.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 29 de setembro de 2020

-27º DOMINGO T.C. Ano A- PARÁBOLA DA VINHA-José Salviano

 

27º DOMINGO TEMPO COMUM

Ano A

 

04 de Outubro de 2020

 

Evangelho Mt 21,33-43

-A PARÁBOLA DA VINHA-José Salviano

Evangelho - Mt 21,33-43

Arrendou a vinha a outros vinhateiros.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 21,33-43

Naquele tempo, Jesus disse aos sumos sacerdotes
e aos anciãos do povo:
Escutai esta outra parábola:
Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em
volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas
e construiu uma torre de guarda.
Depois arrendou-a a vinhateiros,
e viajou para o estrangeiro.
Quando chegou o tempo da colheita,
o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros
para receber seus frutos.
Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados,
espancaram a um, mataram a outro,
e ao terceiro apedrejaram.
O proprietário mandou de novo outros empregados,
em maior número do que os primeiros.
Mas eles os trataram da mesma forma.
Finalmente, o proprietário, enviou-lhes o seu filho,
pensando: `Ao meu filho eles vão respeitar'.
Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre
si: `Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo
e tomar posse da sua herança!'
Então agarraram o filho,
jogaram-no para fora da vinha e o mataram.
Pois bem, quando o dono da vinha voltar,
o que fará com esses vinhateiros?'
Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam:
'Com certeza mandará matar de modo violento esses
perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros,
que lhe entregarão os frutos no tempo certo.'
2Então Jesus lhes disse:
'Vós nunca lestes nas Escrituras:
`a pedra que os construtores rejeitaram
tornou-se a pedra angular;
isto foi feito pelo Senhor
e é maravilhoso aos nossos olhos'?
Por isso eu vos digo:
o Reino de Deus vos será tirado
e será entregue a um povo que produzirá frutos.
Palavra da Salvação.

 

 

          O proprietário da vinha é Deus. A vinha é o povo de Israel e o judaísmo, é o povo de Deus que foi libertado do Egito. Os empregados são os profetas. Os vinhateiros são os saduceus, ou a elite dos judeus. O filho do proprietário é Jesus Cristo.

PRIMEIRA LEITURA- A decepção de Deus diante do povo hebreu foi muito grande. Um povo monoteísta que antes se mostrava fiel ao Pai, e que por isso foi o povo escolhido para receber o Filho de Deus, foi esse mesmo povo que rejeitou o Messias enviado, tratando-o como um impostor e matando-o em morte de cruz.

          Assim, a vinha preparada com todo cuidado e carinho por Deus, acabou produzindo uvas azedas. Por isso Deus vai tirar toda a proteção daquela vinha, vai derrubar a cerca de proteção,e deixá-la ser pisoteada e devastada. Está aqui a explicação para a ausência de paz que persiste existe naquela vinha até os dias de hoje.

          Deus não nos castiga, mais pode retirar sua proteção e deixar-nos a deriva, sob a força dos ventos contrários, quando somos infiéis, cruéis, indiferentes, quando rejeitamos o seu chamado insistente para a conversão. Mesmo assim, Deus nunca desiste de nós. Ele espera sempre uma mudança de opinião de nossa parte, espera sempre o nosso arrependimento, e então nos estenderá a sua mão para nos resgatar da areia movediça, da lama, em fim, do pecado e nos fazer voltar para a vida em abundância e nos tornar merecedores da sua graça salvífica.

          SEGUNDA LEITURA Medo de assaltos, a busca do emprego, a faculdade do filho, o casamento da filha, a prestação do carro... Quanta preocupação!  Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus...

          O nosso caminhar é estressante, o nosso dia a dia não é tranqüilo, isto porque não deixamos Deus governar, cuidar da nossa vida.  Precisamos ter uma fé firme e confiar na paz de Deus, a qual ultrapassa todo entendimento. Precisamos confiar em Deus e sua mão protetora, nos entregando a Ele sem reservas.

          Irmãos.  Preocupemo-nos com a justiça, com o necessário para a nossa sobrevivência, evitemos os excessos, busquemos a harmonia com nossos familiares e demais irmãos, mas acima de tudo busquemos o Reino de Deus em primeiro lugar, e o resto teremos de acréscimo. Pois preocupação excessiva é sinal de pouca féA confiança em Deus nos trás a tranqüilidade necessária para vivermos na paz de Cristo.

EVANGELHO - Os judeus rejeitaram Jesus, considerando-o um impostor. Então Jesus dirigiu o seu plano de salvação para os gentios, os humildes que o acolheram e acreditaram em suas palavras. Foi o que fez o dono da vinha. "Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo."

Caríssimos. Digamos que a vinha é a nossa vida. Deus nos presenteou com ela, nos fez nascer no seio da Igreja, estudamos o catecismo e fizemos a primeira comunhão. Aí nossos filhos chegaram na adolescência e conheceram amigos outros que os desviaram de tudo aquilo que aprenderam de Deus e de nós os seus pais.  Hoje eles se julgam espertos, atualizados, e vivem todo o prazer que julgam ter direito. E o pior, é que para alguns, a coisa é assim: Está faltando dinheiro? Dá-se um jeito. Ou  vende-se droga ou rouba-se.

Por que coisas tão tristes e ameaçadoras como essas aconteceram aos nossos jovens?  Desde que nascemos, Deus nos preparou uma vida equilibrada sob a sua proteção. Aí, depois crescemos e percebemos que estamos em um mundo onde quem pode mais chora menos. Um mundo onde os espertos que enganam e roubam o povo, estão se dando bem, não são presos, e se o são, logo têm a sua liberdade de volta.  Esse é o exemplo que recebem os jovens daqueles que deveriam dar-lhes bons exemplos.

A vinha também é a Igreja, que foi entregue nas mãos dos escolhidos de Deus. Portanto, Deus confiou nas mãos de pessoas de sua confiança, a vinha mais importante da Terra, para ser cultivada com muita dedicação e negação de si mesmo, irrigada com a palavra, adubada com a oração e fortalecida com a Eucaristia, e defendida da infiltração de plantas daninhas, como aquele joio que foi lançado no meio do trigo, e que são os falsos cristãos que se aproveitam da Igreja para se promoverem, como vemos na primeira leitura. Tais cristãos em vez de produzir uvas boas, produzem uvas selvagens ou ruins, em vez de produzir frutos de justiça, produzem a injustiça, em vez de produzir frutos de castidade e bondade, produzem a pedofilia e a iniquidade.

O texto do Evangelho nos relata que quando o proprietário da vinha mandou seu próprio filho, o herdeiro, os malvados vinhateiros quiseram assegurar para si a herança da vinha, matando o herdeiro. Caríssimos. Jesus, que foi enviado ao mundo, ao povo de Israel para reclamar frutos de justiça, foi jogado fora da vinha, foi jogado no calvário, o qual ficava fora dos muros de Jerusalém, portanto fora da cidade fora da vinha, para ser morto como um bandido, como um salteador de estrada.

Infelizmente, essa realidade criticada pelo evangelho esteve presente na Igreja em todos os tempos, porque o ser humano é sempre tentado a usurpar o lugar de Deus, para receber prestígio e ser elogiado. MAS SOMENTE A DEUS DEVEMOS LOUVORES.

Porém não desanimemos, não percamos a nossa fé, pois a força do Espírito Santo que assiste essa mesma Igreja é muito maior do que as mazelas dos humanos que a integram. Tenhamos coragem, e não nos abalamos com notícias de pedofilia. Pois o número delas é insignificante, porém acontece que os inimigos da Igreja alardeiam de tal forma essas notícias que elas acabam nos parece de grandes proporções.

Irmãos. Tenhamos confiança em Deus. Ele nunca vai tirar a sua mão protetora de cima da Igreja.  Ele não vai abandonar esta sua vinha que foi criada com muito empenho, com a entrega total do seu Filho. Deus não é como nós. Ele prometeu, Ele cumpre. Eis que estarei com vocês até o fim dos tempos...  ... e as portas dos infernos não se prevalecerão contra ela...

Finalizando esta homilia, vamos entender porque Jesus disse que Ele é a PEDRA ANGULAR.  Para entender significado de pedra angular ,  Imagine dois bêbados que para conseguirem ficar de pé, um se apóia no outro encostando-se  ombro a ombro. As construções daquele tempo eram feitas com o uso do  ARCOE a pedra que ficava no vértice do arco servia de equilíbrio entre as partes opostas, era a sustentação da construção. Janelas, pontes, túneis, etc, tudo era construído com a aplicação da tecnologia do arco de sustentação.

Por que Jesus é a pedra angular? Porque a Ele foi dado todo o poder  no Céu e na terra  na construção do Reino de Deus.  Se tirarmos esta PEDRA da nossa vida, tudo se desmoronará. Se fizermos como os líderes judaicos que rejeitaram Jesus, se ignorarmos O Filho de Deus, se o impedimos de entrar na nossa vida, a nossa vida se transformará em um inferno, sob o controle de satanás. Quando rejeitamos Jesus, e tentamos viver com os nossos próprios recursos, ( armas, falsificações, enganações, roubos, esperteza, força física, abuso do poder, corrupção, crime organizado) acabamos morrendo por nossas próprias armas. Pois quem ama o perigo nele perecerá.  Muitos hoje usam e abusam dos recursos dados por Deus ( inteligência, vigor físico da juventude, beleza, riquezas naturais, poder político e mesmo o dinheiro que Deus lhes permitiram ganhar) , para oprimir os humildes, aterrorizar os fracos, e sugar as últimas gotas de recursos dos indefesos como é o caso dos idosos!

Caríssimos. Deixemos Cristo Jesus ser a pedra angular da nossa existência, para que um dia sejamos dignos das suas promessas. Amém.

 

  

Bom domingo.   José Salviano.

 

(Vídeo)27º DOMINGO T.C.Ano A- PARÁBOLA DA VINHA-Vera Lúcia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário