.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Mudar de opinião e de mentalidade também é sinal de conversão!-Helena Serpa

 

 

27 DE SETEMBRO DE 2020

 

XXVI DOMINGO DO

 

TEMPO COMUM

 

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Ez 18, 25-28

 

Leitura da Profecia de Ezequiel 18,25-28

Assim diz o Senhor: 25Vós andais dizendo: `A conduta do Senhor não é correta`. Ouví, vós da casa de Israel: É a minha conduta que não é correta, ou antes é a vossa conduta que não é correta?
26Quando um justo se desvia da justiça, pratica o mal e morre, é por causa do mal praticado que ele morre. 27Quando um ímpio se arrepende da maldade que praticou e observa o direito e a justiça, conserva a própria vida. 28Arrependendo-se de todos os seus pecados, com certeza viverá; não morrerá. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “hoje é o dia de se tomar decisão!

Nesta passagem o profeta Ezequiel nos revela claramente que todos seremos julgados (as) pelas nossas ações e de acordo com o nosso arrependimento. Assim, ele nos conscientiza de que nós mesmos julgaremos as nossas transgressões, pois o juízo de Deus é perfeito e está ligado intimamente ao juízo que fazemos sobre nós. Da mesma forma, o nosso arrependimento é a âncora para o perdão e a misericórdia de Deus, mesmo que sejamos os maiores pecadores do mundo. Conforme seja a nossa contrição e o nosso desejo de não mais pecar e continuar a viver acertando, Deus é justo para nos perdoar de todos os nossos pecados, desde os mais antigos até o dia de hoje. O que passou não mais importa, desde que nos arrependamos e tenhamos o propósito de não mais cometer injustiça. Essa, portanto, é a justiça de Deus!  O Senhor não recorda o nosso passado! No entanto, mesmo o que outrora fizemos de bom, se resolvermos agora fazer o que é mal, já é considerada também coisa do passado. O que vale é o Hoje da nossa vida. A cada dia basta o seu cuidado. Portanto, hoje é o dia de tomar decisão. - Reflita um pouco e pense se há alguma coisa no seu coração de que precisa arrepender-se e não voltar mais a fazer! Isto é o que Senhor espera de você, AGORA. 

 

Salmo - 24,4bc-5.6-7.8-9 (R. 6a)

 

R. Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e compaixão!

4bMostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos,*
4ce fazei-me conhecer a vossa estrada!
5Vossa verdade me oriente e me conduza,
porque sois o Deus da minha salvação;*
em vós espero, ó Senhor, todos os dias!R.

6Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura *
e a vossa compaixão que são eternas!
7Não recordeis os meus pecados quando jovem, *
nem vos lembreis de minhas faltas e delitos!
De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia*
e sois bondade sem limites, ó Senhor!R.

8O Senhor é piedade e retidão,*
e reconduz ao bom caminho os pecadores.
9Ele dirige os humildes na justiça,*
e aos pobres ele ensina o seu caminho.R.

 

Reflexão - O que Deus recorda sempre é o Seu amor e a Sua ternura por cada um de nós. Ele esquece os nossos pecados e as nossas ações de outrora, porém, é fiel à Sua misericórdia e à sua compaixão. Por isso, é que entoamos o cântico deste salmo com alegria de fazer parte do povo de Deus. O Senhor se apega a nós e não às nossas obras, portanto, peçamos a Ele com convicção: “Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos e fazei-me conhecer a vossa estrada!”

 

2ª. Leitura – Fil 2, 1-11

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses 2,1-11

Irmãos:1Se existe consolação na vida em Cristo, se existe alento no mútuo amor, se existe comunhão no Espírito, se existe ternura e compaixão, 2tornai então completa a minha alegria: aspirai à mesma coisa, unidos no mesmo amor; vivei em harmonia, procurando a unidade. 3Nada façais por competição ou vanglória, mas, com humildade, cada um julgue que o outro é mais  importante, 4e não cuide somente do que é seu, mas também do que é do outro. 5Tende entre vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus. 6Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, 7mas ele esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens. Encontrado com aspecto humano, 8humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz.
9Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome. 10Assim, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, 11e toda língua proclame: 'Jesus Cristo é o Senhor' - para a glória de Deus Pai. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “é possível viver em harmonia

São Paulo nos dá um valioso ensinamento para que possamos viver a vida de acordo com o pensamento de Jesus Cristo. Ter o mesmo objetivo, trabalhando em função do mesmo ideal, sem competição ou vanglória. Assim sendo, a consolação, o amor mútuo, a comunhão no Espírito, a ternura e a compaixão são atributos que identificam os que seguem os passos de Jesus. Porém, o seguimento de Jesus, implica em mais ainda: sugere a harmonia e a concórdia, formando unidade no mesmo amor.  Na realidade, nós sabemos que em muitas ocasiões viver isso tem sido muito difícil por causa da nossa humanidade fraca. Porém, se quisermos imitar a Jesus e tivermos como bandeira este propósito, poderemos nos tornar como Ele, humildes e obedientes assumindo a nossa parte de promotores da unidade. Uma só alma, um só coração! Jesus não se prevaleceu da sua condição divina, pelo contrário, abdicou do Seu poder a fim de nos ensinar que é possível vivermos em harmonia, e unirmo-nos no mesmo ideal: o de fazer a vontade do Pai! Jesus viveu também as condições que viveram os de Sua época, não teve privilégios e assumiu todos os encargos humanos que a vida nos propõe. Assim sendo, nós não podemos nos escusar argumentando que não conseguiremos viver como Ele. Jesus Cristo é o nosso Senhor e Mestre, portanto com Ele nós aprenderemos a vivenciar a unidade no Espírito.  Observe cada uma destas recomendações de S. Paulo e veja na sua vida o que você já está praticando: - Vivei em harmonia procurando a unidade! - Nada façais por competição ou vanglória, mas com humildade!  - Cada um julgue que o outro é mais importante! - E aí, você já está se parecendo com Jesus? Por isso Ele foi exaltado!

 

Evangelho – Mt 21, 28-32

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 21,28-32

Naquele tempo, Jesus disse aos sacerdotes e anciãos do povo:
28Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: `Filho, vai trabalhar hoje na vinha!' 29O filho respondeu: `Não quero'. Mas depois mudou de opinião e foi.
30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: `Sim, senhor, eu vou'. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?' Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: 'O primeiro.' Então Jesus lhes disse: 'Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele. Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “Mudar de opinião e de mentalidade também é sinal de conversão!

Neste Evangelho Jesus é muito claro quando nos adverte de que não são as nossas palavras nem as nossas promessas, mas as nossas ações que têm valor diante de Deus nos revelando que a metodologia do Pai é diferente da do mundo. Mesmo sem desejar ou ter vontade, e dizendo não, o homem pode arrepender-se e fazer a vontade de Deus. Mudar de opinião, mudar de mentalidade também é sinal de conversão!   A misericórdia de Deus se manifesta quando o pecador, arrependido porque crê e confia no perdão de Deus, volta atrás e começa a viver uma nova vida. Portanto, nem sempre as nossas palavras nos levam à ação, mas o desejo que trazemos no coração de fazer a vontade de Deus. Aquele filho que se negou a ir, mas foi, é quem terá vez no reino dos céus. Valerá, então, o tempo do arrependimento. Por isso, muitos que nós julgamos perdidos, podem receber o perdão e a salvação de Deus. Alegremo-nos! Deus está apenas esperando o nosso arrependimento. -  Você é daqueles (as) que para agradar às pessoas prometem qualquer coisa? - Você é capaz de mudar de opinião e atender ao pedido de alguém a quem já deu um não?   - Em que você pode ainda voltar atrás?  - Você se arrepende de alguma coisa? A hora é esta!

3 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. Ter a oportunidade de acompanhar as reflexoes diárias é um grande estímulo para a nossa vida. Que o Espírito Santo ilumine sempre a todos!

    ResponderExcluir
  3. José Maria Nascimento27 de setembro de 2020 às 14:28

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir