.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 19 de setembro de 2020

NO REINO DE DEUS TODOS SÃO IGUAIS!-Olivia Coutinho

 REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA – 20/09/20 - Mt20,1-16a 


25º DOMINGO DO TEMPO COMUM

NO REINO DE DEUS TODOS SÃO IGUAIS!

Reflexão de Olivia Coutinho

Caros irmãos e irmãs em Cristo!

A palavra de Deus que chega até a nós, no evangelho de hoje, vem nos falar, através de uma longa parábola, da incomparável generosidade do Pai, do seu amor igualitário para com todos! Nesta parábola, o patrão simboliza o Pai, a Vinha, o Reino de Deus, e os trabalhadores contratados pelo o patrão, somos nós.

Certamente, o que levou Jesus a contar esta parábola, tenha sido o ciúme dos discípulos, que sentiam incomodados, com o seu acolhimento aos pagãos. Os primeiros seguidores de Jesus, tinham muitas dificuldades, em aceitar os pagãos em pé de igualdade com eles diante de Jesus. Não somente os discípulos, como também, os judeus, que passaram a seguir Jesus, desaprovavam a proximidade de Jesus com os pagãos, o povo estrangeiro. 
Por ter sido o povo escolhido para receber o Messias, os judeus, reivindicavam exclusividade, não se dando conta, de que ser os primeiros a receber o Messias, não significava privilegio, e sim, maior responsabilidade, pois seriam, eles, os encarregados de torná-lo conhecido no mundo! Excluídos pelos os judeus, os pagãos, encontravam muitas dificuldades para chegar até Jesus, pois os discípulos, querendo reter Jesus só para si, tentavam impedir esta proximidade, sem sucesso, pois Jesus, acolhia a todos.
É bom lembrarmos: os maiores testemunhos de fé, nos milagres realizados por Jesus, partiram deste povo, os pagãos, como a mulher Cananéia, o soldado romano e tantos outros. Este povo excluído, sem identidade, representa os últimos a conhecerem a proposta de Jesus, mas os primeiros a colocá-las em prática. Na parábola, estes, são simbolizados pelos os últimos a serem contratados para trabalhar na vinha, e classificados por Jesus, como os primeiros a alcançarem o Reino dos céus.
Esta parábola chama a nossa atenção, sobre a importância da igualdade entre irmãos, ninguém deve se considerar maior, com mais direito do que o outro, pois para Deus, todos são iguais, Deus ama todos por igual, independente do seu credo, da sua nacionalidade, da sua condição social. A parábola deixa claro, a diferença entra a justiça de Deus e a justiça dos homens. No Reino de Deus, todos têm os mesmos direitos, independentemente do tempo de serviços prestados!
Como operários mais antigos da vinha do Senhor, não temos o direito de reivindicar privilégios, pelo o contrário, devemos privilegiar, acolher com carinho, os novos trabalhadores que vão se somando a nós e a tantos outros, no cultivo da vinha! Todos nós, somos convidados a trabalhar na Vinha do Senhor, uns acolhe este chamado no alvorecer de sua vida, isto é, no auge da sua juventude, outros, já mais maduros, e outros ainda, na idade avançada. O importante para o dono da vinha, (Deus) não é quando acontece a nossa adesão ao seu projeto de vida e sim, a resposta que se dá ao seu chamado, que pode acontecer, até mesmo, nos últimos momentos a nossa vida.

 Muitos irmãos, tem muito a oferecer no cultivo da vinha, mais ainda vagueiam por aí, ao invés de barreira, sejamos caminho, para que estes irmãos, encontrem trabalho na vinha do Senhor, onde todos tem salário justo, e ninguém é demitido, onde a recompensa é igual para todos: um lugar reservado na casa do Pai!

Para Deus, o que é creditado a nosso favor, não é o tempo trabalhado, e sim, o amor colocado naquilo que fazemos, afinal, tudo que temos, tudo que somos, nos foi dado por Ele! 
Nunca esqueçamos: Deus é um Pai amoroso, Ele está sempre pronto para nos acolher, sem considerar o nosso tempo de "casa" isto é, o tempo da nossa adesão a sua proposta de vida nova, anunciada por Jesus!
A Salvação é graça de Deus, não a alcançaremos por nossos méritos, e sim, pela a sua misericórdia... 
Onde se cultiva o amor fraternal, não há concorrência, não há inveja, ciúme, pois existe igualdade, um querer bem a todos!

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!


Reflexão de Olivia Coutinho

 

2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir