.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

“...LEVANTAI-VOS E ERGUEI A CABEÇA, PORQUE A VOSSA LIBERTAÇÃO ESTÁ PRÓXIMA.” – Olivia Coutinho

 
Dia 24 de Novembro de 2016
 
Evangelho de Lc21,20-28
 
O mês de Novembro, que podemos chamar de mês da esperança, quando voltamos o nosso olhar para a igreja celeste, nos convida a refletir quanto à consciência que devemos ter do nosso tempo de vida terrena, para que possamos, a partir  desta consciência, torna-lo  útil à nossa caminhada rumo à eternidade!
Olhando estas duas realidades: vida e morte, relembradas no início deste mês, podemos dizer,  que é na perspectiva da Igreja celeste, que vivemos bem a Igreja terrestre!
A liturgia deste tempo, nos convida  a uma reflexão mais profunda sobre o verdadeiro sentido da nossa vida, da nossa origem e do nosso destino. Viemos do Pai e para o Pai retornaremos; esta verdade, nos confortar, nos dá a certeza de que a nossa vida não termina com a nossa morte física e que o nosso destino é o céu, junto do Pai. 
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, vem nos acordar para uma realizada que ninguém  fugir: a transitoriedade da vida terrena, a que vida que passa. O fim de um tempo, acontece para todos, que  é a hora da nossa morte, para quem morre, o sol escurece, mas para quem viveu uma vida frutuosa aqui na terra, a vinda gloriosa de Jesus torna-se  a claridade mais clara, pois Jesus é o sol da eternidade!
À leitura meditativa do evangelho, nos leva a algo confortante, que não nos deixará esmorecer diante de qualquer circunstancia, por pior que ela seja: que é a esperança! 
Se aprofundarmos bem no contexto, vamos perceber que Jesus nos fala de sofrimento, mas no final, Ele enfatiza a vitória, que é a nossa libertação! “Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.”
O texto tem como finalidade nos dizer, que o mundo velho, que cultivamos dentro de nós, pode desaparecer para dar lugar a um mundo novo a partir do nosso envolvimento no projeto de Deus que tem como prioridade a vida. É importante conscientizarmos de que é preciso cortar  pela raiz, o mal presente neste mundo velho, o mal que é proveniente da mentalidade egoística do mundo que muitas vezes alimentamos dentro de nós. 
O desafio de quem busca um mundo novo, é não desanimar e nem se isolar; é partilhando a vida, é buscando sempre a conversão, que estaremos construindo um mundo novo que se estenderá na eternidade!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

5 comentários:

  1. louvado seja, pois é Jesus a nossa única esperança

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão. Gosto muito das sua homílias e já estava sentindo falta delas , pois já faz algum tempo que não escrevia. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Suas reflexões são muita boas Olivia, a de hoje então com certeza nos ajuda a viver melhor neste mundo de tantas misérias em todos os sentidos, Jesus continue tendo misericórdia de todos nós e renovando a nossa esperança de vida eterna, Deus a abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  4. Faço celebração da palavra toda quinta feira na minha comunidade. Sempre leio suas orientações. Muito obrigada.

    ResponderExcluir