.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 6 de junho de 2018

OS SADUCEUS E A RESSURREIÇÃO-Adélio Francisco



REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 06/06/2018 
-Marcos 12,18-27
  
"OS SADUCEUS E A RESSURREIÇÃO."
 No texto  do  Evangelho  que  a  liturgia  nos  convida a refletir neste dia de hoje: vemos  que  aparece  um  grupo de pessoas, que são  os  saduceus: eles  são grupos político e religioso formado pelas classes dominantes. Eram amigos da  cultura helenista e colaboradores do Império Romano; rejeitavam a tradição oral, a fé na ressurreição e na existência dos anjos. Eles procuram  ridicularizar a crença na ressurreição dos  mortos. Jesus lhes  responde acusando-os de não entenderem a Escritura, pois  se orientam mais por seus próprios  interesses do que pelos de Deus . Jesus interpreta a ressurreição, não como uma continuação da vida mortal, mas como um estado de vida em plenitude junto de Deus. 
  Vemos que para falar da Ressurreição temos que falar também da morte. Afinal, que é a morte?  É a separação  da alma do corpo. A  alma é por natureza imortal. Por ser espiritual, ela não se decompõe. Só o corpo é perecível, porque é matéria, sujeito a decomposição. A alma é o princípio vital do corpo. Enquanto o corpo está unido à alma ele se faz um -só -ser com ela. É uma união substancial. Forma uma unidade vital: a pessoa. 
   A alma não está no corpo como o pé dentro do sapato. A alma está no corpo à maneira de vida que circula em todo o ser, de  tal sorte que, mesmo sendo ela espiritual, torna-se de certo modo visível. Nós vemos na expressão do rosto uma dor moral que está na alma. No momento em que alguém morre, o seu corpo está ali todinho: olhos, nariz, boca, orelhas, etc. Mas vemos que falta uma coisa: a vida. Na pessoa viva a alma transparece no olhar, no sorriso, na expressão toda do rosto. Corpo e alma formam de tal modo uma única realidade que, quando digo que eu sinto uma dor, posso estar me referindo a um espinho no pé ou a uma dor na alma. 
   Por isso, a morte, que é a separação da alma do corpo, faz-se de maneira violenta, porque o corpo, e a alma foram feitos um para  o  outro, para serem e agirem como um - só - ser. Alguém já  me  fez  uma  pergunta sobre  o que  significa a palavra  "agonia" é uma palavra grega que significa "luta ". Luta violenta por causa da separação de dois seres que existem à maneira de um único ser. Alma e corpo não se relacionam como porca e parafuso, dos quais se pode inverter o par. Cada corpo tem sua alma com a qual constitui uma identidade única. A ressurreição é uma nova integração da pessoa em seu corpo  e alma  de tal modo que a pessoa ressuscitada seja a mesma de antes de ressuscitar.

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS -Adélio Francisco


Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir