.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 12 de junho de 2018

“NÃO PENSEIS QUE EU VIM ABOLIR A LEI E OS PROFETAS.” – Olívia Coutinho



Dia 13 de Junho de 2018

Evangelho Mt5, 17-19

Tudo o que cumprimos com o coração alegre, vem de Deus, não é imposição, é algo em favor da vida!
As leis de organização tanto social quanto  religiosas, só tem sentido para Jesus, se forem elaboradas  em favor da vida, e Jesus veio implantar a justiça, libertar e fazer desabrochar a vida!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, começa dizendo que Jesus disse aos seus discípulos: " Não pensem que vim abolir a lei e os profetas.Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento." Em outras palavras, podemos dizer: Jesus não veio para provocar desordens e sim, para dar sentido à lei, que em muitas situações, é desfavorável à vida.
O texto nos alerta sobre o perigo de nos deixar contaminar pela mentalidade farisaica, uma mentalidade, ainda presente nos dias de hoje, até mesmo nas nossas Igrejas: colocar pesados fardos nos ombros dos outros e em nós mesmos, nada ...   
Como sabemos, o legalismo era, e continua sendo um instrumento de alienação e opressão que desvia a atenção do povo. Enquanto o povo se ocupa na observância de tantos  preceitos,  normas, seus líderes   sentem-se livres para praticarem seus atos ilícitos. 
Em todos os seus ensinamentos, Jesus sempre deixou claro, que a vida deve estar acima de toda e qualquer lei. A interpretação que Ele faz dos mandamentos, mostra-nos claramente a intenção de Deus, Deus não quis somente nos deixar mandamentos, como quis também, nos oferecer, por meio de Jesus, diretrizes precisas e importantes para a nossa vivencia no amor.
 Jesus não veio para  mudar nada,  Ele veio nos apresentar  uma proposta de vida nova, uma proposta que pode nos levar a um transformação de vida. Com suas palavras Jesus nos mostra, que uma religiosidade sem espiritualidade não nos leva  a Deus. Religiosidade, exige o cumprimento das  leis, normas, o que devemos obedecer, mas é a espiritualidade que nos leva  a Deus, a  um vida em plenitude, pois a espiritualidade, é a vivencia no amor!
O antigo Testamento diz: “Não matarás”, Jesus diz o mesmo com uma só palavra: "Amem-se.” “Não matarás” é uma ordem (lei) “amem-se” é uma proposta!  Como vemos, Jesus não mudou nada, só  colocou amor nas palavras, nos convidando a amar.
O amor é a arma que bloqueia toda ocasião de pecado, pois quem ama não mata, não escandaliza o outro, preserva a família, perdoa, enfim, quem ama cumpre todos os demais mandamentos.
A nossa identidade, o que nos distingue como cristão, é a nossa vivencia no amor, onde não há amor, não  há vida cristã.
O reino de Deus não se espalha através do cumprimento de leis, de normas,  o Reino de Deus, se espalha pelo o “contagio” do amor, o amor é “contagioso “pega de um para o outro!  Não podemos esquecer: só se prende  amar, sendo amado.
Meu irmão e minha irmã: quando alguém te disser: você é muito espirituoso (a), sinta-se alegre, pois você é cheio de amor.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:




3 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Louvado Ceja Deus Olivia. Você Realmente é uma Pessoa Iluminada. Faz Muitas lideranças em todas estâncias Colocarem Os Pés No Chão.

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir