão estava precisando. Pois, como sabemos, uma esmola ajuda muito mais a quem a dá do que a quem a recebe.  Pois os mendigos existem para que possamos ter a oportunidade de demonstrar a nossa caridade, para que possamos praticar a nossa fé de verdade, amando a Deus na pessoa do irmão decaído. Mais isso depende do como praticamos o nosso ato de boa vontade, depende do que sentimos e pensamos ao ajudar o irmão necessitado. Se o ajudarmos com muita boa intenção, com todo espírito de caridade e amor ao próximo, estamos realmente juntando um tesouro no Céu!

Deus vê tudo!  E é por isso que muitos que praticam o mal podem no final de tudo ser perdoados como aconteceu a Dimas um daqueles  dois ladrões que estava do lado de Jesus na cruz. Dimas era um salteador de estrada por absoluta necessidade. Ele, assim como todos os excluídos, era um grande revoltado com a concentração de renda nas mãos de uma minoria, enquanto a maioria vivia na miséria. Por isso, a culpabilidade dos  seus pecados, foi reduzida por Jesus, ainda principalmente pelo fato dele ter reconhecido que era de fato um pecador, ao repreender o outro ladrão que  desafiou a Jesus com muita arrogância, a livrá-los daquela situação de morte de cruz.  O outro disse mais ou menos assim: Ei! Tu não vives dizendo que é poderoso? Que é o próprio Deus? Então  salva a ti e a nós desta situação...

Jesus nos julgará pelas nossas intenções ao praticar a nossa fé. Mude os seus pensamentos, palavras e obras, tornando-as de acordo com a vontade do Pai, e terás a recompensa eterna.

 

Tenha um bom dia.  José Salviano.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário