.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 12 de junho de 2018

-DAR ESMOLA DISCRETAMENTE Mt 6,1.16-18-José Salviano


20 de Junho – Ano B

Evangelho Mt 6,1.16-18


Dar esmola é garantir o nosso passaporte para o Céu. Pois quem der uma na Terra terá 100 nos Céus.
Dar esmola é fazer caridade, que é a rainha das virtudes.
Hoje Jesus nos recomenda que façamos a nossa caridade de forma discreta. Não a façamos aos olhos dos demais, ou seja, podemos até fazê-la em público, porém, não é necessário que saibam o quando ofertamos ao nosso irmão carente.
E isso é válido para nossa oferta na hora da coleta na missa. Que ninguém saiba o quando nós oferecemos.
Que seja somente Deus que vê tudo, que saiba do nosso segredo, e com certeza irá nos recompensar por nosso gesto.
Por outro lado, a nossa esmola não deve ser puramente interesseira. Isto é, não é muito válida aquela caridade que fazemos somente para obter as graças de Deus. Pois o correto, o ideal, é que sejamos caridosos do fundo da nossa alma, caridosos por ter compaixão de quem sofre, caridosos por que Jesus nos recomendou a dividir com o irmão carente o nosso pão.
Portanto, a nossa esmola, a nossa caridade, não deve ter nenhum tipo de interesse: Nem visando a recompensa divina, nem para sermos bem vistos pelos demais.
Não devemos praticar propositadamente a nossa justiça na frente dos outros só para sermos notados.
No Evangelho de hoje, Jesus começa dizendo para que tomemos cuidado. E quando Ele diz que devemos ter cuidado com alguma coisa, é por que aquilo vai prejudicar a nossa alma, a nossa salvação eterna.
Quando Jesus diz para que tomemos cuidado, não se trata de ameaça, pois Deus não usa desse tipo de expediente, mas sim, está nos avisando do perigo que aquilo afeta a nossa salvação.     
Jesus nos mostra a importância da caridade e da oração, e acrescenta que tudo isso deve ser feito com discrição, sem o objetivo de impressionar, de nos mostrarmos diante dos homens e das mulheres.
Sem o objetivo de sermos bem vistos, e bem quistos, de sermos elogiados. Pois assim, já teríamos recebido a nossa recompensa aqui mesmo na Terra.
Nota que a nossa discrição na hora da esmola, é exatamente para não perdermos a recompensa nos Céus, que a mais importante para o futuro da nossa alma.
Mas infelizmente, existem pessoas por esse mundão de Deus, que gostam de que todos saibam o quanto eles são “bonzinhos”.
Nos tempos de Jesus, os fariseus tocavam trombetas antes de dar uma esmola. Hoje, alguns hipócritas modernos, fazem questão de aparecer na televisão quando faz uma pretenciosa obra de caridade.
E isso acontece por que lá no fundo, eles não são nada caridosos. Pois o verdadeiro caridoso, sente alegria em ajudar, e não está interessado em fazer com que os demais saibam do seu gesto fraterno.

Tenha um bom dia, José Salviano


Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir