.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 7 de junho de 2018

OS MAIORES MANDAMENTOS-Adélio Francisco


REFLEREFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 07/06/2018
-Marcos 12,28b-34

"OS  MAIORES MANDAMENTOS".

Vamos uma vez mais pela graça de Deus, refletir sobre o evangelho no  qual a liturgia nos apresenta neste dia de hoje : vemos que o fundamentalismo religioso dos fariseus e dos doutores da lei havia multiplicado os dez mandamentos em aproximadamente 630 mandamentos. Foi aí que um dos doutores da lei, sinceramente confundindo, pergunta a Jesus sobre o mandamento principal. Jesus, recorrendo as escrituras, responde que não é um, e sim dois: o amor a Deus e ao próximo. Do amor a Deus, antes que ritos e promessas, deve nascer sempre o amor e a solidariedade pelos irmãos.  
   Jesus não ensinou apenas com palavras, mas com seu comportamento. Hoje, por sinal, Jesus nos  dá um belo exemplo de amor. O interlocutor é um escriba. Por mais vezes Jesus havia censurado os escribas, dizendo ao povo que não lhes seguisse   os exemplos. Hoje Jesus reconhece no  escriba, que o procurara com sinceridade, um homem não longe da verdadeira sabedoria : "Não estás longe do Reino de Deus ". Jesus mostra não ter preconceitos ou uma atitude de prevenção. Os escribas haviam sempre  tido uma atitude agressiva para com Jesus e seus ensinamentos. Eles estarão  com os sacerdotes, levando Jesus amarrado a Pilatos. Estarão ao pé da cruz, ainda com os sumos sacerdotes, zombando dele. 
     
Jesus sabe reconhecer o bem onde estiver. Também no coração de um escriba, que pertence a uma classe hostil a ele. Também o escriba é seu próximo, é seu irmão. E Trata-o bem. E elogia sua sabedoria, quando diz coisas sábias. Mesmo porque Jesus viera à procura dos pecadores, viera para que todos tivessem vida em ambulância. É bom olhar o  comportamento de Jesus com o escriba do Evangelho de hoje. Uma atitude de respeito. O cristão que esnoba a posse da verdade e do bem terá sempre uma ponta de desprezo para os que não  pensam ou não rezam como ele. Esse tipo de cristão, bastante encontradiço nas igrejas, talvez nunca olhou Jesus nos olhos, talvez  nunca tenha escutado a doçura amorosa de sua doutrina sobre o amor a Deus e ao próximo. O mandamento ditado por Jesus hoje deve embeber todos os mandamentos e iluminar todo o comportamento do cristão. 

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS --Adélio Francisco.

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão do Facebook. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário