.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 13 de junho de 2018

“VÓS OUVISTES O QUE FOI DITO PELOS OS ANTIGOS: “NÃO MATARÁS!” Olivia Coutinho


  
Dia 14 de Junho de 2018

Evangelho de Mt5,20-26

Distanciamos de Deus, quando não praticamos a sua justiça, distantes de Deus, ficamos vulneráveis, sujeitos a cairmos nas ciladas preparadas pelo o inimigo que tenta a todo instante nos tirar do caminho de Deus.
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, é a continuação do evangelho de ontem. 
No texto, Jesus  nos alerta sobre o perigo que corremos, quando abandonamos a justiça de Deus para vivermos a “justiça” dos homens!
 “Se a vossa justiça, não for maior que a justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no reino dos céus.”
A justiça dos homens, não é igual para todos, disto, todos nós sabemos, basta acompanharmos os noticiários. Já a justiça de Deus é abrangente, a lei de Deus é a lei do amor, a lei da inclusão, da partilha...
Em momento algum, Jesus incitou os discípulos a descumprirem as leis civis, Jesus tinha consciência da importância da lei, o que Ele condenava, era o rigor dos fariseus e mestres da lei, o legalismo, isto é: o respeito minucioso da lei e o desrespeito deles para com o povo. O legalismo, é um instrumento de alienação e de opressão, que tem como pano de fundo cegar o povo diante os seus direitos.
Fariseus e mestres da lei colocavam as leis acima da vida, como não poder ajudar uma pessoa em dia de sábado. Eles se apresentavam como pessoas puras, limpas, mas o seu interior não correspondia às aparências, por dentro, eles eram cheios de maldades, rigorosos nas leis, e distantes do mandamento maior, que é o mandamento do amor!
Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: “Não Matarás.” É no pensamento, que está a raiz de todo o mal, e Jesus vem nos ensinar como cortar o mal pela raiz, que é eliminando tudo o que pode nos levar a tirar a vida do outro.
Tirar a vida de alguém, não significa somente assassiná-la, começamos a tirar a vida de uma pessoa, quando matamos o seu sonho, quando lhe dirigimos palavras ofensivas, desaguando a nossa ira sobre ela!
A palavra, que sai da nossa boca, tem força tanto para o bem, quanto  para o mal, uma palavra bem dita, eleva uma pessoa, enquanto que uma palavra mal dita, pode destruí-la. Difamar alguém é, sem dúvida, um ato destrutivo.
O antigo Testamento diz: “não matarás”, Jesus vem nos dizer o mesmo, nos propondo algo de concreto, uma vida no amor!
O amor é a arma mais poderosa que o ser humano pode carregar em si, uma arma que desarma qualquer adversário, que interrompe o circulo vicioso da vingança!
Precisamos reaprender a amar, pois o amor recria vida, abre caminhos, nos faz sairmos  de nós mesmo, para irmos ao encontro do outro.

FIQUE NA PAZ DE JESUS  - Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:


3 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Olivia Coutinho; obrigado, que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir