.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Ouvir com um coração bom e generoso-Helena Serpa

17/09/2016 - Sábado – XXIV semana do tempo comum -  1 Coríntios 15,35-37.42-49 – “uma vida de ressurreição, desde já. ”

Fazendo uma comparação entre nós e uma semente que é plantada na terra São Paulo explica a ressurreição dos mortos. Quando é espalhada na terra a semente tem uma forma de grão e quando nasce tem o corpo de uma planta. Assim também será o nosso corpo: semeado na fraqueza e na corrupção, ele é ressuscitado um corpo espiritual imaculado e puro assim como aconteceu com Jesus Cristo. Da mesma forma como Jesus, nós também iremos ressuscitar. Enquanto aqui vivemos não podemos separar o nosso corpo material, isto é a nossa humanidade do nosso espírito, mas podemos caminhar para uma vida de ressurreição, desde já.  Jesus veio ao mundo a fim de dar dignidade à nossa condição humana e provou isto sendo um homem perfeito e sem pecados. Partindo da nossa natureza humana que é pó, nós também podemos crescer e atingir a estatura de homem e de mulher submissos a Jesus Cristo, imitando-o e vivendo uma vida digna. Quando imitamos a Jesus Cristo nós nos assemelhamos a Ele e, mesmo que sejamos pessoas pecadoras, quando vivemos conformes à Sua Palavra, nós seremos capazes de superar as nossas fraquezas.     – Você é um homem ou uma mulher, terrestre ou celeste? – A sua alma está mais ligada às coisas da terra ou do céu? – Quem é o seu referencial: Adão ou Jesus Cristo?

Salmo 55 – “Na presença do Senhor andarei na luz da vida”
Aqui mesmo na terra nós andamos na presença do Senhor. Não precisamos esperar pelo momento da nossa morte. Ao contrário, como diz o salmo devemos cumprir os votos que fazemos a Deus aqui na terra ofertando sacrifício de louvor. Deus  arranca da morte eterna aqueles que caminham na sua presença, na sua luz.

Evangelho – Lucas 8, 4-15 – “ouvir com um coração bom e generoso ”

Jesus nos explica neste Evangelho, como acontece com a Palavra de Deus que, como uma semente, foi plantada em nós nas diversas situações da nossa vida. Em todas as conjunturas abordadas por Jesus as pessoas ouviam a Palavra, no entanto, só deu fruto de perseverança aqueles que OUVIRAM com um coração bom e generoso.  Assim pois, percebemos que o terreno bom e generoso é aquele coração que se deixa tocar pelo Espírito Santo e dá liberdade para que Ele se manifeste vivamente.  A semente é sempre uma só, a Palavra de Deus, porém não nos basta o estar presente e escutá-La com os nossos ouvidos. O mais importante é ter um coração largo, que não questiona e que acolhe a mensagem de Deus deixando-se conduzir pelo Seu Espírito. A situação do terreno, isto é, do coração, faz toda a diferença no plantio, mas se não houver cultivo, a semente morre. O coração que não tem profundidade é superficial e não consegue alcançar a Palavra de Deus. O coração preocupado com os afazeres da vida, também é solo impróprio para alcançar os mistérios de Deus. Um coração preso a si mesmo e aos sofrimentos e dificuldades é chão inútil para que germine alguma coisa frutífera. Deus conhece todos os corações, e sabe o que é providencial para cada um de nós. Ele nos instrui e orienta por meio da Sua Palavra que sonda e perscruta o nosso íntimo e ilumina a nossa inteligência. Quando abrimos os ouvidos espirituais o nosso entendimento também se alarga e nós podemos, com toda a certeza, dar frutos que possam alimentar o mundo.   – Como é o terreno do seu coração? – Você duvida da Palavra de Deus? – Você costuma discordar quando alguma mensagem vem de encontro aos seus interesses?  - Como você tem acolhido a palavra de Deus. Como uma história ou como ensinamento para a vida? -Você também semeia? E quando o terreno não é bom, dá trabalho o que você faz, desiste ou insiste?

6 comentários:

  1. OBRIGADO NOSSO DEUS E NOSSO PAI,POIS A TUA PALAVRA E VIDA E VIDA COM GRANDESA ,QUE TODOS NOS QUE OUVIRMOS TUA PALAVRA SAIBAMOS COLOCAR EM PRATICA ,QUE O EXPIRITO SANTO CONVEÇA A TODOS NOS QUE TEMOS CABEÇA DURA.

    ResponderExcluir
  2. Peçamos ao Espírito Santo, que permita sempre, em todos os momentos da nossa vida, principalmente nos mais difíceis, o nosso coração seja terra fértil para acolher essa Palavra, que nos nutre, e nos salva. Deus continue inspirando e iluminando vcs. Uso muito os textos de vcs, para fazer a reflexão na página da Paróquia.

    ResponderExcluir
  3. José Maria Nascimento17 de setembro de 2016 às 05:44

    Obrigado Senhor, por sua Palavra, por sua revelação. Obrigado Helena, por ajudar entender essa Palavra!!!

    ResponderExcluir
  4. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão

    ResponderExcluir
  5. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira

    ResponderExcluir
  6. Devemos ser campo fértil para germinar essa semente e dar frutos com abundância. Louvado seja Deus.

    ResponderExcluir