.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 26 de junho de 2018

-PEGA TUA CAMA E VAI EMBORA Mt 9,1-8-José Salviano


05 de Julho – Ano B

Evangelho Mt 9,1-8


Conhecemos quem é realmente  nosso amigo nas horas difíceis. Na hora da doença, na hora do desemprego, na hora que a nossa casa pega fogo.
São os amigos de verdade que vêm nos ajudar. Aqueles amigos e amigas de sorriso largo, “sartam de banda”, disfarçam, e nos deixam na mão quando precisamos de ajuda.
Aqueles amigos levaram os paralítico até Jesus.
Os nossos melhores amigos são aqueles que nos levam a Deus. Aqueles que nos levam para a missa, para a catequese, para o encontro de jovens, de casal, etc.
Os amigos daquele homem tinham muita fé, além de muita boa vontade, ou seja, muita caridade.
Não podemos abandonar os nossos amigos na hora da doença. Na hora em que eles mais necessitam de uma ajuda. Devemos pensar que ajudando a um amigo, ou mesmo a um estranho, é a Jesus que estamos ajudando. Além do que, um dia nós também podemos estar necessitando de uma ajuda.
Jesus nos cura da pior doença que é o pecado. E faz isso por meio da pessoa do sacerdote. Busquemos a ajuda e o perdão que o Senhor nos disponibilizou por meio da Igreja.
Levanta, pega tua cama e vai para casa.
Quando saímos da Igreja, depois de perdoados, quando saímos da missa, nós vamos para casa. Vamos levar Jesus para a nossa família. Para que a paz de Jesus reine no meio de nós, para que levemos aos nossos familiares, a luz de Jesus.
Hoje podemos nos perguntar: Qual é a minha paralisia? Qual é a sua paralisia? Qual é a nossa paralisia?
O paralítico não andava. Também nós não podemos andar em direção ao irmão carente, em direção a Deus. Somos como que paralíticos quando se trata de fazer uma caridade. Somos como paralíticos quando se trata de irmos à missa, de irmos ao encontro de Deus.
Teus pecados estão perdoados.
No tempo de Jesus, a doença era considerada um castigo associado aos pecados da pessoa e representava uma impureza. É por isso que Jesus primeiro perdoa os pecados daquele homem, para depois então curá-lo. Ele fica admirado pela fé tanto do paralítico como também do grupo que o carregava, e diz-lhe que os seus pecados estão perdoados. Primeiro Ele faz uma purificação, para que, segundo a Lei, o paralítico mereça ser curado. Isso, porque Jesus respeitava a Lei e os costumes ou a cultura daquele povo.  
Os fariseus e mestres da Lei acusaram-no de blasfêmia, porque só Deus tinha o poder de perdoar os pecados segundo a Lei vigente . Por isso eles pretendiam condená-lo.  A cura do paralítico é sinal do poder de Jesus, do  perdão dos pecados, que é fruto do seu amor misericordioso.
Reparem que os líderes judaicos não pronunciaram nenhuma palavra.  Eles somente pensaram. Mas como Jesus é Deus, Ele viu ou ouviu os seus pensamentos.
" Jesus, penetrando-lhes os pensamentos, perguntou-lhes: "Por que pensais mal...?"
"Para que saibais que o Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar os pecados: Levanta-te - disse ele ao paralítico - toma a tua maca e volta para tua casa."
Neste Evangelho Jesus demonstra o seu poder de cura, o poder de estar vendo os nossos pensamentos, e  repreende os fariseus por terem feito um julgamento. 
"Quem ele pensa que é, para perdoar pecados?"   Essa é uma atitude típica de quem está com ciúmes, com inveja de outra pessoa de igual categoria, ou do seu nível, por ela estar fazendo uma coisa que nós gostaríamos de estar fazendo em seu lugar, como às vezes acontece na própria paróquia.
Eu entro na igreja e lá no altar está um colega fazendo a celebração. Qual é a minha atitude? Ei! Por que eu não estou lá? Por que eu não posso fazer celebração também? Quem ele pensa que é para fazer celebração?  Infelizmente existem ciúmes e inveja até nos lugares mais santos, porque somos pessoas pecadoras. E isso, às vezes, atrapalha, emperra o bom andamento das pastorais, e da evangelização.
Quanto a Jesus ver ou ouvir os nossos pensamentos, precisamos tomar mais cuidado, pois estamos pecando direto por pensamentos.


Tenha um bom dia. José Salviano.

3 comentários:

  1. Gostei muito dessa reflexão, excelente obrigado Jose Salviano.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir