.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 29 de setembro de 2020

-Jesus enviou 72 discípulos-José Salviano

 

01 de Outubro de 2020

 

Evangelho Lc 10,1-12


Evangelho - Lc 10,1-12

A vossa paz repousará sobre ele.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10,1-12

Naquele tempo:
 Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos
e os enviou dois a dois, na sua frente,
a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.
E dizia-lhes: 'A messe é grande,
mas os trabalhadores são poucos.
Por isso, pedi ao dono da messe
que mande trabalhadores para a colheita.
Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos.
Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias,
e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!
Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro:
'A paz esteja nesta casa!'
Se ali morar um amigo da paz,
a vossa paz repousará sobre ele;
se não, ela voltará para vós.
Permanecei naquela mesma casa,
comei e bebei do que tiverem,
porque o trabalhador merece o seu salário.
Não passeis de casa em casa.
Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos,
comei do que vos servirem,
curai os doentes que nela houver
e dizei ao povo: 'O Reino de Deus está próximo de vós.'
Mas, quando entrardes numa cidade
e não fordes bem recebidos,
saindo pelas ruas, dizei:
Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés,
sacudimos contra vós.
No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!
Eu vos digo que, naquele dia,
Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade.
Palavra da Salvação.

 

Jesus demonstrou a universalidade da Igreja, enviando 72 discípulos para anunciar a paz e a palavra. 72 era o número das nações existente no mundo naqueles tempos. E Jesus adverte mais uma vez os seus enviados de que  o anúncio da palavra podo provocar rejeições por parte de alguns, por isso Ele disse que os apóstolos estariam sendo enviados como ovelhas no meio de lobos. E por tanto seria recomendado que saíssem de dois em dois, para garantir a segurança.

A messe é grande e os operários são muito poucos.  Jesus compara o anúncio do Reino que estava próximo, com uma grande plantação, na qual são poucos os operários para cultivá-la e depois colher os frutos.

Assim está o mundo de hoje. É uma grande soma de pessoas com poucos missionários para anunciar a palavra. E ainda tem uns que se aproveitam disso para enganar a muitos e extorquir muito dinheiro.

Jesus recomendou-lhes que desejasse a paz onde eles fossem. O mundo é a grande messe, com muitos irmãos nossos espalhados por vários países, sedentos de paz.  E muitos buscam esta paz  nos lugares e caminhos mais diversos, sendo que para conseguir esta paz, muitos agem com violência, matando, roubando, enganando, mentindo, escravizando o irmão fraco, e entre tantas outras ações violentas, que acarretam ainda mais violência,  a tão desejada paz mesmo, vai ficando de lado. É assim que pensa uma grande parte dos habitantes deste planeta, pois cada um está mesmo é preocupado com o seu conforto, e não se importa com a paz entre todos.

O mundo de hoje se arma, levanta muros altos, com cercas elétricas, soldados armados tomam conta de residências, alarmes, e toda esta parafernália violenta, tem como objetivo o viver em paz dentro de suas residências, se livrando do mundo perigoso que está lá fora.

Meus irmãos e irmãs. Como podemos lhes dizer que a verdadeira paz é proveniente da paz interior gerada pela consciência tranquila, proveniente da paz com os demais irmãos e irmãs, e da paz com Deus?

Ninguém jamais poderá viver em paz,  se dentro da sua mente há ódio, sentimento de vingança, de inveja, de repúdio aos irmãos que lhes são contrários...

Como podemos estar sossegados e em paz,  se todo o dinheiro que dispomos foi um dinheiro tirado, roubado, desviado, tomado, de onde ele deveria ser empregado para o progresso, e a paz de todos?

Jesus mandou os discípulos dizer por onde andassem que o Reino de Deus está próximo deles. Ora, só pode haver paz, para quem acredita, aceita, e busca a proximidade com este mesmo Reino de Deus que é nosso. Quando todos aceitam viver na presença de Deus, assim a paz acontecerá.  Uma paz gratuita, sustentável e verdadeira. Esta é a mesma paz que Jesus desejou a nós: Eu vos dou a minha paz, eu vos deixo a minha paz.  É aquela mesma paz que Ele mandou os seus enviados desejar às pessoas com as quais eles visitassem.

A paz de Cristo nos vem por meio da Eucaristia. Quando estando puros sem pecados graves, e comungamos o corpo e o sangue de Cristo por meio da Eucaristia, com toda certeza estamos em PAZ! E somente deste modo nós podemos contagiar a todos com a paz verdadeira, a paz de Cristo Jesus.

 

Fica em paz. José Salviano.     

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário