.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

O nosso coração é como um sacrário vivo!-Helena Serpa


18/11/2016- 6ª. Feira –   XXXIII semana comum - Apocalipse 10, 8-11 – “ somos chamados a dar testemunho da Palavra”
Mais uma vez São João nos revela o que o anjo do Senhor lhe falou na Ilha de Patmos. O livrinho que ele tomou das mãos do anjo é a Palavra de Deus anunciada aos homens por meio dos profetas e do próprio Jesus Cristo. Assim ele nos relata como comeu o livrinho e o que sentiu ao degustar a palavra do Senhor: na boca, doce como o mel, mas no estômago, amarga como fel. O que significa isso para nós?  A Palavra que ouvimos nos delicia, nos impressiona, toca o nosso coração, entretanto, quando temos de assumir compromisso com ela, quando somos intimados a vivenciá-la temos dificuldade, por isso muitas vezes ela se torna  para nós algo amargo, difícil de ser concretizado. Vivenciar a Palavra de Deus implica em renúncia, em aceitação, em submissão e principalmente em testemunho. Assim como São João foi convocado a profetizar, isto é, anunciar às nações o pensamento de Deus, nós também somos chamados a dar testemunho da Palavra a todos os que encontramos por meio das nossas ações coerentes com o que o Senhor nos ordena. – Você também se maravilha quando ouve a Palavra de Deus? – Você é obediente no cumprimento dos ensinamentos de Deus? – O que para você é mais doce e mais amargo na vivência da Palavra de Deus?
Salmo 118 – “Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!”
Exaltar a Palavra de Deus é exaltar o próprio Deus e a Ele fazer justiça. O salmista compara a Lei do Senhor com as realidades da terra e a proclama maior do que tudo: as riquezas, o ouro e a prata, o mel, etc. A maior fonte de riqueza e de felicidade do homem está contida no cumprimento da lei que sai da boca de Deus.

Evangelho – Lucas 19, 45-48  - “o nosso coração é como um sacrário vivo!” 
Do mesmo modo como era compassivo e cheio de ternura, Jesus também era firme e correto. Assim, Ele ia ao templo para adorar o Pai, e também para ensinar as Suas verdades àqueles que o frequentavam. O mesmo povo que ficava fascinado com os ensinamentos de Jesus, quando O ouvia falar, confundia as coisas e usava também o templo para fazer comércio e um meio de vida para si.   Por isso, Jesus usando toda a autoridade para ensiná-los a respeitar a casa de Deus expulsou-os do templo provocando a indignação dos sumos sacerdotes e mestres da lei que também se confundiam e davam mau exemplo ao povo. De uma vez por todas Jesus quer nos mostrar que não devemos misturar o sagrado com o profano e que para tudo há o seu lugar apropriado. Para nós, fica ao mesmo tempo, a exortação: “a casa de Deus é casa de oração!” A casa, pode significar o ambiente, o local, o lugar onde nos reunimos para orar, mas também e principalmente é, com certeza, o santuário do nosso coração aonde Deus veio morar e onde muitas vezes nós, misturando as realidades, guardamos coisas que  precisam também ser expulsas definitivamente de dentro de nós. Por isso, Jesus nos convoca a avaliar o que está escondido dentro de nós, como pensamentos maus, maquinações, vingança, julgamentos. Precisamos, a exemplo de Jesus, também expulsa-los, a fim de que o nosso coração esteja livre para acolher o amor de Deus como um sacrário vivo. -  Como você tem se portado na Casa do Senhor, quando está na missa, no grupo de oração, na adoração ao Santíssimo? – O que pode estar confundindo os seus pensamentos e desviando a sua atenção quando você ora? – A sua casa é uma casa de oração? 

4 comentários:

  1. OBRIGADO SENHOR NOSSO DEUS E NOSSO PAI,EU TE AMO E TE ADORO,MAIS UMA VEZ VENHO PEDIR LHE O VOSSO PERDAO ,QUE FASSAMOS E RES PEITEMOS A PALAVRA DO SENHOR NOSSO DEUS E NOSSO PAI

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento18 de novembro de 2016 às 04:49

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  4. Que o Divino Espírito Santo te ilumine hoje e sempre.
    Grata Deus, grata Helena e Paulo

    ResponderExcluir