.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

-Mateus largou tudo e seguiu a Jesus-José Salviano

 

21 de Setembro de 2020

 

Evangelho  Mt 9,9-13


Mateus estando na coletoria de impostos, que ficava em uma encruzilhada, ao ouvir o convite de Jesus, se levantou e deixou a banca com as moedas e seguiu Jesus.

Minhas irmãs, e irmãos. Hoje é o dia em que cada um de nós deve se perguntar: O que eu estou precisando largar para poder seguir a Jesus? Será que estou precisando largar alguns amigos e amigas? Aqueles que me atrapalham a mudar de vida? Será que estou precisando deixar alguns vícios? Alguns pecados reincidentes? Alguns hábitos pouco saudáveis no que se refere a minha santificação? Ou eu preciso mesmo é deixar a preguiça de ir à missa? De rezar? De ler a palavra? Acho que talvez estou precisando de uma boa dose de coragem para mudar a minha vida completamente, começando pelas más companhias!

Observe que Mateus convidou seus amigos, os publicanos, para comer com ele e com Jesus todos juntos. Isto para os fariseus foi  um verdadeiro absurdo. Jesus comendo a mesa com pecadores!

E o comentário feito por eles foi ouvido por Jesus, que lhes respondeu: Os que estão com saúde não necessitam de médico, mais sim, os doentes. E acrescentou: Eu vim  chamar os pecadores e não os justos.

Com esta resposta, Jesus quer nos dizer hoje que ninguém tem o direito de condenar, os pecadores. Ninguém tem o direito de excluir os que não estão seguindo os mandamentos, como o faziam os fariseus. Pelo contrário, temos a obrigação de procurar convertê-los. Mas infelizmente temos grande dificuldade de ajudar os nossos irmãos a se corrigirem, a largar a vida de erros, e seguir Jesus. Pois é muito mais fácil condenar, humilhar, fazer fofoca a seu respeito, ou ficarmos indiferentes, do que buscar adverti-los, numa atitude de verdadeira correção fraterna.

Caríssimas e caríssimos. Nós precisamos, a exemplo de Mateus, largar muitas coisas para seguir a Jesus. Por outro lado, nós precisamos assumir, uma serie de responsabilidades, ou compromissos para que então a nossa transformação, a nossa mudança seja completa e duradoura. E é exatamente por isso que precisamos deixar certas amizades primeiro, para depois então, mudar de vida. Pois se continuarmos com os mesmos amigos da vida de pecado, a nossa conversão não acontecerá com sucesso. Pois  eles nos pressionarão de tal forma que logo, logo, estaremos cometendo os mesmos pecados de sempre.

Mateus não poderia ter seguido Jesus se continuasse naquela vida de cobrador de impostos. Seria um absurdo. Seria o mesmo que uma prostituta mudasse de vida pela metade. Passasse a frequentar a missa, e nas horas vagas, continuasse a sua velha prática.

Mateus teve de deixar a coletoria de impostos para mudar de vida, para seguir Jesus.

Jesus não fez distinção de pessoa no que se refere ao seu plano de salvação. Porém, Jesus assim como os profetas, denunciou os abusos dos injustos, enquanto que foi tolerante com os pecadores arrependidos.

Os profetas anunciavam ao mesmo tempo em que denunciavam. Jeremias, por exemplo, levou toda a sua vida denunciando os tribunais injustos, os sacerdotes que usavam a religião e o nome de Deus para tirar proveito, e a escravidão.

Tudo isso continuou acontecendo no mundo até os nossos dias, e infelizmente vai continuar. A escravidão continuou, e ainda está presente. São os baixos salários, por muito trabalho, por muito desempenho e esforço por parte do trabalhador.

Roguemos ao nosso bom Deus para que os injustos sejam obrigados a respeitar os  seus irmãos explorados.

Tenha um bom dia. José Salviano.

    

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir