.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 29 de setembro de 2020

-A pureza da alma-José Salviano

 

02 de Outubro de 2020

 

Evangelho Mt 18,1-5.10


Evangelho - Mt 18,1-5.10

Os seus anjos nos céus vêem sem cessar
a face do meu Pai que está nos céus.

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 18,1-5.10


Naquela hora,
Os discípulos aproximaram-se de Jesus
e perguntaram:
"Quem é o maior no Reino dos Céus?"
Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles
e disse:
"Em verdade vos digo,
se não vos converterdes,
e não vos tornardes como crianças,
não entrareis no Reino dos Céus.
Quem se faz pequeno como esta criança,
esse é o maior no Reino dos Céus.
E quem recebe em meu nome uma criança como esta,
é a mim que recebe.
Não desprezeis nenhum desses pequeninos,
pois eu vos digo que os seus anjos nos céus
vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus.
Palavra da Salvação.

 

Neste Evangelho Jesus nos adverte que a pureza de alma  é indispensável para a nossa santidade e para a nossa salvação.

O ideal é pois que sejamos puros e inocentes como uma criança. Cada criança, independente do seu temperamento herdado, independente dos exemplos dos pais, ela é inocente, pois a sua alma ainda não foi manchada pelo pecado como acontece com os adultos.

Isso não quer dizer que toda criança é santa, meiga, e angelical. Temos muitas exceções, e quem trabalha com criança sabe disso muito bem. Nem toda criança é boazinha e obediente. Temos casos de muita rebeldia, de maus hábitos, de inquietações que nos incomodam e muito.

E tais sintomas fora dos padrões que se espera de uma criança, são fatores adquiridos, e ou são copiados dos pais sem limites, ou mesmo pais que levam uma vida totalmente errada, na presença das crianças. Deste modo, temos nestes casos, crianças problemas que são frutos de lares desajustados, os quais por sua vez  desajustam seus filhos.

Mais não é desse tipo de criança que o texto do Evangelho de hoje está nos falando. Jesus se refere a uma criança normal, inocente, pura, fruto de um lar ajustado e feliz.

Nós devemos ser puros como uma criança. E esta pureza de alma nós a conseguimos primeiro pela nossa conversão, pelo amor ao próximo e a Deus Pai. E isso nós demonstramos não com palavras bonitas, mais com ações.

O cristão inocente e puro como uma criança é aquele que não tem rancor, nem ódio e nem inveja. Não guarda sentimentos de vingança, etc.

Ele não deseja nada do seu próximo. Não só a sua mulher, mais o carro, a sua moto, sua casa, sua roupa boa, seu talento, sua inteligência...

O assaltante deseja os nossos pertences, e os pegam.  Nós às vezes desejamos os pertences do nosso irmão e os pegamos com a nossa mente.  Pois quando olhares para a mulher do próximo sentindo desejos por ela, já fizestes amor com ela na tua mente...

Do mesmo modo, podemos roubar  carro, a moto do irmão só com a nossa mente, com o nosso desejo de pegá-lo, ou de tê-lo ou de possuí-lo. E esse roubo mental que podemos ter feito diante dos bens materiais e dos dons pessoais da nossa irmã, do nosso irmão, é gerado pela INVEJA!

A inveja tem grandes consequências: Perseguição, maus tratos, discussões, brigas. O chefe que inveja o seu subordinado, vai persegui-lo de propósito. Vai maltratá-lo, vai discutir com ele pelas coisas mais bobas, chegando até as vias de fato, ou seja, brigas.

Caríssimas e caríssimos. Vamos nos livrar de todos estes maus pensamentos e maus sentimentos, e ter uma alma pura e inocente como uma criança. E deste modo, viveremos na presença de Deus, e seremos salvos.

E para conseguirmos esta pureza, é só ler todos os dias a palavra de Deus,  rezar mais do que rezamos, e participar da Eucaristia.

 

Fica com Deus. José Salviano.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário