.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

O segredo para evangelizar-Helena Serpa

 

23 DE SETEMBRO DE 2020

 

4ª. FEIRA DA XXV SEMANA

 

DO TEMPO COMUM

 

Cor Verde

1ª. Leitura – Pr 30,5-9

 

Leitura do Livro dos Provérbios 30,5-9

5A Palavra de Deus é comprovada. Ele é um escudo para os que nele se abrigam. 6Não acrescentes nada às suas palavras, para que ele não te repreenda e passes por mentiroso! 7Duas coisas eu te pedi; não mas recuses, antes de eu morrer: 8afasta de mim a falsidade e a mentira, não me dês pobreza nem riqueza, mas concede-me o pão que me é necessário. 9Não aconteça que, saciado, eu te renegue e diga: 'Quem é o Senhor?' Ou que, empobrecido, eu me ponha a roubar e profane o nome de meu Deus. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “a graça da fidelidade à Palavra de Deus

A Palavra de Deus tem a sua ação comprovada na nossa vida quando a vivemos do jeito que Ele nos ensina. Precisamos também nos apossar dos mesmos sentimentos do autor e pedir a Deus a graça da fidelidade à Sua Palavra para seguir a verdade que Ela expressa.  Nada do nosso pensamento humano deve ser acrescentado às Palavras Divinas, pois tudo o que lhe é sobreposto torna-se mentira e não tem credibilidade. Assim sendo, o autor pede a Deus a graça de sempre lhe ser fiel afastando-o da falsidade e da mentira e roga ao Senhor que lhe dê somente aquilo que  é necessário e que o livre da pobreza e da riqueza.  Que também nós possamos pedir ao Senhor que nos livre da pobreza exagerada e da riqueza excessiva, pois, verdadeiramente, podemos perceber que os dois extremos são motivos para que nos afastemos de Deus e da Sua graça. A abundância de riqueza, em muitos casos, nos torna pretensiosos (as) e soberbos (as) até ao ponto de desconhecer a ação de Deus na nossa vida. A pobreza em demasia também pode nos afastar de Deus quando nos tornamos revoltadas e rebeldes às circunstâncias da vida miserável levando-nos até a praticar coisas que são condenadas por Deus. Na verdade, o Pai providenciou tudo para que tenhamos uma vida em abundância. Isto significa dizer que precisamos possuir as coisas na medida certa para que sejamos felizes e tenhamos dignidade. Isto nos basta!  Que possamos também pedir ao Senhor que se realize sempre em nós a Sua vontade, pois somente isto nos é necessário. – O que você tem pedido ao Senhor? –Você tem pedido abundância de bens? – Os seus desejos realizados o (a) afastam ou o (a) atraem mais para Deus? – O que você pode estar acrescentando às palavras de Deus? – Você tem vivido de acordo com os Seus ensinamentos?

 

Salmo 118 (119),29. 72. 89. 101. 104. 163 (R. 105a)

 

R. Vossa palavra é uma luz para os meus passos!

29Afastai-me do caminho da mentira *
e dai-me a vossa lei como um presente!R.

72A lei de vossa boca, para mim, *
vale mais do que milhões em ouro e prata.R.

89É eterna, ó Senhor, vossa palavra, *
ela é tão firme e estável como o céu.R.

101De todo mau caminho afasto os passos, *
para que eu siga fielmente as vossas ordens.R.

104De vossa lei eu recebi inteligência, *
por isso odeio os caminhos da mentira.R.

163Eu odeio e detesto a falsidade, *
porém amo vossas leis e mandamentos!

 

Reflexão - A Palavra de Deus nos esclarece todas as coisas. Ela tem o poder de nos colocar a par do pensamento de Deus para nós. Toda a riqueza da terra não se compara à fortuna que vale para nós os ensinamentos do Senhor. Porque é eterna, a Palavra de Deus é tão estável como o céu: não passará nunca! Realmente, precisamos amar de coração a Lei de Deus, porque será com Ela que nós chegaremos ao céu.

 

Evangelho – Lc 9, 1-6

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,1-6

Naquele tempo: 1Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças,
2enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos.
3E disse-lhes: 'Não leveis nada para o caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles.'
6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “o segredo para evangelizar.”

Jesus não escolheu os melhores, porém, na medida em que caminhavam com o Mestre, eles encontravam o sentido para as suas vidas e se ajustavam ao plano do Pai, como Seus cooperadores. Assim sendo, Ele os formou dando-lhes conhecimento de Deus e dos Seus mistérios e os enviou para espalhar pelo mundo a Boa Nova da Salvação. Os discípulos, assim como os Apóstolos, aqueles que viviam mais perto de Jesus, também eram pecadores, doentes, mal acostumados, mas caminhando com Jesus eles foram curados e fortalecidos para cumprirem com a missão. Nós também que nos aproximamos de Jesus para ouvi-Lo e apreender os Seus ensinamentos, precisamos nos deixar curar, esvaziar de nós mesmo para que sejamos enviados a proclamar ao mundo o reino de Deus. Por isso, Jesus nos chama para curar doenças, libertar os cativos, levar a paz, e muito mais, Ele nos ensina o segredo para evangelizar: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas”.  Significa que precisamos nos despojar de toda segurança humana, de toda opinião própria, de toda e qualquer proteção dada pelos homens a fim de levar apenas o pensamento de Deus. Somos enviados por Jesus com a graça e o poder do Espírito Santo, por conseguinte, são dispensadas as nossas seguranças, a nossa mentalidade, a nossa vontade própria tudo que nos dá preocupação, que nos afasta do objetivo de irradiar no mundo o amor de Deus. Não serão as nossas posses, os nossos bens, ou qualquer outra coisa que possuímos que irão atrair os nossos irmãos  a conhecerem a Jesus, mas sim o nosso  testemunho de vida transformada, a nossa conduta iluminada pela Palavra de Deus. O Senhor nos assegura, “vida, veste e pão.” Isto sim é o que nos basta!     Até aqueles que não nos acolhem não se constituem barreira para nós, visto que o Senhor não nos manda enfrentá-los, mas, sim, passar adiante à procura daqueles que realmente desejem entrar no reino de Deus. - Você já se sente apto (a) a propagar a Boa Nova da Salvação no mundo? - Você já evangelizou alguma vez? - Como você tem saído para anunciar ao mundo que Jesus está vivo? – O que você tem levado e em quem confia? -   Você já se sente enviado (a)?

4 comentários:

  1. Você é uma das enviadas por Deus.
    Com esse conteúdo tão rico sobre o evangelho, tenho a certeza que o Espírito Santo está contigo.
    Obrigado por todas as manhãs termos esse conteúdo tão bem escrito por ti.
    Que Deus continue te abençoando.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosas reflexões! Desde que te encontrei aqui, fazer as Leituras Diárias e complementar com sua sabia explanação, tenho aprendido muito e, o prazer de estar em comunhão com Deus só
    cresce! Deus te abençoe pela sua luz, que compartilha generosamente conosco 🙏🤗

    ResponderExcluir
  3. José Maria Nascimento23 de setembro de 2020 às 06:51

    Concordo que é uma enviada de Deus e agradeço a Ele por isso e à Helena pela disponibilidade. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  4. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir