.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

A gratificação dos justos é a ressurreição-Helena Serpa


4 DE NOVEMBRO DE 2019

2ª. FEIRA DA XXXI SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor: Verde

1ª Leitura - Rm 11,29-36


Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 11,29-36
Irmãos: 29Os dons e a vocação de Deus são rrevogáveis. 30Outrora, vós fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia, em consequência da desobediência deles. 31Assim são eles agora os desobedientes, para que, em consequência da  misericórdia usada convosco, alcancem finalmente misericórdia.
32Com efeito, Deus encerrou todos os homens na desobediência,
a fim de exercer misericórdia para com todos. 33Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus! Como são inescrutáveis os seus juízos e impenetráveis os seus caminhos! 34De fato, quem conheceu o pensamento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?  35Ou quem se antecipou em dar-lhe alguma coisa, de maneira a ter direito a uma retribuição? 36Na verdade, tudo é dele, por ele, e para ele. A ele, a glória para sempre. Amém! Palavra do Senhor. 

Reflexão -"os pensamentos do Senhor não são iguais aos nossos "
Nesta carta São Paulo nos esclarece que os juízos de Deus são incompreensíveis para nós, e os Seus caminhos, nunca os poderemos penetrar. Em outras palavras, não conseguiremos "entender" Deus nem tampouco explicar os Seus desígnios. Referindo-se ao povo de Israel que foi desobediente em acolher a Jesus como o Messias a quem esperava, São Paulo agora, fala para nós que também, às vezes, nos pomos a questionar as deliberações do Senhor diante de situações que nos são incompreensíveis.  Assim, Ele nos afirma que "Deus encerrou todos os homens na desobediência, a fim de exercer misericórdia para com todos." Diante disso, só nos compete aproveitar a oportunidade que Deus nos dá de assumir a obediência, na certeza de que Ele nos oferece a Sua misericórdia. "Tudo é dele, por ele e para ele e a glória e o poder pertencem a ele para sempre." Diante dos nossos problemas, somos tentados (as) a dar conselhos a Deus quando pedimos a Ele, a solução. Nós pedimos a sua intervenção, mas já vamos a Ele com a fórmula e o resultado prontos, da maneira que desejamos. Precisamos ter em mente que os pensamentos do Senhor não são iguais aos nossos e Ele vê muito mais além, sabe precisamente do que será melhor para a nossa felicidade. A fé e a confiança que tivermos nas Suas deliberações, já será um passo seguro para conquistarmos muito mais do que o que pedimos. - Você já é um homem ou uma mulher obediente?   Você confia na ação de Deus quando pede algo? – Você permanece tranquilo (a) esperando a resolução? - Você tem plena confiança nos planos de Deus para a sua vida? - Você também é tentado (a) a dar a "receita" ao Senhor para a resolução dos seus problemas? - Você tenta "explicar" os pensamentos de Deus?

Salmo - Sl 68 (69),30-31. 33-34. 36-37 (R. 14c)


R. Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!

30Pobre de mim, sou infeliz e sofredor! *
Que vosso auxílio me levante, Senhor Deus!
31Cantando eu louvarei o vosso nome *
e agradecido exultarei de alegria!R.

33Humildes, vede isto e alegrai-vos: +
o vosso coração reviverá, *
se procurardes o Senhor continuamente!
34Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, *
e não despreza o clamor de seus cativos.R.

36Sim, Deus virá e salvará Jerusalém, +
reconstruindo as cidades de Judá, *
onde os pobres morarão, sendo seus donos.
37A descendência de seus servos há de herdá-las, +
e os que amam o santo nome do Senhor *
dentro delas fixarão sua morada!R. 

Reflexão - Quanto mais nos sentirmos pequenos e necessitados diante do Senhor mais aproveitaremos da Sua bondade e misericórdia. O coração de quem é humilde se alegra pelas maravilhas de Deus porque, na sua pequenez, consegue perceber que por si mesmo nunca seria capaz de levantar-se.

Evangelho - Lc 14,12-14


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 14,12-14
Naquele tempo: 12E disse também a quem o tinha convidado:
'Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então tu serás feliz!
Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos.'
Palavra da Salvação. 

Reflexão - "a gratificação dos justos é a ressurreição"
Neste Evangelho Jesus nos explica: se fizermos o bem somente a quem pode nos retribuir, já estaremos recebendo o prêmio aqui na terra. Porém, quando realizamos o bem às pessoas que não nos podem ressarcir, aí então, a nossa recompensa virá do céu. Portanto, a nossa motivação para fazer as coisas do nosso dia a dia é também um parâmetro para a nossa felicidade eterna, pois, a gratificação dos justos é a ressurreição. Neste sentido precisamos  avaliar qual é o nosso interesse quando escolhemos as nossas amizades, qual é o valor com o qual cotejamos as pessoas, sejam elas, ricas ou pobres. Qual é o nosso interesse quando cultivamos os nossos relacionamentos, se o que estamos buscando aqui na terra servirá apenas para que tenhamos uma vida cheia de regalias ou se estamos caminhando em busca do reino de Deus. Assim, pois, Jesus nos recomenda: "convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. "Então tu serás feliz!"  Seguindo os ensinamentos de Jesus somos felizes quando damos atenção e participamos da vida de todos aqueles (as) que se sentem marginalizados (as) cheios (as) de defeitos (as);  aqueles (as) que nunca esperariam ser chamados (as) e notados (as) por nós. Na festa da nossa vida ninguém poderá ser excluído.  As nossas conquistas devem ser partilhadas com todos, sem exceção, sem preconceito e discriminação. Seremos felizes  e livres de nós mesmos quando formarmos unidade com todas as pessoas, tendo uma só alma, um só coração e um só ideal em Jesus Cristo!
-Qual é a sua motivação quando escolhe suas amizades?  - Você costuma acolher a todas as pessoas, ricas ou pobres?  - Você senta-se à mesa com os ricos e com os pobres? - Reflita sobre a mensagem deste Evangelho!

3 comentários:

  1. José Maria Nascimento4 de novembro de 2019 às 03:45

    Obrigado Senhor, Obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir