.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 21 de junho de 2018

PAI NOSSO-Adélio


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA  21/06/2018
Mateus 6,7-15
"QUANDO ORARDES DIZEI: PAI NOSSO, QUE ESTAIS NOS CÉUS..."

A lei evangélica que Jesus nos propõe é um chamado à interiorização. Essa é uma característica básica do cristianismo: a vida mortal tem seu início nas profundezas do coração e é aí que ocorre a aceitação ou rejeição de Deus.
O Evangelho de hoje aplica isso à oração e Jesus convida-nos a interiorizá-la. Não é uma questão de multiplicar fórmulas e palavras: o que dá valor à oração não é o que está por fora ou a quantidade de suas palavras, mas a qualidade de sua entrega a Deus e aos outros através dela.
Todas as religiões têm sua oração especial, que define sua identidade e permanece gravada na memória coletiva de seus seguidores. Para os cristãos é o Pai-Nosso ou oração dominical, também pode-se dizer, oração do "Senhor," porque saiu dos lábios do Senhor. 

Com está oração pedimos, agradecemos e nos renovamos. 
Contém uma invocação e sete petições, três em homenagem a Deus (seu nome, seu reino, sua vontade); quatro a nosso favor (nosso pão, nossas ofensas, nossas tentações, os males que nos espreitam).
A grande novidade da oração dominical está na primeira palavra que começa: "Pai", da qual surge espontaneamente e toma verdadeiro sentido tudo o mais. Se bem que a expressão "Pai", referente a Deus, seja frequente na tradição bíblica do Antigo Testamento, nunca se havia chegado mais além de um significado simbólico: Deus era Pai do povo em geral ou se comportava como um pai. Em Jesus, o símbolo se torna realidade; Deus é realmente seu Pai, ao qual chama com o diminutivo carinhoso com que as crianças se dirigem à pessoa que lhe deu a vida: Aba, que em aramaico quer dizer "papai". Mas não é só seu Pai, é sim também nosso Pai; de cada um de nós em particular e de todos como família sua e irmãos de seu Filho primogênito. Todo o NT é revelação desse mistério de salvação. 

Os três últimos pedidos são para a comunidade: 
"Pão:" que Deus conceda o necessário; 
"Perdão:" que Deus nos perdoe como nós perdoamos; "Tentação:" que Deus não permita que sucumbamos nas tentações e nas injustiças.

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS-- Adélio Francisco. 



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir