.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 14 de junho de 2018

NÃO COMETERÁS ADULTÉRIO-Adélio


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA  15/06/2018
-Mateus 5,27-32

"OUVISTES O QUE FOI DITO : NÃO COMETERÁS ADULTÉRIO! "...

Esses veículos do Evangelho  que a liturgia nos apresenta para hoje, é continuidade do trecho tirado do Sermão da montanha. Os doutores da lei, os fariseus representam a lei antiga,  mas Jesus nos apresenta uma outra atitude : revela-se o promulgador da Nova Aliança. 
 A Expressão : " Eu, porém, vos digo " vem interiorizar a lei que será escrita não em tábua de pedra, mas de carne, no coração dos homens. Desse modo, a nova lei discernirá o mal em sua raiz, no coração, e não apenas quando se manifesta nas atitudes externas.
      "Não cometerás adultério " se relaciona com o "não matar ", pois o adultério, à semelhança do homicídio, lesa a pessoa enquanto subtrai ao legítimo cônjuge aquilo que é considerado, especialmente em meio semítico, um bem que lhe é próprio.

O Evangelho nos mostra que o adultério começa no coração, é ali aonde nascem os desejos que despois são traduzidos em atos.
Na cultura mediterrânea, o olho era o órgão através do qual se manifestavam alguns maus desejos, sobretudo a inveja e a avareza. A mulher era considerada propriedade do varão, de modo que o desejo invejoso de possuir a mulher alheia era, em realidade, um atentado contra a propriedade.

No tema do adultério, coloca-se o problema da separação matrimonial, que estava regulamentada pela lei judaica. As palavras de Jesus são contundentes e corrigem não somente a interpretação que as escolas rabínicas deram sobre a lei de Moisés, mas também os ensinamentos dessa mesma lei. 
Moisés permitiu aos israelitas separarem-se de suas mulheres por causa da dureza de seu coração, mas no desígnio do criador, o homem e a mulher que se unem devem permanecer unidos para sempre.

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS-Adélio Francisco. 

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão do facebook:


Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir