.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

AVANCE PARA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS!-Olivia Coutinho

 

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 03/09/20 – Lc5,1-11 

Terça-Feira da 22º Semana do tempo comum 

"AVANCE PARA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS!” 

Reflexão de Olivia Coutinho                  

Caros irmãos e irmãs em Cristo!                       

A palavra de Deus, que chega até a nós, no evangelho de hoje, mostra-nos, através vários  fatos simbólicos, o primeiro encontro de Jesus com os seus colaboradores. (discípulos) 

Depois de ter sido expulso de Nazaré, após se revelar como o enviado de Deus, através de uma leitura do profeta Isaías, feita por Ele numa sinagoga, (Lc4,17-21) Jesus mudou o seu local de pregações, passando  a pregar nas praias, nas estradas, praças... Nestes  espaços livres, as palavras de Jesus, alcançavam um número maior de ouvintes, aumentando assim, o seu campo de ação. 

O texto começa dizendo, que Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor, para ouvir a palavra de Deus.  

Este texto riquíssimo em detalhes, fala-nos do início da relação entre Jesus e os seus primeiros colaboradores. Uma relação, que começa após uma fracassada pesca, quando Jesus depara com Simão (Pedro) e seus companheiros, lavando as redes na praia, dando por encerrada as frustradas tentativas de pesca.  A iniciativa deste encontro, partiu de Jesus, quando Ele decide fazer da barca de Simão, um local para mais uma de suas pregações. Terminada a pregação, Jesus diz a Simão: “Avance para águas mais profundas e lançai vossas redes para a pesca.” Mesmo desanimado, Simão, em obediência a Jesus, faz o que Ele manda e o milagre da pesca acontece. Foi o milagre que abriu os olhos de Simão  e hoje, abre também nossos olhos, para algo que muitos de nós, ainda não nos atentamos: o poder de Deus sobre todas as coisas! 

Neste episódio, Simão reconhece a divindade de Jesus e numa atitude de humildade, atira-se a seus pés, se declarando indigno de estar com Ele: “Afasta-te de mim Senhor, porque sou um pecador!” Este reconhecimento de Simão, não fez Jesus  afastar dele, pelo o contrário, foi a partir daí, que Jesus o convoca a ser um pescador de homens! 

Simão, um homem de temperamento forte, que acreditava entender tudo de pesca, deixa -se conquistar por Jesus, larga sua barca na praia e vai buscar outro mar... É na barca de Jesus, que Simão avança mar adentro, levando consigo os seus companheiros. 

Assim como Jesus convidou os primeiros discípulos, a avançarem para as aguas mais profundas, hoje, Ele nos convida a fazer o mesmo, isto é: a deixar o nosso barco na praia, como fez Simão, para nos colocar na barca de Jesus! Ficar às margens, pode até ser mais cômodo, afinal, não vamos correr riscos, mas não experimentaremos as alegrias de navegar na barca de Jesus, o único meio que nos faz  chegar ao coração do Pai!

É o  ardor missionário, que nos desinstala, que nos motiva a buscar novos meios para anunciar, de forma criativa, a Boa Nova do Reino! Lançar as redes em águas mais profundas, significa abordar o outro, conquistá-lo, não para si e sim, para Deus...

 QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!                                                                                 FIQUE NA PAZ DE JESUS! Olivia Coutinho https://www.facebook.com/groups/552336931551388

 

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir