.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 22 de junho de 2018

NÃO PODEIS SERVIR A DEUS E À RIQUEZA-Adélio Francisco.


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 
23/06/2018
Mateus 6,24-34


O Evangelho de hoje é muito conhecido. É o Evangelho da dívida Providência, da confiança em Deus, expressada com símbolos facilmente entendidos por todos. 
       Para compreender bem o aspecto que provoca esse Evangelho ( interpretado por alguns como "espiritualismo " , desconsideração ao esforço humano e razoável precaução ), temos de colocá-lo em todo contexto do sermão da montanha : vemos que Jesus está tentando criar uma nova hierarquia de valores, de acordo com o Evangelho. Dessa hierarquia de valores, o Mestre não exclui nenhuma das responsabilidades pelas quais o homem tem de transformar a natureza, a sociedade e a sua própria história. 

Talvez  não exista outro conceito religioso em nossa tradição cristã que se tenha prestado tanto à desorientação, ao abuso e a manipulação, como o da província de Deus. Serviu para tudo:  para encobrir a falta de esforço e do trabalho pessoal e aceitar com fatalismo qualquer coisa que aconteça ; para acalmar nossa consciência diante da injustiça e da opressão dos pobres, esperando que a providência cuide deles. Às vezes, chamamos instintivamente providência e ao bem-estar, ou nos sentirmos esperados dela quando batem à nossa porta a penúria e o sofrimento. No fundo, se não sabemos no que nos apoiarmos a respeito da providência de Deus, é porque talvez até agora não tenhamos lido com seriedade o sermão  da montanha. 

Vemos que Jesus não nos explica como e quando se faz presente a providência; simplesmente nos convida a nos colocarmos por inteiros nas mãos de nosso Pai-Mãe Deus, para  quem seus filhos e filhas são as criaturas mais importantes de toda sua  criação, e assim passar da angústia para a confiança. Jesus resume em uma frase qual deverá ser a atitude de seus seguidores perante a providência de Deus : "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça ". O reinado se recebe como dom gratuito, com a alegria e confiança de quem experimenta a paternidade-maternidade de Deus em sua ação transformadora do mundo. Mas essa justiça  (salvação )de Deus convida também à colaboração e ao empenho pessoal e coletivo de seus seguidores com seu plano salvador. 
 Meus irmãos e irmãs: a confiança leva  necessariamente ao compromisso, pois ninguém se compromete com uma causa perdida. E isso é justamente o que nos ensina esta página inesquecível do evangelho: que o poder de Deus, simbolizado no esplendor e na delicada magnificência com que trata as aves do céu e as flores do campo, não deixará fora do banquete do reino seus filhos e filhas. 

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS -Adélio Francisco. 

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão do facebook:





JOÃO, A PRESENÇA DA MISERICÓRDIA DIVINA – Maria de Lourdes Cury Macedo.
Domingo, 24 de junho de 2018.
Evangelho de Lc 1, 57-66.80.

A Igreja celebra o nascimento de João como acontecimento sagrado. A concepção de João é miraculosa, porque sua mãe Isabel era uma mulher estéril, não podia dar à luz e ambos Zacarias e Isabel eram de idade avançada e não tinham filhos. Deus se revela misericordioso ao tirar a vergonha que pesava sobre Isabel por causa da esterilidade. Naquele tempo a mulher estéril era considerada amaldiçoada.
O filho de Zacarias e Isabel chamaria “João”, cujo significado é “Deus mostrou seu favor” ou “foi misericordioso”. O nome João evidencia a presença da misericórdia divina, que recai, sobre uma pessoa em particular, neste caso Isabel, mas que representa a totalidade do povo. João seria motivo de muita alegria não só por parte dos vizinhos e parentes, mas da humanidade toda.
João foi santificado ainda no ventre de Isabel, foi “pleno do Espírito Santo” desde a sua concepção. Quando Maria, a mãe de Jesus foi visitar sua prima Isabel a criança exultou de alegria no ventre materno, anunciando Jesus já presente no ventre da Virgem Maria.
 Celebramos sua festa no dia do seu nascimento e não na morte como se costuma celebrar a dos outros santos, porque João nasceu santo. João veio para anunciar o Novo e é declarado profeta quando estava ainda nas entranhas de sua mãe.
A circuncisão era Lei, era sinal da aliança de Deus com Abraão e seus descendentes. Todos os filhos homens deveriam ser circuncidados no oitavo dia, ocasião em que recebiam o nome e ficavam incorporados ao povo de Deus. Assim Zacarias e Isabel seguindo rigorosamente a Lei, levaram o menino para ser circuncidado no oitavo dia do nascimento.
Havia o costume de dar aos filhos do sexo masculino o nome do pai ou de algum parente. Quando Isabel disse que o menino chamaria   “João” todos protestaram porque na família não havia ninguém com esse nome. Perguntaram ao pai qual seria o nome do menino, mas ele estava mudo por isso escreveu numa tabuinha confirmando o que Isabel falara. Todos estavam admirados e entenderam que tudo indicava que o menino teria uma grande missão divina a desempenhar no mundo.
João foi escolhido por Deus para ser o precursor do Messias, para ir à frente abrindo-lhe o caminho. Recebeu de Deus uma missão sublime, anunciar que Cristo estava por vir, preparar a vinda do Messias, tornando o povo disposto a recebê-lo e acolhê-lo.
João como nos diz Santo Agostinho, “anjo por missão, a trombeta do Céu, o panegirista de Cristo, o arauto do Filho, o porta-bandeira do Rei celestial, o laço entre o Antigo e o Novo Testamento, entre a lei e a graça”.
João Batista passou toda a sua adolescência e sua juventude no deserto. Ali se preparava para a sua missão de ser o profeta do Altíssimo, de preparar a chegada de Jesus, de apresentar ao povo o Messias esperado durante séculos: Jesus de Nazaré. De encaminhar seus discípulos para Jesus. João seria o anunciador da misericórdia de Deus, justificando o significado do seu nome. Seu discurso forte e audacioso, pleno de denúncia buscava exortar o povo e as autoridades da Judéia à conversão, à partilha, à justiça e à penitência.
João, o "precursor" de Cristo, a voz que clamou no deserto, anunciando a chegada do Messias, insistindo para que os judeus e sua posteridade se preparassem pela penitência, para essa vinda. Ele é “a voz que clama no deserto”. E é muito mais que isto: é aquele que incentiva o povo a “preparar os caminhos do Senhor” pelo arrependimento dos pecados, isto é, pela conversão. A voz de João Batista clama até hoje contra as trevas, do pecado e do egoísmo. O profeta do deserto clama para que o mundo se abra à luz de Deus.
João foi o último profeta do Antigo Testamento, aquele que preparou os caminhos para a inauguração da nova história, o nascimento do Salvador. A estrada deveria estar pronta para que Jesus chegasse até nós e nós chegássemos até ele, num encontro de amor e doação.
João queria se diminuir para que Jesus crescesse. João sabia qual era o seu lugar. Quem deve aparecer não é João e sim Jesus. João disse aos seus discípulos: “é preciso que eu diminua e Ele cresça”. Nós a exemplo de João devemos preparar o caminho do Senhor, sair do nosso comodismo e levar nossos irmãos a Jesus, projetar realmente Jesus e não a nós mesmos.
João foi fiel à sua missão de precursor, a ponto de se diminuir fisicamente quando foi decapitado na defesa da verdade. Ele é uma testemunha fiel, que soube morrer pela causa que abraçou.
 Foi Santo e Humilde. João não quer ser honrado com nada mais além de ser o simples anunciador do Messias. Ele foi o último e o maior dos profetas. Ele nunca deixou de gritar a verdade até o martírio. Sua pregação será sempre atual, principalmente nos dias de hoje.
Sejamos outro João Batista no mundo de hoje levando os irmãos a se encontrar com Jesus, fazer a experiência de Jesus vivo e presente em suas vidas.
Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes





Nenhum comentário:

Postar um comentário