REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 24/09/20 - Lc9,7-9
QUINTA - FEIRA DA 25º SEMANA DO TEMPO COMUM
“E PROCURAVA VER JESUS.”
Reflexão de Olivia Coutinho
Caros irmãos e irmãs em Cristo!
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, vemos que a fama de Jesus se espalhava por toda região, assustando os que não comungavam com a verdade que Ele pregava, os que tinham o domínio sobre o povo, como o Tetrarca Herodes.
Como sabemos, a verdade incomoda quem quer permanecer na mentira, e como não se tem meios de eliminar a verdade, o incomodado procura eliminar o denunciante, como fez Herodes ao mandar degolar João Batista.
Entre tantos boatos, muitos diziam que Jesus era João Batista que havia ressuscitado e vindo vingar a sua morte, o que causou medo em Herodes que ao sentir-se incomodado, quis certificar-se se Jesus era mesmo o profeta João Batista que havia ressuscitado.
Jesus, porém, não se intimida, com as ameaças do mundo, mesmo na iminência de deparar-se com o inimigo, Ele não muda o seu itinerário, continua firme na sua missão...
Enquanto Herodes planejava encontrar-se com Jesus, Ele ensinava os discípulos um meio eficaz de defender-se das maldades do mundo, que era transformar suas vidas, em sua morada! Quem acolhe o Filho de Deus como hóspede permanente em sua vida, não teme os inimigos...
Assim como Herodes, muitos dos que detêm o poder, continuam não suportando ouvir a verdade por quererem permanecer na mentira. E nós, como seguidores do dono da Verdade, não podemos compactuar com tantas mentiras por medo das perseguições. Como o profeta João Batista, não tenhamos medo dos Herodes de hoje, tenhamos coragem de denunciar, não podemos calar diante as injustiças que desfilam diariamente diante de nós. E se formos perseguidos, por denunciar essas injustiças, não nos entristeçamos, sintamos confortados com uma bem-aventurança: “Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus”
Certamente todos lembram, que há algum tempo atrás, a Igreja no Brasil, propôs um projeto de Evangelização: “Queremos ver Jesus, caminho, verdade vida.” Com esse projeto, a Igreja quis despertar no povo, o desejo de conhecer Jesus. E no evangelho de hoje, vemos que Herodes também quis ver Jesus, a diferença, é que o seu querer, não era no sentido de querer vê-lo para segui-lo e sim por medo Dele.
Existem diferentes motivos de querer ver Jesus: uns querem vê-lo para segui-lo, outros para fugir Dele por não suportarem a verdade...
Que possamos temer a Deus e não ter medo Dele como Herodes tinha medo de João e posteriormente de Jesus...
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho
DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
ResponderExcluirSanta Maria, Rio Grande do Sul.