.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 25 de junho de 2018

-PEDRO, PAULO E O PAPA Mt 16,13.19-José Salviano


01 de Julho – Ano B

DOMINGO

Evangelho Mt 16,13.19

-PEDRO, PAULO E O PAPA Mt 16,13.19-José Salviano



Hoje a Igreja celebra as pessoas de São Pedro, São Paulo e o nosso Papa, que é o sucessor de Pedro.
Nos tempos em que vivemos, muitos são os motivos pelos quais podemos ficar com medo, desanimados, e ou mesmo ameaçados.
Então, nesses momentos é hora de lembrar as palavras de Jesus:
Pedro, tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja. E eis que estarei convosco até o fim dos tempos, e as portas dos infernos nunca se prevalecerão contra ela” .
Quer mais? Nunca desanimemos. Deus está conosco. As portas dos infernos, a força do diabo, tudo isso é nada diante do seu poder!
Hoje a Igreja Católica Apostólica Romana festeja a sua  fundação pelo próprio Jesus Cristo. Para aqueles que volta e meia perguntam: Onde está escrito que Jesus fundou a Igreja? Onde está escrito que Pedro foi o primeiro Papa, por favor, meus irmãos separados. Leiam o Evangelho deste domingo (Mt 16,13-19).
           
Você vai ver as palavras do Filho de Deus, dando plenos poderes ao primeiro PAPA: Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".   Mais eu sei que você ainda vai continuar duvidando, porque é um cabeça dura!  Você sabe que essa  é a verdade sobre a Igreja. Mas você não quer aceitar. Saber é meio passo para acreditar. Aceitar é diferente. Aceitar, é acreditar.
           
A maioria dos judeus, lá no fundo eles sabiam que Jesus era o Messias. Mas continuavam protestando e rotulando o Filho de Deus de impostor.
           
Pedro foi sim o primeiro papa, quer você aceite ou não. Desculpe a força dessa expressão, não estamos pretendendo ofendê-lo. Só estamos dizendo a pura verdade Histórica.
           
Costumamos dizer que é a Festa de São Pedro. Mas se trata da festa solene de duas colunas, duas pilastras de sustentação da nossa fé, DA NOSSA IGREJA. Isto porque, a fé que  chegou até nós, a fé que professamos hoje, nos foi dada, ou teve sua origem em dois leigos escolhidos por Jesus, dois leigos corajosos e iluminados pele Espírito Santo, e que assim se tornaram os gigantes da evangelização inicial da Igreja Católica nascente.

Eles enfrentaram: Frio, tempestades, naufrágios, perseguições, prisões e não desistiram de continuar o seu imenso trabalho de levar ao mundo a mensagem de Deus publicada pelo seu Filho. Portanto, a fé que temos e que praticamos hoje é uma herança desses dois heróis da Igreja. Pedro, apesar de ter negado Jesus por três vezes, foi perdoado e escolhido por Jesus para representar todos os demais apóstolos, e ser o chefe da Igreja, o PRIMEIRO PAPA.
Paulo que perseguia os cristãos daquela época, foi  sacudido pelo próprio Jesus no caminho de Damasco, e pela força e poder de Deus foi perdoado, e transformado de inimigo dos cristãos, ao melhor e maior missionário de Reino de Deus.  
Paulo recebeu o dom de explicar Jesus de uma forma que todos entendessem o Evangelho. Ele disse que não era ele quem vivia, mas sim, era Cristo que vivia nele. Porque Paulo sentia que suas ações e palavras não eram dele, mas sim de Cristo.

Sabe aquela de quando você recebe um elogio por algo maravilhoso que fez, e você sente que não mereceu aquele elogio? E porque? Porque não foi você quem fez aquilo: Aquela homilia, aquele sermão, aquela palestra. Na verdade, você foi apenas um instrumento como Paulo, que emprestou seu corpo, sua mente, e principalmente sua boca para que Deus pudesse falar ao mundo por seu intermédio.
           
Paulo foi isso. Um instrumento de Deus para dar continuidade à obra de Jesus Cristo na Terra. 
E nós? O que está faltando para sermos continuadores de Pedro e de Paulo?  Coragem? Vontade? Ou está faltando aquela fé forte como a de Paulo e de Pedro?
           
Hoje celebramos também o dia do Papa, o nosso atual sucessor de Pedro, cuja missão é guiar, orientar, dirigir a continuidade mundial da nossa fé através do trabalho apostólico dos cristãos unidos pela mesma crença, nesta missão de anunciar ao mundo formado de diversas culturas, ele, o Papa, coordena e administra a CATEQUESE, a divulgação da mensagem única do Evangelho de Jesus Cristo para a salvação de todo o Universo, que forma um só rebanho pela fé em Cristo Jesus, o Filho de Deus.
           
A  libertação milagrosa  de Pedro na prisão, assim como  a súbita morte do perseguidor Herodes Agripa. Foram ambos fatos ocorridos pela intervenção divina para que a justiça fosse feita.
Meus irmãos.  Partindo do princípio de que não cai uma folha da árvore sem a permissão de Deus, o qual quer que toda  injustiça seja corrigida, podemos concluir que  Deus até permite que aconteça um mal necessário. Porém, em seguida Ele faz chover a justiça.
Ele permitiu a morte de Jesus, mas em seguida o ressuscitou dos mortos.
Permitiu que Paulo passasse por todo o sofrimento fruto da perseguição por causa do Evangelho.

Podemos constatar que nos nossos dias também a ação de Deus em prol da correção das injustiças está sempre presente entre nós.

Deus não é vingativo, nem mau. Deus é justo. Deus nos corrige. Deus tirou Pedro da prisão de forma espetacular, e livrou Paulo  do perseguidor Herodes Agripa, pois ainda não era hora do seu suplício.
           
Caríssimos. Não tenha medo de denunciar as injustiças, não se acovarde diante dos poderosos e injustos. Pois AS PORTAS DOS INFERNOS NUNCA SE PREVALECERÃO CONTRA A IGREJA DE JESUS CRISTO, E EIS QUE JESUS ESTARÁ SEMPRE CONOSCO ATÉ O FIM DOS TEMPOS.
            
A Igreja celebra o martírio de Pedro e de Paulo na mesma data porque eles fizeram um trabalho igual, estiveram unidos na mesma missão de levar a todos o quanto pudessem, e Evangelho de Jesus Cristo, de forma destemida, confiantes na proteção divina, e dispostos a enfrentar tudo. Até a morte!
Celebramos Pelo e Paulo no mesmo dia porque os dois foram e ainda são pilastras vivas do edifício humano e espiritual que é a Igreja. Pedro evangelizou muito, especialmente os judeus. Enquanto  Paulo espalhou o Evangelho de Jesus ser conhecido em várias nações.
             
A corajosa  pregação de ambos foi selada, confirmada e perpetuada com o martírio. Esses dois gigantes da nossa fé deram provas de até que ponto pode ir o ser humano quando confia na proteção de Deus, e aceita o seu chamado para anunciar o Reino de Deus entre os homens e as mulheres. Eles não foram pessoas apenas de palavras bonitas de discursos de impactos, e de grande eloquência. Eles foram, ao lado de seus brilhantes discursos, testemunhas de que a fé remove as montanhas do egoísmo e da injustiça. O MODO COMO PEDRO E PAULO VIVERAM E MORRERAM QUESTIONA O NOSSO COMODISMO NA DÉBIL PRÁTICA DE NOSSA FÉ!
           
Será que  nos tempos atuais teríamos ou temos alguém semelhante a Paulo?  Eu acho que sim. Eu conheço alguns padres e também muitos leigos  que são exemplos vivos de Paulo nos dias de hoje. Não citaremos os seus nomes aqui para não causar ciúmes a ninguém. E você também deve conhecer muitos católicos destemidos. A Igreja de Pedro está cheia de novos Pedros e Paulos. Sigamos os seus exemplos. 
           

Desejamos a todos um bom domingo. José Salviano.


Um comentário:

  1. Ótima reflexão. Isso nos torna mais confiantes na fé e na esperança.

    ResponderExcluir