.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 11 de junho de 2018

A semente é a Fé na Palavra de Deus-Helena Serpa


17  DE JUNHO DE 2018

 

11 º DOMINGO DO

 

TEMPO COMUM


Cor: Verde

 

1ª Leitura - Ez 17,22-24


Leitura da Profecia de Ezequiel 17,22-24
22Assim diz o Senhor Deus: 'Eu mesmo tirarei um galho da copa do cedro, do mais alto de seus ramos arrancarei um broto e o plantarei sobre um monte alto e elevado. 23Vou plantá-lo sobre o alto monte de Israel. Ele produzirá folhagem, dará frutos e se tornará um cedro majestoso. Debaixo dele pousarão todos os pássaros, à sombra de sua ramagem as aves farão ninhos. 24E todas as árvores do campo saberão que eu sou o Senhor, que abaixo a árvore alta e elevo a árvore baixa; faço secar a árvore verde e brotar a árvore seca. Eu, o Senhor, digo e faço'.
Palavra do Senhor.

Reflexão – “somos também como as árvores”  
A humildade é uma prerrogativa dos que se abandonam à misericórdia de Deus e esperam pela Sua ação.  Nós, também, como as árvores, podemos, a partir da nossa simplicidade e pequenez, deixar com que Deus possa fazer em nós grandes maravilhas e, por nosso meio, mostrar o Seu poder ao mundo todo. O próprio Deus nos arranca das coisas grandes, dos mirabolantes projetos e como sementes, Ele nos planta no lugar onde poderemos ser úteis para o bem de todos.  Quando, nos sentimos fracos e impotentes nos entregando à ação poderosa de Deus, somos como árvores que produzem frutos e abrigam os pássaros que vêm em busca de refúgio.  Ele nos dá a graça de nos apossar de todos os dons a fim de desempenhar bem a nossa missão no mundo. Todos nós precisamos ser como essa árvore que dá sombra e fruto aos que dela se aproximarem. Contudo, para podermos acolher e alimentar os filhos de Deus, precisamos nos apoderar dos dons do Espírito Santo que já recebemos no nosso Batismo. A graça que auferimos de Deus nos bastará para usufruir dos dons e talentos que Ele nos concedeu a fim de que tenhamos uma vida próspera e abundante.   – Você já se entregou à Deus para que o (a) plante no lugar que Ele quer? – Você já está dando frutos que alimentam os filhos de Deus? – Você tem dado sombra a alguém? – Você é uma pessoa humilde?

 

Salmo - Sl 91,2-3.13-14.15-16 (R. Cf. 2a)


R.Como é bom agradecermos ao Senhor.

2Como é bom agradecermos ao Senhor*
e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo!
3Anunciar pela manhã vossa bondade,*
e o vosso amor fiel, a noite inteira.R.

13
O justo crescerá como a palmeira,*
florirá igual ao cedro que há no Líbano;
14
na casa do Senhor estão plantados,*
nos átrios de meu Deus florescerão.R.

15
Mesmo no tempo da velhice darão frutos,*
cheios de seiva e de folhas verdejantes;
16
e dirão: 'É justo mesmo o Senhor Deus:*
meu Rochedo, não existe nele o mal!'R.

Reflexão - Haveremos sempre de agradecer ao Senhor e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo, porque é Ele quem nos faz crescer como a palmeira e florir igual o Cedro, não importando a idade, até mesmo na velhice. O nosso crescimento humano e espiritual é uma consequência da nossa entrega ao Senhor que nos modela ao Seu gosto. O homem justo é aquele que se ajusta aos moldes de Deus. Assim, ele crescerá de acordo com o plano do Senhor e dará frutos em qualquer época da sua vida.

2ª Leitura - 2Cor 5,6-10


 Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 5,6-10
Irmãos: 6Estamos sempre cheios de confiança e bem lembrados de que, enquanto moramos no corpo, somos peregrinos longe do Senhor; 7pois caminhamos na fé e não na visão clara. Mas estamos cheios de confiança e preferimos deixar a moradia do nosso corpo,
para ir morar junto do Senhor. 9Por isso, também nos empenhamos em ser agradáveis a ele, quer estejamos no corpo,
quer já tenhamos deixado essa morada. 10Aliás, todos nós temos de comparecer às claras perante o tribunal de Cristo, para cada um receber a devida recompensa - prêmio ou castigo - do que tiver feito ao longo de sua vida corporal. Palavra do Senhor.

Reflexão – “peregrinos na fé”
Nesta carta São Paulo nos dá uma ideia da nossa situação enquanto vivemos aqui na terra. Ele nos lembra de que, enquanto caminhamos neste mundo somos peregrinos e estamos distantes da visão de Deus. Peregrinamos exclusivamente na fé e na confiança de que um dia iremos chegar mais perto de Deus. Mesmo assim, precisamos nos empenhar em sermos agradáveis e reconhecidos ao Senhor, enquanto aqui vivemos, na certeza de que teremos de comparecer um dia, às claras, diante do tribunal de Cristo. Seremos julgados pelas nossas ações enquanto aqui estamos e receberemos a recompensa – prêmio ou castigo – de acordo com o que tivermos feito ao longo da nossa vida corporal. Esta é uma realidade a que não podemos fugir nem tampouco esquecer.  Igualmente nunca deveremos esquecer de que o tempo presente é um presente que Deus nos concede com o propósito de nos dar oportunidade para produzir frutos que permaneçam até a vida eterna. – Você tem aproveitado bem o tempo que Deus lhe dá? – Você tem feito obras que agradam ao Senhor? – Qual é o material que você tem enviado para construir a sua casa na outra vida?

Evangelho - Mc 4,26-34



+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 4,26-34
Naquele tempo: 26Jesus disse à multidão: 'O Reino de Deus
é como quando alguém espalha a semente na terra. 27
Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou'. 30E Jesus continuou: 'Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra'. 33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos,
explicava tudo. Palavra da Salvação.

Reflexão – “A semente é a Fé na Palavra de Deus”
Jesus usa palavras muito simples para nos explicar como acontece o processo da nossa conversão. A semente que alguém espalha na terra é a Fé que por meio da Palavra de Deus vai sendo acolhida no nosso interior, quando a ouvimos com atenção, quando a meditamos e abrimos o nosso coração para abriga-la. Sem que notemos a semente do reino vai germinando e crescendo dentro de nós por obra do Espírito Santo. Nós apenas oferecemos a terra do nosso coração e o próprio Deus planta, rega e cultiva a nossa alma. Assim como na árvore aparecem primeiro, as folhas, depois a espiga e por fim os grãos, dentro de nós vão se manifestando as características que identificam que o reino de Deus já acontece na nossa vida. Isto é conversão e não acontece de uma hora para outra. Exige tempo, maturação, abertura de coração, perseverança na oração, na meditação da Palavra e, principalmente, o desejar viver este reino aqui na terra.  O reino de Deus é um estado de espírito! É um modo de ser de Deus e de pertencer a Ele depositando a nossa confiança e o nosso ideal nos Seus desígnios para nós. Jesus passa, então, a ser o Senhor e Rei da nossa vida e a nossa maior motivação. As características do reino vão evoluindo em nós assim como o grão de mostarda que de pequenina semente se torna uma grande árvore que dá abrigo aos pássaros do céu. Estas características são visíveis através das nossas ações de  generosidade, acolhimento,  fraternidade, solidariedade e do saber relacionar-se bem com o próximo,  perdoando,  partilhando  e  compreendendo.  – Você sente em si as características do reino de Deus? -  Você tem observado as transformações que estão acontecendo em você? – Houve mudanças no seu temperamento? – Você tem crescido no processo de conversão?


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário