.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

-25º DOMINGO-T.C.OS ÚLTIMOS PODERÃO SER OS PRIMEIROS-José Salviano

 

25º DOMINGO TEMPO COMUM

Ano A

 

20 de Setembro de 2020

 

Evangelho Mt 20,1-16a

-OS ÚLTIMOS PODERÃO SER OS PRIMEIROS-José Salviano

 

PRIMEIRA LEITURA - É Deus falando através do Profeta Isaías. Ele nos recomenda a mudar o rumo da nossa vida enquanto é tempo, largando os caminhos errados e buscando o perdão misericordioso de Deus. 

         Muitos que hoje estão no pecado, por influência do demônio, entendem ou pensam que já não têm mais jeito e que nunca mais poderão voltar a mudar de vida. Porém, eles estão enganados. Pois a misericórdia de Deus é grande, e Ele não pensa como nós. "Meus pensamentos não são como os vossos pensamentos e vossos caminhos não são como os meus caminhos, diz o Senhor."

         Portanto, não tenhamos receio nem medo de buscar o perdão de Deus e mudar o rumo da nossa caminhada, podemos confiar na infinita misericórdia de Deus que é Pai.

 

SEGUNDA LEITURA- Feliz da mulher ou do homem que pode dizer como Paulo: Para mim o viver é Cristo. Pois é Cristo quem dirige os meus passos, é Ele quem governa minha vida e inspira meus pensamentos, me conduzindo a colaborar na construção do Reino de Deus, fazendo a vontade do Pai. Feliz daquele que em sua vida terrena chegou a esse ponto.

         Feliz é aquela ou aquele que entregou plenamente sua vida a Deus, de forma a não se importar mais com o momento da sua partida. Porém, ficar mais um pouco aqui produzindo frutos para o Reino que também é nosso, é maravilhoso!

 

EVANGELHO - Os parâmetros da justiça de Deus são diferentes dos nossos.  Aparentemente, os trabalhadores da primeira hora estavam certos em reclamar pelo modo injusto do patrão pagar os trabalhadores da última hora com o mesmo valor que pagaram a eles, que deram duro desde as primeiras horas da madrugada. Na realidade, eles trabalharam muito mais. Porém, não podiam se esquecer, que o salário combinado na hora em que foram contratados, foi cumprido pelo patrão.   Quantos aos últimos, eles receberam de presente o mesmo que os primeiros. Isto porque, a bondade de Deus é igual para todos. Portanto, meus irmãos, não nos surpreendamos, e nem fiquemos irritados,se um dia encontrarmos no Céu, algum político ladrão, algum "bandidão" famoso, ou mesmo o Adolfo Hitler.  Nessa hora nos lembremos do ladrão e salteador de estrada, o Dimas que foi perdoado por Jesus na última hora de sua vida. "ainda hoje estarás comigo no paraíso"

 

         O significado desta parábola é o seguinte: O patrão é Deus, os trabalhadores somos nós, e a vinha é a construção do Reino de Deus na Terra.  Se nos entregamos, se nos dedicamos,nos esforçando pela salvação da humanidade, estamos dando continuação ao Plano de Deus iniciado pelo seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo, cujos critérios de avaliação são diferentes dos nossos. Deus é justo, porém Ele é bom e misericordioso para com todos sem exclusão de ninguém. Porém, Deus está mais perto daqueles que o invocam, daqueles que realmente acreditam, daqueles que são bem intencionados e que ouvem o seu chamado para trabalhar na vinha.   No Evangelho de Hoje, Deus está nos convidando para trabalhar na construção contínua do Reino dos Céus, oferecendo-nos a possibilidade de recebermos seus dons.

 

         Naquele tempo, os trabalhadores volantes ou livres, ficavam na praça a espera de alguém os contratassem para uma diária de trabalho. Uns acordavam cedo e logo que chegavam na praça, podiam ser já contratados por algum patrão, principalmente na colheita da vinha. Outros trabalhadores, por alguma razão pessoal, chegavam mais tarde, mas sempre havia outros patrões que os pegavam para fazer algum tipo de serviço, ou mesmo para as colheitas junto com os outros que foram contratados de madrugada. Já outros trabalhadores que chegavam bem mais tarde na praça,ficavam  ali até o fim do dia a espera de algum trabalho.

 

         Quantos trabalhadores que hoje estão esperando serem contratados por alguém, ou por alguma empresa!  Quantos pais de família e jovens que estão desempregados, ou subempregados, ganhando um mísero salário que não lhes proporciona comprar nem as coisas básicas indispensáveis a uma sobrevivência digna!

         Esta triste realidade prejudica a qualidade de vida, ocasionando assaltos, invasões de residência, saidinhas de banco, sequestros relâmpagos, entre outras barbaridades.  Por que ao contrário de Jesus que quer distribuir o sustento de forma igual para todos, na nossa sociedade, a divisão da renda é muito desigual: Uns poucos estão com muito dinheiro. Ao passo que muitos estão com muito pouco para comprar comida, remédios muito caros,roupa, eletrodomésticos, celulares,  etc.  Toda essa lamentável realidade é produzida pelo desemprego que atinge de forma pesada, especialmente aqueles que mais necessitam. 

 

As principais CAUSAS DO DESEMPREGO, são:

 

1-Os sistemas:  PEGUE e PAGUE dos supermercados e  SELF SERVICE dos restaurantes,   nos quais os próprios clientes se servem, em vez de serem atendidos por funcionários e garçons.  Com essa economia de salários, os patrões deveriam baixar os preços dos produtos. Mas infelizmente não foi isso o que aconteceu!

 

2-ELIMINAÇÃO DOS COBRADORES NOS ÔNIBUS - Atualmente, os motoristas de ônibus urbanos têm de prestar atenção no trânsito ao pilotar o coletivo, abrir e fechar as portas com o devido cuidado para que ninguém se machuque, e mais: Têm de fazer o troco, sem errar e sem atrasar a viagem. Eles precisam se sujeitar a tudo isso por um baixo salário, caso contrário, ficarão sem emprego.  Com esta redução de salário as empresas de transportes coletivos baixaram o preço da passagem? NÃO!

 

3-INFORMÁTICA E A INTERNET- Muitas coisas que antes eram feitas por pessoas, nós encontramos na rede mundial de computadores sem precisar nem sair de casa para comprar. O espaço da internet tem de tudo. Desde o  pecado, o descaminho, até indicações de saúde, espiritualidade, e, graças a Deus, podemos também encontrar os ensinamentos de Jesus explicado para que um dia possamos merecer a nossa salvação.

 

4- A MÁQUINA NO LUGAR DO HOMEM -Antigamente, principalmente nos portos, as cargas e descargas dos navios eram efetuadas pela força física dos trabalhadores que carregavam fardos pesados ora para o navio, ora do navio para a terra.  Hoje, o que temos? Esteiras, máquinas como pequenos tratores, empilhadeiras, que substituíram o braço do homem nos serviços gerais dos transportes marítimos de carga, ocasionando assim, o desemprego de muitos trabalhadores, não só nos portos, como de forma generalizada na macro-economia. Isso é bom, isso é lucrativo, dizem aqueles que teriam de pagar o salário. Porém, eles se esquecem, que os assalariados, também precisam comer para viver.

         O progresso tecnológico facilitou a vida, mas causou um GRANDE EFEITO COLATERAL, que é o desemprego causador da miséria e do desconforto de muitos, mas por outro lado, ocasionou o conforto de uma minoria por causa da concentração da renda nas mãos de alguns espertos,os quais já estão pagando muito caro por esse grande privilégio econômico, de terem como trabalhadores a máquina que não falta ao trabalho, não fica doente, e  nem reclama dos baixos salários e o mais importante, não fazem greve.

         Mas assim como até alimentos ou nutrientes usados de forma errada podem causar efeito colateral, todos esses benefícios desfrutados pelos atuais patrões, pelos donos das vinhas dos tempos atuais, estão causando um perigoso EFEITO COLATERAL, que é a invasão dos bairros ricos dos centros das grandes Metrópolis, por aqueles que não tendo nada para fazer, se especializaram em furar a barreira representada pela segurança eletrônica das residências, e aterrorizar seus importantes moradores, incomodando-os sem seu conforto privado, no seu refúgio considerado indevassável, ou impenetrável.

 

         Jesus, cujos pensamentos e valores são diferentes dos nossos, nos mostra hoje que é mais seguro partilhar, é mais seguro manter a sobrevivência para todos, RICOS E POBRES, pois se todos tiverem vida em abundância, ninguém precisaria invadir o espaço do outro para tirar-lhe os seus pertences, nem mesmo a sua vida.

         No Reino de Deus tudo é o contrário: Todos os seres humanos têm direito à uma vida digna. Ricos, patrões, trabalhadores ou operários, empregados, desempregados... E, se os desempregados têm esse direito, ajudá-Los não é um favor, nem uma esmola, mas uma obrigação nossa. Pois além de ser um cumprimento da Lei divina, é útil para a nossa própria segurança. Pois em uma sociedade de pleno emprego e salários justos, o número de asaltos e roubos é quase nulo.

 

         Para Deus, somos todos iguais e assim temos o direito de sermos tratados com justiça. Injustiça é um deputado ganhar um salário enorme e trabalhar menos que um pedreiro, que ganha um salário muitas vezes menor.

 

         Prezadas irmãs, prezados irmãos. Sigamos hoje os ensinamentos do Evangelho, e assim teremos o fim da violência, e uma vida digna não somente para os patrões, mas também para os operários.  As máquinas produzem muito lucro para OS PRIMEIROS, ou os mais importantes da sociedade.  Porém, OS ÚLTIMOS, aqueles que não são importantes e não são beneficiados por esse sucesso, acabam tomando ou tirando de forma por vezes violenta, esse mesmo lucro dos donos das vinhas dos tempos atuais.  Assim os primeiros poderão ser os últimos, e os últimos poderão ser os primeiros.

 

         Que todos escutem a vós de Deus, para que todos tenham vida em abundância!

 

 

José Salviano

 

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir