.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 8 de setembro de 2020

-As bem-aventuranças não significam conformismo com a miséria-José Salviano

 

09 de Setembro de 2020

 

Evangelho Lc 6,20-26


 

Ao pronunciar as bem-aventuranças,  Jesus não quis nos dizer que nós devemos nos acomodar, nos conformar com a pobreza,  e ficar de braços cruzados sem nada fazer para sair  da miséria.  Precisamos, sim lutar pela nossa sobrevivência, não nos acomodar  e ficar na rua pedindo  esmolas, sendo que temos um corpo forte e cheio de saúde. Isto é preguiça mesmo.  Neste caso, se dermos dinheiro a um desses, estamos estimulando a vagabundagem, sim!

É bem verdade que muitos jovens hoje estão desempregados  e passando por necessidades e a culpa não é deles, mas sim, da política de exclusão e de tirada de direitos.

O discurso de Jesus, não pode ser interpretado ao pé da letra,  e de modo  distorcido.  Nós devemos sim,  protestar contra toda injustiça que  acumula riqueza nas mãos de alguns, enquanto  a maioria passa fome, passa necessidades.

Devemos nos preparar  a medida do possível para conseguir  um bom emprego. Buscar aprender uma profissão, buscar ser honesto, ser  trabalhador, para então merecer a confiança  dos empresários.

E tudo isso, deve vir acompanhado de muita oração.  De muita entrega ao Pai dos nossos sofrimentos.  É muito triste  notar que muitos mendigos  ficam na porta da Igreja pedindo ajuda,  e nunca entram  nela para falar com Deus.

Do mesmo modo, muito dos nossos irmãos e irmãs se dão mal na vida, exatamente por isso. Ignoram o poder e a ajuda de Deus.  Ignoram o Evangelho,  e a prática da fé, e rezam mito pouco ou quase nada!... E isso acontece exatamente com aquelas e aqueles que são chamados ao serviço do Reino de Deus, e se negam a aceitar o convite do Pai.  A esses  a mão pesada de Deus lhes faz sofrer. Isso aconteceu com aquele seminarista que desistiu do seminário e tentou seguir uma vida de negócios,  e de aventuras. Tudo deu errado! Aconteceu também com um sacerdote que teve a infelicidade de ceder as tentações de uma mulher  do tipo “cobra mandada”  e que o seduziu  a largar a batina  para ficar com ela.  Tudo deu erado, e aquele pobre homem  se viu semelhante ao filho pródigo comendo lavagem de porcos.

Ao contrário, aos que ouviram e seguiram o convite do Pai,  e se doou de corpo e alma  ao serviço do Reino,  hoje estão com suas medidas transbordando,  não lhes falta nada,  pois estão sob o controle do dono do mundo.

Meus irmãos e irmãs. Jesus quer nos avisar hoje que  os sofrimentos desta vida  serão transformados em alegrias futuras. Enquanto que aqueles e aquelas que desfrutam de grandes farturas, e alegrias terrenas,  e principalmente aqueles que não se importam com os pobres,  esses irão chorar muito. Enquanto os que sofrem, e que passam fome serão saciados, os orgulhosos estarão  em desespero.

Isto Jesus nos mostrou muito bem isto na  parábola do homem rico e o pobre Lázaro.

Tenha um bom dia. José  Salviano.

 

 

 

5 comentários:

  1. Se eu não posso dar ao pobre que mede, porque então o dízimo. Deus não era pobre?

    ResponderExcluir
  2. O dízimo é a sua contribuição para a pregação do Evangelho no mundo. Foi Jesus quem o instituiu ao dizer aos discípulos que não levassem dinheiro , nem nada pelo caminho. pois eles merecem o sustento e a ajuda dos que têm fé. Do mesmo modo , o sacerdote precisa da nossa contribuição.
    Realmente, Deus não é pobre. Ele é o dono do mundo, mas Ele quis contar com a nossa participação.. entendeu, ou não tem fé?

    ResponderExcluir
  3. Eu não disse que não podemos dar ao pobre que pede.

    ResponderExcluir
  4. Ou eu não soube me expressar, ou vc me entendeu mal. devemos dar esmola aos que necessitam, sim. Mesmo que eles sejam preguiçosos. pois estão passando por necessidades, o que eu quis dizer é que ninguém deve ficar de braços cruzados, sem se esforçar para ganhar a vida. isso é malandragem. Todos devem lutar pela sobrevivência. Porém, quem não consegue, por algum motivo pessoal ou social, como o desemprego, este deve pedir, e nós devemos ajudá-los sim. E o nome disso é caridade!..........

    ResponderExcluir