.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 19 de junho de 2018

-O NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA Lc 1,57-66.80-José Salviano


12º DOMINGO TEMPO COMUM

Evangelho Lc 1,57-66.80

-O NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA Lc 1,57-66.80-José Salviano

 
Jesus, Maria e João Batista, são celebrados pela Igreja, pelos seus nascimentos. Ou seja, pela data de seus nascimentos. Por que, o resto dos demais santos, suas festas são celebradas nas datas das suas mortes.
Hoje celebramos o nascimento milagroso de João Batista, isto porque para Deus, nada é impossível. Milagroso por que a esposa de Zacarias era idosa e estéril!
O nascimento de João foi parecido com o de Jesus. Assim como um anjo apareceu a Maria e anunciou que ela iria dará Luz a um Filho, também Zacarias quando estava no Templo, recebeu a visita de um anjo que lhe deu a bela notícia de a sua mulher embora estéril e velha, conceberia e daria a luz a um filho, que ele deveria por o nome de João.
João já nasceu com uma grande missão o esperando: A de anunciar a chegada do Messias, e apontar o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo. João foi o último dos profetas.
João Batista foi muito importante na História da salvação. O a sua pessoa é lembrado todos os dias em todas as missas, quando o Padre elevando a Hóstia consagrada, repete a frase que um dia saiu da sua boca: “Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira os pecados do mundo”
 Hoje celebramos a solenidade do nascimento daquele que foi, segundo as palavras do próprio Jesus, o maior de todos os mortais nascidos de uma mulher: João Batista.
São João é celebrado e comemorado pelos brasileiros  nas festas  juninas, onde  nós nos alegramos, porém, infelizmente nem todos sabem da grande importância de São João o Batista.
Infelizmente, temos a lamentar mais uma vez,  a triste realidade que vem acontecendo nas festas juninas no Nordeste brasileiro.  Região tradicionalmente de povo humilde e devoto, sofrido pelas agruras das secas continuadas, é o lugar onde as comemorações juninas são mais fortes que o carnaval no sul do Brasil.  É uma estrondosa festa, onde todos são envolvidos naquela alegria contagiante.
Porém,  com o passar dos tempos, com a influência da mídia, e com a destruição dos valores, as comemorações de São João  Batista no Nordeste brasileiro tomou um rumo inesperado, lamentável, tomou  uma  outra  figura, tomou  uma outra direção.
Os jovens daquela região, sedentos de diversão, transformaram a solenidade ou comemoração  das festas juninas, em motivos de pura diversão, onde rola muita bebida, sexo irresponsável, e muito outros tipos de libertinagens, lamentáveis, para um povo de uma região que era tão devota e amada por Deus. 
Isso tudo somado com a falta de padres naquela região, contribui para que as festividades juninas fiquem  cada ano menos santas e mais mundanas.   
Caríssimos! Que podemos fazer além de rezar por essa triste realidade? Será que não podemos interferir  de alguma maneira, e mostrar àqueles jovens que eles estão profanando, ou misturando as coisas? 
Reconhecemos que os jovens precisam de diversão, mais não por causa disso que podem  transformar as Festas de São João em um imenso bordel público de promiscuidade!  Isso é um grande sacrilégio! Será que alguém pode fazer alguma coisa aí?
João Batista, foi grande diante do Senhor, e cheio do Espírito Santo desde o seu  período intra-uterino, e todos os amigos da família se alegraram com o seu nascimento.
É assim que Deus age. Anteriormente ao nosso nascimento, Ele  já nos escolhe para a nossa missão. Assim, já nascemos prontos, pela mão do Pai. Só resta descobrirmos qual a nossa missão. De que maneira vamos anunciar o Reino de Deus pelo mundo afora.  Porque o Espírito Santo age em nós, e nos proporciona a disposição de amar a Deus, mesmo sem tê-Lo visto. 
Assim como Zacarias acreditou no anúncio de Deus que sua esposa teria um filho, por que Zacarias sabia que para Deus nada é impossível, nós também venceremos todas as dificuldades, todas as barreiras, que possamos enfrentar na tarefa da evangelização, pois Aquele que tudo pode estará sempre do nosso lado nos guiando, nos inspirando, nos protegendo, e colocando em nossas bocas a palavra certa, na hora certa para as pessoas certas.
A figura de João Batista grande profeta, contemporâneo de Jesus  Cristo, homem corajoso e destemido, que veio preparar a vinda do Messias, é aquele de deve ser imitado por todos nós.
        

Tenha um santo domingo junto com sua família. José Salviano.

4 comentários:

  1. Quer dizer que o povo nordestino não é mais amado por Deus? Não é entendi esse seu comentário!!!

    ResponderExcluir
  2. É CLARO QUE O POVO NORDESTINO É MUITO AMADO POR DEUS. FOI SÓ UMA QUESTÃO DE UMA COLOCAÇÃO NÃO MUITO FELIZ, E PEÇO DESCULPAS. EU JAMAIS JULGARIA O MEU POVO AO QUAL PERTENÇO.

    ResponderExcluir
  3. Amado por Deus todos os povos sao, o que incomoda nossos corações é perceber que grande parte deste povo recusa ou ignora à pertença a este amor. Nossos corações precisam sim sentir e se incomodar com a destruição do valores religiosos e dos sinais sagrados em nossos tempos!

    ResponderExcluir
  4. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir