Quarta-Feira da 23º semana do tempo comum
“ALEGRAI-VOS NESTE DIA E EXULTAI.”
Reflexão de Olivia Coutinho
Caros irmãos e irmãs em Cristo!
Como seguidores de Jesus, temos que fazer a diferença no mundo, dar um sentido novo a nossa existência, uma única e fundamental direção: a santidade como meta para chegarmos à felicidade plena!
Optamos pelo o caminho da santidade, quando deixamos de projetar a nossa vida em nós mesmos, para nos envolver no projeto de Deus, que tem como referência unicamente Jesus!
Fomos criados para buscar Deus, e orientados por Jesus, a direcionar a nossa existência como uma flecha que busca este alvo que é o próprio Deus, Deus é o horizonte que não podemos perder de vista, é Ele quem dá o verdadeiro sentido ao nosso existir.
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, apresenta-nos as Bem-Aventuranças. Em Mateus, são apresentadas oito Bem Aventuranças, Mt5, 1-12, já em Lucas, são apenas quatro, mas são acrescentadas quatro advertências: “Ai de vós.”
Para que sejamos Bem Aventurados, (felizes) e para que Jesus nunca vá nos dizer: "Ai de vós,” precisamos desapegar das coisas do mundo, esvaziar de nós mesmos, para nos encher da graça de Deus!
As Bem-Aventuranças, não são mandamentos, afinal, Deus não exige sofrimento para cobrir seus filhos de felicidade, podemos dizer, que as Bem-Aventuranças, são caminhos de santidade, uma consolação de Deus, a todos aqueles que são desfavorecidos pelo o mundo, os que são perseguidos por amar e obedece-Lo!
Não precisamos passar fome, ser perseguido, odiado, injuriado, para sermos incluídos nas Bem Aventuranças, mas se cairmos numa destas situações de injustiça que desagrada a Deus, e ainda assim, permanecermos fiéis a Ele, Jesus nos garante que seremos felizes, pois estas situações de injustiças serão revertidas em graça de Deus para nós.
Só é feliz verdadeiramente, quem vive dentro do plano de Deus, quem realiza a sua vontade e está disposto a caminhar na contramão do mundo para testemunhar Jesus...
Ninguém busca o sofrimento, mas ele é inevitável em nossas vidas, faz parte da natureza humana, saber aproveitá-lo como trampolim para a nossa ascensão, é seguir os passos de Jesus, é estar no caminho da Santidade...
Quem sofre as consequências do seguimento a Jesus e se mantém fiel a Ele, começa a receber a sua recompensa já aqui na terra, pois Deus transforma todo o mal que lhe é causado, em benefícios para ele.
Quando fazemos da nossa vida, uma oferta de amor, Deus eleva o nosso nada, transforma o que nos é desfavorável em bem para nós, as perseguições, as injustiças, ao invés de nos derrubar, nos elevam!”.
Buscar a santidade é o grande desafio de buscar a perfeição, em meio às imperfeições do mundo sem esquecer: o mais Santo de todos os Santos da terra será sempre um pecador perdoado.
Alegremo-nos por confiar na realização das promessas de Deus, é o próprio Jesus quem nos garante: “Alegrai-vos e exultai, pois será grande a vossa recompensa no céu.”
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS! Olivia Coutinho
DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
ResponderExcluirSanta Maria, Rio Grande do Sul.