.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 15 de setembro de 2020

-Jesus era seguido também por discípulas-José Salviano

 

18 de Setembro de 2020

 

Evangelho  Lc 8,1-3

 

Não eram somente discípulos os seguidores de Jesus. Junto com os discípulos, haviam também mulheres que ajudavam com os seus bens, e com a sua dedicação.

As mulheres foram as primeiras testemunhas da ressurreição de Jesus, e até os dias de hoje continuam sendo os baluartes, as pilastras fortes da atuação não ordenada a serviço da Igreja.  É marcante a presença feminina nas pastorais das nossas paróquias do mundo inteiro!  São elas que cuidam desde a vestimenta do padre, até dos mínimos detalhes na  manutenção da vida da Igreja local.

São caprichosas, jeitosas, calmas, e convincentes. Lideram os grupos de orações, da catequese, e estão presentes em todas as pastorais. Estão presentes no altar, onde não deixam escapar nenhum detalhe, que muitas vezes, nós os homens deixamos passar despercebido.

Em toda a História da Igreja, e a Bíblia nos confirma isso, a figura da mulher sempre foi  marcante na caminhada do povo de Deus.  Maria lidera  na escala de importância da  mulher  como participante no serviço do Reino.

Não estamos desmerecendo  a atuação do homem  a serviço da Igreja. Só estamos destacando a importância da mulher nesta caminhada santa. O que muitas vezes  não é valorizado por todos nós.

Hoje é crescente a presença da mulher dentro da Igreja, principalmente como participante da liturgia. Notamos a sua participação muito forte em todos os setores paroquiais.  Desde a secretária, até a catequista.

Os homens também são figuras indispensáveis e importantes no serviço da paróquia. Porém, por questão de trabalho, e muitas vezes de  constrangimento, o grupo masculino acaba sendo menor do que o grupo feminino dentro dos labores paroquiais.

Do ponto de vista psicológico, a mulher tem mais facilidade de se manter pura, e de preservar a sua santidade, a sua espiritualidade. Ao passo que os homens, talvez por uma questão cultural de ter de mostrar serviço diante dos amigos, de ter de se manter os durões, de não se recusar a um comentário picante  na rodinha doa amigos, fica mais difícil  a preservação da espiritualidade em forma digna do olhar de Deus. Não que seja necessariamente pecado grave, porém, temos mais dificuldades do que a ala feminina para nos manter totalmente de pé, pois o receio de ferir a masculinidade, está sempre presente na nossa cabeça.  É preciso ser macho, é preciso mostrar serviço, mais acima de tudo, é indispensável ser cristão  autêntico.

Caríssimos irmãos em Cristo. Vamos vencer a todas as barreiras que nos impede de sermos cristãos verdadeiros, seguidores e imitadores de Jesus Cristo!  Vamos trabalhar ao lado de nossas esposas, das nossas irmãs de sangue, e das nossas irmãs em Cristo, com dedicação igual a todas elas.


Tenha um santo dia. José Salviano.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário