.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 12 de junho de 2018

-OLHO POR OLHO Mt 5,38-42-José Salviano


18 de Junho – Ano B

Evangelho Mt 5,38-42



Neste Evangelho, Jesus nos recomenda, nos pede que nunca usemos da vingança para corrigir o nosso irmão.
Em outras palavras, Jesus nos aconselha a não fazer justiça com as próprias mãos. Ele nos sugere a dar a outra face. Porém, ficamos confundidos, pois quando o soldado bateu na face de Jesus, Ele não deu a outra face, mas sim, perguntou: Por que me bates?
Poderemos interpretar a reação de Jesus como quem mostra a outra face da moeda. Em vez de dar a outra face para receber outra bofetada, Jesus mostrou o outro lado daquela realidade, dizendo que se Ele disse sempre a verdade, por que estaria apanhando? Por que aquela injustiça contra Ele?
Jesus nos aconselha a não lançar mão da vingança, mas sim, rezar pelos nossos adversários e malfeitores.
A vingança está dentro do nosso instinto animal, ela é uma tendência que está presente em nós, desde criança somos vingativos.
Na verdade, nós confundimos justiça com vingança. Sob a desculpa de que estamos corrigindo o nosso irmão que errou, nós investimos contra ele, e não estamos fazendo outra coisa senão nos vingar do que ele nos fez.
Isso é uma tendência instintiva, porém, animalesca. Pois não confere com o uso da razão, não está de acordo com os ensinamentos de Deus.
Nós não temos o direito de maltratar o irmão sob nenhum pretexto.
Não enfrentemos o malvado – Jesus até nos recomenda a não enfrentarmos o malvado, mesmo porque isso pode  ser muito perigoso, pois ele não tendo nada a perder, pode nos causar danos bem maiores, inclusive, tirar a nossa vida. É o caso dos assaltos. Reagir, é a nossa vontade, é a nossa tendência. Porém, isso pode nos custar bem mais caro.
A impunidade gera a vingança – Em uma sociedade em que os poderosos não são punidos pelos seus crimes, ou são presos em prisão domiciliar, ou residencial, desfrutando de todo conforto comprado com o dinheiro que roubou, em uma sociedade em que muitos roubam e não são punidos, isso gera uma revolta nos pobres, e é exatamente a causa de tanta violência espalhada, por meio de roubos e de assaltos.
A onda de assaltos em que vivemos, é causada principalmente pelo exemplo que nos vem de cima.  “Se eles roubam, nós também podemos roubar”. “Se eles nos tiram o pão de cada dia, então teremos de dar um jeito de sobreviver do nosso modo”...
Parece que estamos do lado daqueles que nos assaltam nas ruas. Parece que estamos incentivando a violência.
Não! Só estamos analisando a triste realidade em que vivemos.  Uma minoria vive no luxo e na riqueza com altíssimos salários, e ainda se acham no direito de pegar o dinheiro do povo. Enquanto a maioria é relegada ao descaso. Tendo somente um direito: trabalhar, e trabalhar por um salário miserável!
Tomemos cuidado. Roguemos a Deus que nos ajude a distinguir justiça de vingança.
Justiça é o que não está sendo feito corretamente. E infelizmente, por causa disso, muitos fazem justiça com as próprias mãos, dizendo ou pensando que estão fazendo justiça.
Entreguemos tudo a Deus, toda a injustiça que sofremos. Pois a justiça de Deus pode tardar mais ela nunca irá faltar.

Tenha um bom dia. José Salviano.



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir