.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 22 de setembro de 2020

-Herodes, um tirano medroso-José Salviano

 

24 de Setembro de 2020

 

Evangelho  Lc 9,7-9


Evangelho - Lc 9,7-9

Eu mandei degolar João.
Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,7-9

Naquele tempo:
O tetrarca Herodes ouviu falar

de tudo o que estava acontecendo,
e ficou perplexo, porque alguns diziam
que João Batista tinha ressuscitado dos mortos.
Outros diziam que Elias tinha aparecido;
outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado.
Então Herodes disse: 'Eu mandei degolar João.
Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?'
E procurava ver Jesus.
Palavra da Salvação.

 

Herodes ouvia falar de Jesus, e pensou que se tratava de um dos profetas que havia ressuscitado dos mortos. Confuso e com muito medo de que os seus pecados fossem revelados por um homem de Deus, como João Batista o fez, Herodes na verdade estava mesmo era com a sua consciência pesada pelo crime que havia cometido, e lá no fundo da sua mente corrompida, ele tinha medo  de uma retaliação pesada, sem saber exatamente de onde ela viria.

Todo tirano tem como objetivo calar a boca  daqueles e daquelas que revelam os seus crimes, as suas injustiças. Os romanos tinham de manter o controle sobre tudo, tinha de permanecer no poder, de permanecer dominando aquela região. E para isso eles calavam a boca de qualquer um que os denunciassem. E faziam isso com tamanha crueldade, faziam isso crucificando os seus opositores. O modo mais comum de crucifixão era de cabeça para cima. Mais em alguns casos, eles também crucificavam de cabeça para baixo, e pasmem! Às vezes eles espetavam os condenados (injustamente) no poste, pelos anus.

Os romanos agiam com toda essa crueldade, para assustar os demais revoltados com o seu domínio e exploração naquela localidade.

Herodes era um tirano! Era um representante dos romanos, um representante dos tiramos de Roma naquela região. Por tanto, o seu objetivo maior era eliminar a todos os opositores locais do poder romano.

Porém, apesar de não ter fé, por via das dúvidas, ele temia o poder de Deus atuando por meio dos profetas. E isso aconteceu durante todo o tempo decorrido até os dias de hoje, com relação aos tiranos que a História registrou. Todos eles tinham como objetivo principal, se manter no poder por meio da força. Só que eles não aceitavam, não acreditaram ou pelo menos fingiam não acreditar na força do Poder do Alto.

Os tiranos tem muito medo do poder das idéias se espalharem de boca em boca, e assim corroer as pilastras que os sustentam no  poder. Pois na verdade, o tirano é em sua essência, um fraco.  O que o sustenta são forças terrenas sujeitas a chuvas e trovoadas. Pois tudo que é proveniente da natureza humana corrompida, não pode ser uma garantia de sustentação estável. Assim, as pilastras que sustentavam o poder romano nos lugares onde eles exerciam o seu domínio cruel, poderiam ser derrubadas assim como finalmente o foram um belo dia.

Minhas irmãs, e irmãos. Acredite. Os tiranos, os opressores também têm seus medos. Eles sabem que estão fazendo algo totalmente errado, com a natureza humana indefesa! Eles não acreditam em Deus, mas desconfiam seriamente de que os fracos são protegidos por uma força estranha, a qual eles não querem conhecer, mas admitem a sua existência.

E é exatamente por isso que  os fracos e profetas dos novos tempos, têm de ter sempre em mente, a frase de Jesus: Não tenham medo! Eu estou com vocês!

 

Fica com Deus. José Salviano

 

   

 

2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir