.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 21 de junho de 2018

JOÃO É O SEU NOME. Olivia Coutinho


DOMINGO -  SOLENIDADE DA NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA.



Dia 24 de Junho de 2018

Evangelho de Lc1,57-66.80

A Igreja hoje, enche-se de júbilo para celebrar a Solenidade da natividade de São João Batista, o único santo, além de Maria, cujo nascimento é celebrado.  
O evangelho que a liturgia desta solenidade nos convida a refletir, narra um acontecimento que marcou a passagem do tempo da espera, para o tempo da realização das promessas de Deus, pois com o nascimento de João Batista,  iniciou-se uma nova etapa da realização do projeto de Deus, iniciado na concepção de Maria.
Devido a sua significante participação na história da salvação, a liturgia de hoje, própria desta festa, nos apresenta o nascimento e a missão profética deste grande homem, que ajudou e que ainda continua ajudando nossas comunidades de fé, a trilharem o caminho de Jesus.
A vida de João Batista, o maior de todos os profetas que precederam Jesus, foi marcada por grandes contrastes, ao mesmo tempo em que ele vivia o silencio do deserto, ele movia multidões, o próprio Jesus o reconhecia como o maior dentre os nascidos de mulher, (Lc 7,28). 
João Batista, desempenhou um papel importantíssimo na história da salvação, ele veio dar testemunho da Luz, abrir caminho para o encontro do humano com o Divino. Encontro este, que ele experimentou ainda no ventre de sua mãe Isabel. (Lc1,41)
São João Batista, o santo mais popular da Igreja, experimentou, durante sua vida terrena, a força dos dois lados do coração humano: a força do amor,que gera vida  e a força do ódio que gera  morte. Os opositores do projeto de Deus, tiraram sua vida,  mas não calaram  a sua voz, voz, que continua ressoando no coração da humanidade de geração a geração: “Convertei-vos e crede no evangelho”. “Eis o cordeiro de Deus”...
João Batista, foi um grande exemplo de quem viveu exclusivamente a vontade de Deus, ele  não se acomodou nas tradições do seu povo, nem de sua Família, pelo contrário, buscou  algo novo, fazendo-se anunciador de um tempo novo, um tempo que traria um novo sentido  para humanidade que se distanciava de sua verdadeira origem.
Como João Batista, nós também, viemos ao  mundo com uma missão: realizar a vontade de Deus, na vivencia do amor, e assim sendo, devemos assumir o compromisso de cultivar em nossos corações, a disposição de renovarmos a cada dia, mediante a palavra de Deus que é sempre atual.
Colocar Jesus, como  centralidade  da nossa vida, como fez João Batista, é pensar, é viver, é falar é mover em função do amor!
A festa de hoje, nos convida a refletir sobre a importância do profetismo! O mundo requer urgentemente de pessoas que façam a diferença, de homens e mulheres que a exemplo de  João Batista, apontem algo novo, renovador, no sentido de suscitar nos corações dos homens, sentimentos positivos.
Há uma necessidade muito grande de profetas, profetas que não se calam diante as injustiças que desfilam diariamente diante dos nossos olhos, profetas, que estejam dispostos a dar a vida, se preciso for, pela causa do Reino!
Na maternidade da anciã Isabel, nos é revelado o poder grandioso de Deus, mostrando- nos que  para Deus, o impossível não existe.
Podemos dizer, que o ventre antes estéril de Isabel, representa a humanidade sem vida, mas  que ao receber a intervenção amorosa de Deus, passa a gerar vida!
Uma das grandes virtudes que marcou a vida de João Batista,  foi a sua humildade, ele sempre se colocou no lugar de mensageiro, não aproveitando do seu prestígio junto ao povo,  para  se autopromover.  
Como Anunciadores da Boa Nova do Reino, peçamos a Deus, a graça da  humildade e da coragem de João Batista; humildade, para reconhecer que somos apenas setas que indicam Jesus, e coragem  para anunciar o Reino de Deus, mesmo entre os que o rejeita. 
São João Batista rogai por nós...
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook


Um comentário:

  1. Amém. Obrigada, amada Olívia! Suas palavras são Divinas. Como sempre. Abraço

    ResponderExcluir