.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 29 de setembro de 2020

A paz de Deus excede a todo o conhecimento humano-Helena Serpa

 

1º DE OUTUBRO DE 2020

 

5ª. FEIRA DA XXVI SEMANA

 

DO TEMPO COMUM

 

Sta. Teresinha do Menino Jesus, VgDra, memória

 

Cor branco

 

 

1ª. Leitura – Jó 19, 21-27

 

Leitura do Livro de Jó 19,21-27

Disse Jó: 21Piedade, piedade de mim, meus amigos, pois a mão de Deus me feriu! 22Por que me perseguis como Deus, e não vos cansais de me torturar? 23Gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas numa inscrição 24com ponteiro de ferro e com chumbo, cravadas na rocha para sempre! 25Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó;
26e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus. 27Eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros. Dentro de mim consomem-se os meus rins. Palavra do Senhor.

Reflexão - “Anúncio da Ressurreição”

No meio do infortúnio, depois de ter sido provado e testado na sua amargura, Jó pronunciou uma das mais belas citações sobre a Ressurreição:  Gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas numa inscrição”...e depois, acrescenta: “Eu  sei que o meu redentor está vivo e que por último se levantará sobre o pó, e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne verei a Deus.”  A fé na ressurreição é para nós um dom precioso que precisa estar bem firmado em nós quando passamos por situações de morte, de abandono e de angústia. Em todas as provações da nossa vida, devemos pedir ao Senhor a graça de também, como Jó, ter o entendimento dessa mensagem gravada na nossa mente e no nosso coração. Todos nós que somos provados (as) pelo sofrimento, temos a oportunidade de conhecer o amparo e a força de Deus nos sustentando e com toda a convicção também proclamar ao mundo que Jesus Cristo está vivo e ressuscitado no meio de nós e que um dia O contemplaremos. Não vivemos somente para este tempo atual, e para nós está reservada a glória do céu onde Jesus está junto do Pai. – Medite, hoje, sobre estas palavras de Jó e faça a sua profissão de fé na ressurreição dos mortos.

 

Salmo - 26,7-8a. 8b-9abc. 13-14 (R. 13)

 

R. Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver, na terra dos viventes.
7Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo,+
atendei por compaixão!*
8aMeu coração fala convosco confiante.R.

8bé vossa face que eu procuro,+
9aNão afasteis em vossa ira o vosso servo,*
sois vós o meu auxílio!
9bNão me esqueçais nem me deixeis abandonado,*
9cmeu Deus e Salvador!R.

13Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver*
na terra dos viventes.
14Espera no Senhor e tem coragem,*
espera no Senhor! R.

 

Reflexão - Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor. Este é o brado que devemos ter na mente e no coração e que a nossa boca tem de proclamar aos quatro ventos. O Senhor ouve a voz do nosso apelo. Ele sabe o desejo que temos de encontrá-lo. Depois de toda luta e de todo sofrimento, afinal, a vitória é certa.                         

 

Evangelho – Lc 10, 1-12

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10,1-12

Naquele tempo: 1O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: 'A messe é grande,
mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe
que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!
5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 'A paz esteja nesta casa!' 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: 'O Reino de Deus está próximo de vós.' 10Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei:
11Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés,
sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo! 12Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “a paz de Deus excede a todo o conhecimento humano”

A paz de Deus é para nós o sinal de que o Seu reino está próximo, isto é, já acontece dentro do nosso coração. Por isso, a paz de Deus excede a todo o conhecimento humano, a tudo o que o mundo nos oferece e a todo o bem ou riqueza material que possamos possuir aqui na terra. Jesus é a paz e por meio de nós Ele deseja penetrar em todos os corações e participar da vida da nossa família e de todas as famílias da terra. Assim como enviou os Seus discípulos Jesus também nos envia a ir de “casa em casa” deixando de lado tudo o que sobrecarrega e complica a nossa vida. Ele nos envia e nos orienta a fim de que o nosso trabalho seja frutuoso e não nos percamos no meio do caminho.  Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias e não cumprimenteis ninguém pelo caminho”, é o conselho que Ele nos dá. Bolsa, sacola, sandálias significam as coisas que trazemos na bagagem da nossa vida e nas quais nos apoiamos. São “falsas seguranças” a que nos acostumamos a lançar mão, mas que desvirtuam as características do reino de Deus que Jesus veio instaurar. Não cumprimentar ninguém pelo caminho é não perder tempo e não se envolver com outras ocupações e sentimentos que nos tiram o foco de Deus e impedem o nosso relacionamento com Ele e com os irmãos: ódio, ressentimento, discriminação, julgamentos, ideias preconcebidas etc. A nossa missão é muito importante: somos trabalhadores da messe do Senhor, missionários do Seu amor, a partir da nossa casa, dentro da nossa família. A nossa casa é o primeiro lugar aonde o Senhor nos manda anunciar o reino. Porém, muitas vezes nós desperdiçamos tempo e oportunidade  quando cultivamos e promovemos a guerra, quando não oferecemos o perdão, quando remoemos mágoas e ressentimentos. É por meio do nosso testemunho de vida com o irmão (ã) que anunciamos a proximidade do reino, por isso Jesus nos mandar ir dois a dois. Os nossos relacionamentos, a nossa convivência fraterna, a unidade com que nós vivenciamos as nossas diferenças, dará testemunho ao mundo de que nós já vivemos o reino, aqui, desde já.  Por fim precisamos também atender a Jesus quando Ele nos manda interceder: “pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.” Nunca poderemos esquecer de que “a messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”, por isso, o Senhor conta conosco e a nossa intercessão é valiosa. – Você é um trabalhador da messe do reino de Deus?  – Você já sente no seu coração a paz dos que vivem o reino de Deus? – Como você tem vivido este reino? -  Você tem procurado levar esta paz para a sua casa? – Você tem dificuldades de relacionamento?   

2 comentários:

  1. José Maria Nascimento1 de outubro de 2020 às 04:43

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir