.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 5 de junho de 2018

-PECADO IMPERDOÁVEL-José Salviano



10º DOMINGO TEMPO COMUM

Ano B

Evangelho Mc 3,20-35

-PECADO IMPERDOÁVEL-José Salviano



SEGUNDA LEITURA

        
Paulo nos anima com palavras inspiradas a respeito do nosso fim terreno e do nosso começo na vida celestial.  Ele chama o nosso corpo que com o tempo vai se deteriorando, de homem exterior, e a nossa alma de homem interior.  Com o avançar do tempo, o nosso corpo, homem exterior, vai ficando fraco, não produz mais muitos dos hormônios e nutrientes como magnésio, coenzima Q-10, etc, os quais precisam ser repostos com uma alimentação saudável ou com nutrientes adquiridos em farmácias de manipulação de confiança.  Quando somos jovens, podemos até abusar da gordura, pois o nosso coração forte consegue bombear o sangue mesmo que os vasos sanguíneos contenham gordura. À medida que envelhecemos, o endurecimentos das artérias impede que as mesmas  fiquem elásticas para passar o sangue mesmo com alguma obstrução, e isso obriga o nosso coração a aumentar a força para desempenhar sua função de bombeamento do sangue, o que resulta em alta pressão, a qual causa muitos males aos demais órgãos do homem exterior, ou do nosso corpo.   
O sal por sua vez, aumenta a retenção de líquidos no organismo e o fluxo de sangue nas veias e artérias fica mais volumoso, pelo acréscimo de água, obrigando o coração a aumentar a força de bombeamento, causando a famosa pressão alta. Isso sem falar no excesso de açúcar no sangue, na vida sedentária (falta de exercício) que também contribuem para o enfraquecimento geral entre outros males, do homem exterior já envelhecido.
        
Assim, para preservar o nosso corpo por mais algum tempo, precisamos tomar certos cuidados, principalmente: Reduzir a gordura, o sal, o açúcar, e fazer exercícios diários à medida do possível.
        
Feito isso, cuidando do corpo, ou do homem exterior como diz Paulo, só nos resta cuidar do homem interior, que é a nossa alma, a qual está acampada no nosso corpo, como se fosse uma tenda. Quando o corpo se separa da alma, ela deixará a tenda, e viaja sem levar nada, para a segunda parte da sua existência, que será infinita, e que poderá ser para o inferno ou para o Céu, dependendo das nossas escolhas, dependendo se durante a nossa vida, deixamos que Deus estivesse em nós, e por nós. Corpo e alma. Precisamos cuidar dos dois. Pois o certo é ter um corpo saudável para carregar uma alma santa.
        
Paulo nos lembra que enquanto o nosso homem exterior vai se definhando, o nosso homem interior, a nossa alma, vai a cada dia ficando mais  forte, mais jovem, mais santa, mais merecedora da glória eterna. Mas para isso precisamos cuidar bem dela, cuidar para valer do nosso homem interior.  E a receita resumida, é a seguinte: Leitura ou meditação da palavra, muita oração, caridade, e EUCARISTIA se possível diária.   
        
Paulo nos aconselha, no dizendo, que: o volume insignificante de uma tribulação momentânea, acarreta para nós uma glória incomensurável... Ou seja, os sofrimentos inevitáveis a que temos de enfrentar, servem como purificações dos nossos muitos pecados, nos preparando para merecer um dia a glória eterna. Por isso precisamos prestar mais atenção nas coisas invisíveis, (nossa alma, por exemplo), e não nos preocupar tanto com as aparências do nosso visível (nosso corpo). Pois tudo que é visível, nosso corpo, nossa cassa, nosso carro, etc., são passageiros. E aliás, é besteira acumular muitas coisas materiais, visíveis, pois tudo ficará aí.
        
Sua tenda, seu corpo está ficando feio? Não fique triste!  Deus lhe dará uma outra moradia no Céu muito mais bonita do que essa em que está morando agora! ( o seu corpo).
        
Por isso, coragem! A velhice está instalada em você? A morte está se aproximando? Não fique aí parado(a) com carinha de triste, exigindo que todos tenham peninha de você! Procure depressa preparar a segunda parte da sua existência, cuidando bem da sua parte invisível. Depressa, pois o tempo passa o relógio nunca para. E outra coisa importante. Faça isso enquanto você está LÚCIDO(A)!  Pois é possível  perder a lucidez, poderá acontecer de não conhecer mais seus próprios filhos, e aí será tarde para se preparar para Deus!  Corra que a morte vem aí. Mexa-se enquanto é tempo!  Com calma, com a alegria de quem está de partida para O CÉU! Para aquele lugar que ninguém imaginou o quão maravilhoso Deus preparou para nós!
        
O tempo é agora. Não fique só desfrutando da juventude do seu corpo como se fosse viver aqui para sempre. Faça alguma coisa pela sua alma!  Pois não saberás o dia nem a hora...
Se cuida. Por dentro e por fora. kkk

SALMO 129

Meus irmãos, minhas irmãs. Este salmo, assim como o salmo 50, são duas orações excelentes para rezarmos antes de dormir, na hora de avaliar o nosso dia e descobrir que não fomos tão católicos como deveríamos ser. É hora de pedir o perdão do Deus Altíssimo, O Deus  misericordioso!
Confira:


EVANGELHO


Deus é amor e bondade infinita, portanto Ele perdoa todos os nossos pecados? Sim. Com exceção de um.
O pecado contra o Espírito Santo. E como podemos pecar contra o Espírito Santo?
No Evangelho de hoje Jesus nos explica isso.
Jesus atendia a todos que o procuravam. Certo dia Ele estava voltando para casa com seus discípulos e era grande a multidão atrás dele. Jesus corria para lá e para cá, era grande o seu trabalho, de modo que até disseram que Ele estava ficando louco!
Isso é um pecado contra o Espírito Santo, portanto imperdoável.
Duvidar da capacidade de Deus, dizer que Jesus estava fora de si, dizer que Ele fazia milagres pelo poder do diabo é o mesmo que duvidar da existência de Deus
A blasfêmia contra o Espírito Santo é a NEGAÇÃO DO PODER DE DEUS. Aquele que tudo pode, aquele que realiza o impossível. Esse tipo de blasfêmia é o maior absurdo da natureza humana e atrai a ira de Deus.
Jesus aceitou todo tipo de insulto sobre a sua pessoa. Ele foi escarnecido, caluniado, provocado, perseguido, etc.
Mas Ele foi bem incisivo, bem decido, ao defender a ação do Espírito do Pai em sua vida, em todas as suas ações, como na intervenção das forças físicas da natureza. (Ele parou a tempestade).        
Jesus estava tão empenhado na construção do Reino de Deus que nem tinha mais tempo de comer, de descansar, tempo de um minuto para si mesmo. E os discípulos também estavam nesse ritmo com Ele. Multidões o acompanhavam por toda a parte agradecidos pelas curas, ou  na procura de mais curas, e também para ouvir suas palavras de vida eterna.
        
O esforço concentrado de Jesus na sua missão era tão grande que os próprios familiares  acharam que Ele poderia estar "fora de si".  

E pensaram isso por que Jesus ao enfrentar os líderes judaicos, combatendo os seus abusos e injustiças, estava pondo a sua própria vida em risco. E na opinião deles, isso era uma loucura!  Bater de frente com as injustiças e com os injustos, era arriscado demais.
Já os seus inimigos, os invejosos líderes religiosos, foram mais além, atribuindo a Jesus, UMA POSSESSÃO DEMONÍACA. Que absurdo! Acharam que o Filho de Deus estava operando milagres pelo poder de satanás!
        
Os mestres da Lei ao dizer que Jesus atuava pelo poder do demônio, era uma afronta a divindade de Jesus. Era o mesmo que negar que o Espírito Santo estava com Jesus e agia nele. Portanto, isso é blasfemar, é pecar contra o Espírito Santo.
        
Na nossa vida real, cotidiana, também acontece coisas desse tipo. Se você é pouco inteligente, e não consegue vencer na vida, as pessoas, do seu relacionamento, e os próprios parentes, criticam, falam mal de você, considerando-o um incompetente, um zero a esquerda. 
Porém, se você é inteligente, trabalhador, otimista, esforçado e vence na vida, haverá sempre alguém, até mesmo da própria família que poderá achar defeito na sua pessoa. Podem até admitir que você é inteligente, mas arrumam sempre um jeito de atribuir ao seu sucesso, a algo desonesto, ou coisa desse tipo.
Portanto, você que está começando sua vida agora e com muito sucesso, não pense que terá somente alegrias, que todos vão reconhecer o seu devido valor, seu talento. Alguns sim. Porém, outros por inveja, vão procurar sempre um jeito de colocar defeitos na sua pessoa, e atrapalhar o avanço da sua caminhada.
        
E Jesus, que tem resposta para tudo, rebateu a acusação injusta e absurda dos fariseus, de que Ele fazia milagres pelo poder do demônio. É verdade. Satanás seria muito burro se expulsassem demônios. Estaria agindo contra si mesmo. 
        
Ao dizer que Jesus estaria agindo pelo poder do mal, os fariseus cometeram o maior pecado, negando o poder do Espírito Santo que agia na pessoa  de Jesus Cristo.
        
Cuidado! O pecado contra o Espírito Santo não será perdoado. Aquele e aquela que rejeitar o poder de Deus, manifestado na pessoa de Jesus principalmente contra o mal, está pecando contra o Espírito Santo. E para tal pecado, Jesus disse que não haverá perdão.  Ou seja. "...quem não crer já está condenado."  
        
Meus irmãos.  Procuremos fazer o que O Espírito de Deus nos orienta, e não percamos tempo com a inveja daqueles que nos acusam de coisas absurdas, para denegrir a nossa imagem diante daqueles que acreditam no nosso esforço no nosso talento, na nossa coragem de procurar fazer o bem e combater o mal, de procurar fazer a vontade do Pai. Amém.

Desejamos a você e a sua família, um bom e santo domingo.

 José Salviano.



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir