.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

CORREÇÃO FRATERNA E ORAÇÃO – Maria de Lourdes Cury Macedo.

 

 23º Domingo do Tempo Comum

Evangelho de Mt 18, 15-20.

 

A liturgia deste 23º Domingo do Tempo Comum, em continuidade com as leituras do domingo anterior, nos leva hoje a refletir sobre a nossa responsabilidade perante os irmãos que nos cercam. Nos exorta a ter atenção diante de tudo o que ameaça a vida e a felicidade de um irmão, pois todos somos responsáveis uns pelos outros. Assim quando essa pessoa está no erro e no sofrimento, devemos auxiliar esse irmão com amor, fraternidade, respeito, a fim de que ela reconhecendo o erro possa voltar para o Pai, que a acolhe de braços abertos e sem pedir explicação.

Somos filhos de Deus, sim, mas herdamos dos nossos primeiros pais, o pecado. Somos imperfeitos, frágeis e por isso erramos, ofendemos nosso irmão de caminhada, desentendemos com facilidade principalmente na comunidade igreja. Muitas vezes, na ânsia de servir a Deus, pode acontecer discussão, brigas, ciúmes, inveja e até afastamento dela. Às vezes, as pessoas não agem por maldade, mas por ignorância e fraqueza, e a falta de diálogo faz com que as coisas piorem.

Esse evangelho nos fala da correção fraterna e nos propõe o diálogo com humildade, porque pelo diálogo sincero, com boa vontade pode-se resolver a maioria dos problemas que surgem na comunidade. Só o amor é capaz de gerar comunhão mútua, revela ao irmão que a nossa intervenção resulta do amor e não de punição.

Por isso o evangelho nos diz que quando um irmão pecar procure corrigi-lo, mas em particular, apenas quem ofendeu e a pessoa ofendida. Isso evita expor a pessoa. Quantos problemas ficariam resolvidos se a pessoa ofendida tivesse a coragem de procurar quem a ofendeu e com caridade tivesse uma conversa a sós e de gente madura. Todos seriam beneficiados com isso. Essa seria a primeira atitude a ser tomada. Porém, se não der certo, chame mais duas ou três pessoas sérias, íntegras para conversar sobre a situação. Mais de uma cabeça pensando poderá solucionar o problema, assim a paz e o perdão voltarão a reinar. Caso não se resolva com essa segunda atitude deve-se levar o caso a Igreja. Se o problema persistir buscar solução com paciência e amor, não podemos ficar indiferentes quando o irmão está cometendo um mal para si mesmo, persistindo no erro. É importante corrigir sem ofender e desencorajar o irmão.

Amar significa também, corrigir, questionar e discordar. É nossa obrigação e responsabilidade ajudar na recuperação de um irmão que errou, assim como aceitar uma correção quando também errarmos. A Igreja é profeta, nós somos igreja, portanto somos profetas. O profeta não pode se calar, deve com amor e respeito denunciar os erros, desordens tanto da sociedade, como pessoal. Não podemos nos calar diante do erro, do pecado, do mal, denunciar e anunciar o ensinamento de Jesus.

Toda a vida da Igreja e dos cristãos deve estar alicerçada na caridade. A caridade terá duas manifestações: a correção fraterna e a oração comunitária. A comunidade cristã deve ser uma comunidade de iguais, marcada pelo amor, pela humildade e pelo perdão recíproco.

É promessa de Jesus, onde dois ou mais estiverem reunidos e unidos para orar, sobretudo na unidade do amor ao Pai, em Jesus Cristo pelo Espírito, Jesus estará presente santificando a oração e a missão a que se propõe. A presença de Jesus entre nós fortalecerá nossa oração pessoal e  comunitária. Devemos nos colocar em unidade, num só Espírito, num só pensamento, num só coração, num só sentimento antes de orar e pedir as graças que desejamos ou precisamos. Assim em nome de Jesus nossa oração chegará a Deus Pai. Que Jesus continue a nos ensinar a rezar com humildade e confiança, a fazer de nossa vida uma continua oração de louvor a Deus.

 

Abraços em Cristo!

Maria de Lourdes

 

 

 

 

 

3 comentários:

  1. Como somos egoístas. E como gostamos de aparecer corrigindo o erro bem alto
    . E pra que?? Para termos glórias do outro.
    Somos muito pequenos
    .que Deus tenha misericórdia de nós

    ResponderExcluir
  2. As pessoas precisam usar de humildade .

    ResponderExcluir
  3. Belo texto, atual e necessário! Parabéns!

    ResponderExcluir