.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Apenas uma palavra de Jesus e a nossa alma será salva-Helena Serpa


12/09/2016 - 2ª. Feira - XXIV  semana do tempo comum –   I Coríntios 11, 17-26.33 – “ reunidos para a ceia do Senhor”
São Paulo admoestava o povo que se reunia para a ceia do Senhor, pois tinha como objetivo particular atender apenas as suas necessidades e cada um pensava em si próprio. Por isso, havia divisões, intrigas, discórdias e injustiça. Eles não entendiam que a finalidade de nos reunirmos para participar da ceia do Senhor implica em que estejamos também reunidos em comunhão uns com os outros.  As palavras de São Paulo, então nos dão plena consciência de que a Eucaristia é a comunhão de Deus com os homens, e dos homens entre si, por isso, é partilha, é sinal de unidade e não de divisão. A Palavra de Deus é comparável a Eucaristia, assim sendo, da mesma forma, quando nos reunimos para orar e meditar sobre os ensinamentos de Deus precisamos ter em mente de que o Verbo é Jesus, fonte de  união, amor e partilha, desse modo não podemos nos isolar e nos fechar para o irmão. Hoje somos chamados a refletir sobre a nossa postura quando nos reunimos  para a Ceia do Senhor: -  Será que temos comunhão de pensamento uns com os outros? Será que temos consciência de que O Corpo e o Sangue de Jesus nos alimentam para que sejamos um só povo?  Com que intuito nós comparecemos às reuniões de oração e de louvor a Deus?  – Qual é a nossa disposição quando vamos para o encontro no Grupo de Oração? – Esperamos mais, dar ou receber?  

Salmo 39 – “Irmãos, anunciai a morte do Senhor, até que ele venha!
Anunciar a morte do Senhor é proclamar a Sua Ressurreição e a Sua presença viva no meio de nós. Jesus já foi sacrificado por nós e o que podemos ofertar a Ele é o nosso sacrifício de louvor, fazendo a vontade do Senhor e guardando no nosso coração a Sua Lei.

Evangelho – Lucas 7, 1-10 – “apenas uma palavra de Jesus e a nossa alma será salva”
Apesar de não fazer parte do povo de Israel aquele oficial romano acreditou no poder de Jesus e conseguiu a cura do seu empregado, porque tinha fé. Além da fé daquele homem, Jesus admirou a sua humildade quando se reconheceu indigno de receber em sua casa a visita de Deus.  Apesar de ser uma autoridade romana, o oficial, não quis um tratamento especial nem se arvorou da sua posição para impor a Jesus a sua presença física, por isso pediu, apenas, uma “palavra para que o seu empregado fosse salvo”.   Esta manifestação do oficial teve um significado de humildade e de fé na Palavra de Jesus. Humildade, porque reconheceu a sua indignidade e a sua limitação; e fé, pois sabia que a Palavra de Jesus continha poder de salvação e de vida.  O exemplo do oficial romano é para nós uma mensagem de fé na Palavra de Deus. Só uma Palavra de Jesus nos basta para que sejamos salvos, mas a nossa fé às vezes parece que não funciona, se não enxergarmos as evidências, as confirmações, as provas. Não nos contentamos somente com o que Jesus nos fala quando nos promete vida, salvação e santidade. Queremos oração especial, sinais que nos revelam alguma coisa e não entendemos que “apenas uma palavra de Jesus e a nossa alma será salva”. Reconhecer a nossa limitação é uma prática de humildade e dispensar os privilégios e as regalias é uma prova de fé.  -  Se fosse o oficial romano você teria insistido para que Jesus fosse até a sua casa? – O que você achou da atitude dele? – Qual é a opinião que você tem de si mesmo (a)? – Quando você comunga tem noção de que Jesus está visitando a sua casa? – Você tem ideia da sua indignidade diante Deus?


5 comentários:

  1. Muito linda a sua homilia, parabéns, Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Muito linda a sua homilia, parabéns, Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
  3. José Maria Nascimento12 de setembro de 2016 às 05:24

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir
  4. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  5. SENHOR VOZ SOIS O CAMINHO A VERDADE E A VIDA,OBRIGADO MEU BONDOSO PAI MISERICORDIA DE TODOS NOS QUE SOMOS PECADORES,ILUMINAI COM A LUZ DO TEU SANTO EXPIRITO AMEM

    ResponderExcluir