.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 18 de junho de 2018

A trave que encobre o nosso olhar-Helena Serpa


 

25 DE JUNHO DE 2018

 

2ª. FEIRA DA 12ª. SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 Cor: Verde

1ª Leitura - 2Rs 17,5-8.13-15a.18


Leitura do Segundo Livro dos Reis 17,5-8.13-15a.18

Naqueles dias: 5Salmanasar, rei da Assíria invadiu todo o país.
E, chegando a Samaria,  sitiou-a durante três anos.  6No nono ano de Oséias,  o rei da Assíria tomou Samaria  e deportou os habitantes de Israel para a Assíria,  estabelecendo-os em Hala 
e nas margens do Habor, rio de Gozã,  e nas cidades da Média.
7Isto aconteceu  porque os filhos de Israel  pecaram contra o Senhor, seu Deus,  que os tinha tirado do Egito,  libertando-os da opressão do Faraó, rei do Egito,  porque tinham adorado outros deuses.  8Eles seguiram os costumes dos povos  que o Senhor havia expulsado diante deles,  e as leis introduzidas pelos reis de Israel.
13
O Senhor tinha advertido seriamente Israel e Judá  por meio de todos os profetas e videntes, dizendo:  'Voltai dos vossos maus caminhos  e observai meus mandamentos e preceitos,  conforme todas as leis que prescrevi a vossos pais  e que vos comuniquei
por intermédio de meus servos, os profetas'. 14
Eles, porém, não prestaram ouvidos, mostrando-se tão obstinados como seus pais,
que não tinham acreditado no Senhor, seu Deus. 15aDesprezaram as suas leis  e a aliança que tinha feito com seus pais,  e os testemunhos com que os havia garantido.  18
O Senhor indignou-se profundamente  contra os filhos de Israel  e rejeitou-os para longe da sua face, restando apenas a tribo de Judá. Palavra do Senhor. 

Reflexão – seguir o caminho do Senhor é observar seus mandamentos
 Sabemos que os mandamentos e os preceitos do Senhor são caminhos seguros para que tenhamos uma vida frutuosa, contudo, muitos de nós não atendemos ao apelo de Deus, desprezamos os ensinamentos da Bíblia e desconhecemos completamente as leis e os decretos divinos. Por isso, ao longo dos tempos Deus tem exortado o seu povo a percorrer os caminhos que Ele abriu para que marchem com segurança. Nós, os Seus filhos, que como o povo de Israel fomos libertados do Egito, isto é, da escravidão do pecado, teimamos em seguir os costumes da gente que desconhece o Senhor e, por isso, terminamos por cair no laço do caçador. Não damos ouvido às Suas recomendações e sofremos as consequências da nossa obstinação. Hoje também o Senhor apela para nós, dizendo: “Voltai dos vossos maus caminhos e observai meus mandamentos e preceitos conforme todas as leis que vos prescrevi”. E, todas as vezes em que fazemos questão de sermos independentes de Deus e donos (as) das nossas vidas, nós nos afastamos da face do Senhor e perdemos a Sua graça, por isso, caímos na desgraça. A ausência da graça e da aprovação de Deus acarreta para nós uma vida de escravos e não de filhos e filhas amadas. Portanto, a palavra de Deus hoje nos convida a deixar de lado o caminho tortuoso para seguir o caminho do Senhor e observar seus mandamentos. – Você tem escutado a voz do Senhor que lhe direciona para os Seus mandamentos? – Você tem pedido o auxílio do Senhor para cumpri-los? – Você se acha “dono (a) da sua vida”? – Você tem adorado outros deuses?

 

Salmo - Sl 59, 3. 4-5. 12-13 (R. 7b)


R. Vossa mão nos ajude, ouvi-nos Senhor!

3Rejeitastes, ó Deus, vosso povo +
e arrasastes as nossas fileiras; *
vós estáveis irado: voltai-vos!R. 
4Abalastes, partistes a terra, *
reparai suas brechas, pois treme.
5Duramente provastes o povo, *
e um vinho atordoante nos destes.R. 

12
se vós, Deus, rejeitais vosso povo *
e não mais conduzis nossas tropas?
Dai-nos, Deus, vosso auxílio na angústia; *
nada vale o socorro dos homens!
13
Mas com Deus nós faremos proezas, *
e ele vai esmagar o opressor.R. 

Reflexão - Aqueles que observam a lei de Deus, do Seu amor, sentem a sua ajuda com a Sua mão que os sustenta, e podem dizer com o salmista: “nada vale o socorro dos homens! Mas com Deus nós faremos proezas, e ele vai esmagar o opressor”! No entanto, como diz o salmista os que rejeitam a Deus são abalados e provados.

Evangelho - Mt 7,1-5


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 7,1-5
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1'Não julgueis, e não sereis julgados.  2Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes.  3Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho?  4Ou, como podes dizer ao teu irmão:  'deixa-me tirar o cisco do teu olho', quando tu mesmo tens uma trave no teu? 
5Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.
Palavra da Salvação. 

Reflexão – “A trave que encobre o nosso olhar”
Neste Evangelho Jesus nos mostra a regra de ouro para a nossa vivencia aqui na terra: não julgar o nosso próximo. Por isso, Ele nos adverte que seremos julgados com o mesmo julgamento que usamos para julgar e medidos com a mesma medida que utilizamos para medir as ações alheias. Tudo o que queiramos dos outros precisamos também vivenciar. Geralmente nós nos acostumamos a cobrar das outras pessoas coisas que desejaríamos também realizar e não o conseguimos. Quando olhamos para o outro e logo “enxergamos” as suas falhas, nós, inconscientemente, estamos descobrindo, também, as nossas limitações, por isso, o erro do outro desperta tanto a nossa atenção e tem tanto peso para nós. A nossa maneira de julgar torna-se, então, um motivo para que sejamos também julgados (as). A começar em mim é para nós a receita para os nossos julgamentos. A rigidez com que olhamos para os defeitos dos outros, deve ser adotada para com os nossos.  Na mesma medida em que medimos as ações dos outros, também seremos medidos (as). Precisamos estar conscientes de que todos nós temos limitações e precisamos de ajustes. Todos nós temos a capacidade para grandes transformações, assim sendo, precisamos ajuizar somente a nós e às nossas atitudes com o intuito de melhorar nas nossas relações com os nossos irmãos – Você se acha autossuficiente e incapaz de cometer “grandes pecados”? – O que você considera um grande pecador? – Você tem o costume de fazer julgamentos mesmo que sejam no seu interior? – Como você acha que será julgado (a), assim como você julga? – Faça hoje esta reflexão, para o seu crescimento

4 comentários:

  1. José Maria Nascimento25 de junho de 2018 às 03:40

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  4. linda reflexão deus te abençoe cada vez mais helena

    ResponderExcluir