.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 18 de setembro de 2016

-A mãe e os irmãos de Jesus-José Salviano

20 de Setembro de 2016-Ano C

Evangelho - Lc 8,19-21




Quem são a Mãe e os irmãos de Jesus? Somos todos aqueles e aquelas que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática. Será que eu e você estamos nesse grupo?
Às vezes SIM, às vezes NÃO!  Lamentavelmente, a nossa espiritualidade é oscilante. É uma constante de cair e de se levantar. Por mais que nos esforcemos, não permanecemos puros o tempo todo. E por isso, de vez em quando precisamos recorrer ao socorro deixado por Jesus para nos purificar dos nossos pecados, mesmo que eles sejam leves. Pois por mais insignificantes que sejam os nossos pecadinhos, eles vão se acumulando, e semelhante a um feixe de varas finas que se torna forte difícil de ser dobrada o acúmulo dos pecados leves podem se tornar um pecado grave. 
O oceano é formado de pequenas gotas de água. É bom lembrar bem disso. Por isso, vê se para com essa cara de santo, de santa, e procura de vez em quando o sacerdote para fazer uma faxina em sua alma. Para zerar a quilometragem dos pecados.
Muitos reclamam da nossa Igreja estar vazia, principalmente de jovens. Será que não está na hora de reconsiderar, de reavaliar, e verificar se não estamos precisamos de uma nova forma de fazer as coisas? Uma nova forma de acolher, uma nova forma de evangelizar, será que não precisamos ir até os jovens?
Não estamos falando em mudar a tradição da Igreja. O que é básico, o que é litúrgico, não se pode mexer.
Porém, é preciso descobrir o por que muitos cristãos estão se  debandando.  Por que muitos estão indo para outras seitas? O que eles estão indo buscar em outros lugares? Não seria uma melhor aproximação com Deus? Será que a nossa Igreja não está mais satisfazendo as necessidades espirituais dos seus devotos?
De uma coisa sabemos a resposta. Quem vai à missa, está em busca de um conforto espiritual, está precisando de uma “psicanálise”, está precisando OUVIR uma palavra que lhe conforte, uma mensagem que lhe oriente a caminhada, um conforto para o seu desconforto, seja as desavenças familiares, seja o fim de um relacionamento, seja os seus pecados, seja lá o que for, que não vai bem em sua vida, e que não pretende confiar aos amigos...
E ao chegar na igreja, na hora do sermão, em vez de ter uma resposta, um alívio vindo de Deus para o seu sofrimento, ouve algumas palavras apenas, palavras que passam por cima das nossas cabeças e se vão ao vento, fruto de uma homilia ou de um sermão mal preparado, ou mesmo improvisado.     
Que Deus nos oriente, que Deus nos ajude a nos dedicar mais ao preparo da nossa catequese, que é a parte mais importante depois da Eucaristia!

Tenha um bom dia. José Salviano  









Nenhum comentário:

Postar um comentário