.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 24 de junho de 2018

NÃO JULGAR PARA NÃO SER JULGADO-Adélio



REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 25/06/2018
-Mateus 7,1-5

"NÃO JULGAR PARA NÃO SER JULGADO ".

O Sermão  da montanha foi derrubando  pouco a pouco  todas as estruturas e condicionamentos internos que aprisionam e escravizam a pessoa sob uma perspectiva nova que revoluciona a ética e todo o comportamento humano convencional: a presença do Reino de Deus. A lei do talião o fez com  a ansiedade por possuir, com a angústia perante o amanhã; agora o faz  com o julgamento contra o irmão. 

Olhando para o texto do Evangelho que a liturgia nos convida a refletir neste dia de hoje, nós vamos ver que, nesse cap.7, encontram uma série de conselhos para a comunidade. O texto de hoje é o primeiro deles : "não julgueis ". Seremos julgados da mesma  forma com que julgamos os outros. 

Nosso amor para com o próximo deve ser sincero e concreto. Para isso, é necessário não julgar. Isso significa não fazer idéias erradas dos que nos rodeiam. O mau juízo a respeito de um irmão é sempre um atentado contra a pessoa e a comunidade. 
   A verdade é que nada no Evangelho nos autoriza a fazer isso. Acostumemo-nos, pois, a interpretar bem o próximo, mesmo quando suas ações não evidênciam o bem.

  Meus irmãos e irmãs : busquemos a aprofundar um  pouco mais. Observamos no texto que, Jesus nos proíbe de julgar e condenar os outros. Por que? Porque qualquer julgamento não evangélico, dirigido a outra pessoa,  coloca Deus em questão. Isso cria uma  relação negativa entre Deus e nós, que o induz a julgar-nos do mesmo modo que julgamos os outros.
   Como nossas condenações são consequência de uma variedade que nos cega, elas impedem-nos de ver as próprias faltas e falhas  ( "a trave em nosso próprio olho ") e vemos somente as dos outros. 
    Nesse caso, devemos tomar cuidado, pois além de ofender a misericórdia de Deus, a qual somos convidados a imitar, ofendemos também a verdade : não somos melhoresdo que os outros; não estamos em posição de julgar ninguém. 

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS -Adélio Francisco. 
  
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão do facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário