.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 4 de junho de 2018

O IMPOSTO DEVIDO A CÉSAR -Adélio


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 05/06/2018
-Marcos 12,13-17


  No Evangelho  que  a  liturgia  nos  convida  a  refletir neste dia  de  hoje: vemos  que  aparece os  novos  adversários que  representam os fanáticos religiosos  (fariseus ) e os colaboracionistas com o império romano (herodianos ).

A pergunta tem sabor de hipóteses e de engano mortal. Se responder que sim, fica malvisto pelos judeus. Se responder que não, os romanos o tomarão por revolucionário. Mas Jesus, que sabe de suas intenções, pede-lhes um denário, moeda corrente do Império Romano. O denário tinha uma imagem do imperador (Tibério ) e uma legenda que  afirmava sua divindade. Jesus pede que se devolva a César o que é de César .E  manda dar a Deus o que é de Deus. 
   
No episódio do imposto devido a César, a sutileza parece  o seguinte: não há medida comum entre Deus e César, entre o Reino de Deus e a estrutura político-econômica. Resolvam, portanto, suas questões de impostos.
Mas a questão essencial da sua vida é a que devem a Deus. Não se  pode confundir as duas coisas. Quem já leu o livro de Santo Agostinho viu  o que  ele nos lembra: que, se o dinheiro traz o retrato e o  nome de César e marca nossa relação econômica com ele, o Batismo é, em todo cristão, o sinal e o homem novo atestando a dependência e o fim de toda sua vida. Vocês são moedas de Cristo, destinadas ao serviço de Deus. Amem e façam o que quiserem. Assim é somente no interior daquilo que lhes retribuem, o interior do dom da sua vida, impulsionado pelo dom sem reserva de Cristo; é no  interior do seu serviço de homens livres e gratos que o serviço de César toma seu lugar. 

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS --Adélio Francisco.

Participe do meu grupo de reflexão do facebook:


Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir