.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 11 de junho de 2018

O poder de Deus é o Amor!-Helena Serpa




19 DE JUNHO DE 2018

3ª. FEIRA DA 11ª. SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor: Verde

1ª Leitura - 1Rs 21,17-29


Leitura do Primeiro Livro dos Reis 21,17-29
Após a morte de Nabot, 17a palavra do Senhor foi dirigida a Elias, o tesbita, nestes termos:  18'Levanta-te e desce ao encontro de Acab, rei de Israel, que reina em Samaria.  Ele está na vinha de Nabot, aonde desceu para dela tomar posse.  19Isto lhe dirás: 'Assim fala o Senhor:  Tu mataste e ainda por cima roubas!  E acrescentarás: 'Assim fala o Senhor:  No mesmo lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabot, lamberão também o teu '.
20Acab disse a Elias:  'Afinal encontraste-me, ó meu inimigo?'
Elias respondeu: 'Sim, eu te encontrei.  Porque te vendeste para fazer o que desagrada ao Senhor,  21farei cair sobre ti a desgraça:  varrerei a tua descendência,  exterminando todos os homens da casa de Acab,  escravos ou livres em Israel.  22Farei com a tua família  como fiz com as famílias de Jeroboão, filho de Nabat, e de Baasa, filho de Aías,  porque provocaste a minha ira e fizeste Israel pecar.  23Também a respeito de Jezabel  o Senhor pronunciou uma sentença:  'Os cães devorarão Jezabel no campo de Jezrael.  24Os da família de Acab que morrerem na cidade,
serão devorados pelos cães,  e os que morrerem no campo,
serão comidos pelas aves do céu' '.  25Não houve ninguém que se tenha vendido como Acab,  para fazer o que desagrada ao Senhor,
porque a isto o incitava sua mulher Jezabel.  26Portou-se de modo abominável,  seguindo os ídolos dos amorreus  que o Senhor tinha expulsado diante dos filhos de Israel.  27Quando Acab ouviu estas palavras, rasgou as vestes,  pôs um cilício sobre a pele e jejuou.
Dormia envolto num pano de penitência e andava abatido.  28Então a palavra do Senhor foi dirigida a Elias,
o tesbita, nestes termos:  29'Viste como Acab se humilhou diante de mim?  Já que ele assim procedeu, não o castigarei durante a sua vida,  mas nos dias de seu filho  enviarei a desgraça sobre a sua família'.  Palavra do Senhor. 

Reflexão – “Qual o caminho que desejamos seguir?”                                             
A justiça de Deus se realiza como uma consequência das nossas ações, boas ou más. Dessa forma, o nosso arrependimento ou a nossa obstinação em permanecer no erro é a medida para que o Senhor nos perdoe e nos induza à conversão ou nos deixe à mercê da nossa cegueira.  O livre arbítrio, nos foi concedido, por isso, compete a cada um de nós a escolha do caminho pelo qual desejamos seguir. Todas as nossas ações deixam sinais como os da fumaça no ar e podem alcançar os que estão próximos a nós, assim como também àqueles (as) que vêm depois de nós e   nos sucederão nas gerações futuras. A não ser que haja um corte, um basta, uma renovação e decisão de conversão e vivência concreta do bem, as nossas más ações do passado continuarão tendo influência na vida futura dos que nos sucederão. Mas como dar um basta? O reconhecer, o rasgar o coração (assim como Acab rasgou as vestes) será o passo inicial para que a misericórdia de Deus também se manifeste. Quando decidimos mudar de vida precisamos ter firmeza naquilo a que nos propomos, mesmo que seja difícil e que faça doer a nossa carne, a fim de que possamos dar bons exemplos e mudar o rumo da história. Deus não deseja a morte do pecador, mas sim que ele se converta. Até as nossas ações mais abomináveis estão sob o crivo da misericórdia de Deus, por isso, nunca poderemos julgar as pessoas pelas suas más ações. - Você costuma reconhecer e arrepender-se quando erra? – O que você acha da reação de Acab diante das ameaças do Senhor? – Na sua maneira de ver os criminosos, ladrões, estupradores, têm direito ao perdão de Deus?

Salmo - Sl 50,3-4. 5-6a. 11.16 (R. C f. 3a)


R. Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!

3Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! *
Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
4Lavai-me todo inteiro do pecado, *
e apagai completamente a minha culpa!R. 

5Eu reconheço toda a minha iniqüidade, *
o meu pecado está sempre à minha frente.
6aFoi contra vós, só contra vós, que eu pequei, *
e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!R. 

11Desviai o vosso olhar dos meus pecados *
e apagai todas as minhas transgressões!
16Da morte como pena, libertai-me, *
e minha língua exaltará vossa justiça!R. 

Reflexão - O salmo 50 é o salmo do pecador arrependido, que reconhece a sua culpa e admite que o seu pecado esteja sempre ao seu lado, mas que confia na misericórdia e no perdão do Deus de amor. Com a imensidão do Seu AMOR, o Senhor nos purifica lavando os nossos pecados e apagando a nossa culpa. A justiça de Deus é o Seu amor misericordioso, por isso, precisamos exaltá-la com a nossa língua.  – Reze hoje de coração com o Salmo 50 e sinta o perdão de Deus

Evangelho - Mt 5,43-48


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,43-48
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43Vós ouvistes o que foi dito: 'Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!'
44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons,
e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis?
Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário?
Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos
como o vosso Pai Celeste é perfeito.' Palavra da Salvação.

Reflexão – “O poder de Deus é o Amor!”
Neste Evangelho, Jesus nos dá a receita para que nos tornemos filhos do Pai que está no céu:  agir de acordo como Ele agia, praticando com o próximo o mesmo método que usa para conosco.  E, a primeira regra que Jesus nos aponta é, justamente, a vivência do amor em todas as circunstâncias, mesmo naquelas em que somos perseguidos pelos inimigos. Assim sendo, com estas palavras, Jesus nos ordena: “Sede perfeitos como o vosso Pai Celeste é perfeito”! A perfeição é a vivência do amor de Deus se manifestando dentro de nós. Às vezes confundimos perfeição com perfeccionismo e acreditamos que ser perfeito é fazer tudo muito certo para não dar margem a que outras pessoas nos julguem.  Jesus, no entanto, nos adverte que ser perfeito é saber perdoar, amar, acolher, aceitar o erro dos outros, assim como Pai o faz.   Deste modo, Ele nos ensina a pôr em prática a Lei de Deus que antes era deturpada: amar ao próximo como a nós mesmos. Seremos parecidos (as) com o Pai na medida em que vivenciarmos o Seu Amor nos nossos relacionamentos. Deus ama incondicionalmente ao maior pecador.  Aos olhos do mundo o que Jesus nos ensina é um verdadeiro contrassenso, pois na maioria das vezes, damos o primeiro lugar na nossa vida às pessoas de quem mais gostamos; só oramos pelos que são mais queridos (as) nossos; só cumprimentamos a quem simpatizamos; só ajudamos às pessoas que podem nos recompensar; gostamos sempre de permanecer no grupo perto das pessoas com quem mais nos identificamos e assim por diante! As outras pessoas, são como ilustres desconhecidos para não dizer inimigos e estão fora do nosso convívio. Amar e rezar pelos nossos inimigos e perseguidores é o conselho de Jesus.   Por isso, não podemos nos limitar a amar somente àqueles que nos amam, não haveria mérito. Não somos obrigados a gostar ou admirar, Jesus nos ordena que amemos e amar é querer o bem, é ajudar, é reconhecer que todas as pessoas são objeto do Amor de Deus. O Pai perfeito do céu nos ama do jeito que somos e não nos cobra e nos perdoa, mesmo quando   somos filhos e filhas ingratos. A perfeição, a grandeza e o poder do Pai estão no amor e o Seu Amor foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo, portanto podemos amar os nossos inimigos. – Você concorda com isso? – Você faz discriminação de pessoas? – Você cultiva o hábito de formar panelinhas? – Você deseja o bem e o sucesso para todo mundo ou só para alguns? - Você reza pelas pessoas a quem você não aprecia, ou até pelas pessoas que o (a) perseguem? – Você tem alguém a quem perdoar? Reze por esta pessoa!


4 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento19 de junho de 2018 às 05:24

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!! Esse é o maior dos mandamentos e o mais difícil, quando consideramos o irmão em Cristo como inimigo. Por isso que Ele também nos recomenda a entrar pela "porta estreita".

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  4. obrigado por suas palavras helena. deus te abencoe

    ResponderExcluir