.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Acusado de corrupção-Diac. José da Cruz

25 º DOMINGO DO TEMPO COMUM 18/09/2016
1ª Leitura Amós 8, 4-7
Salmo 112(113),1ª 7b “Louvai, ó servos do Senhor. Ele levanta do pó o indigente e tira o pobre da imundície”
2ª Leitura 1Timóteo 2, 1-8
Evangelho Lucas 16, 1-13

Se quisermos atualizar a parábola, vamos dizer que um governante foi acusado de corrupção, isso é, de ter dissipado os bens do patrimônio público agindo de maneira desonesta. Certamente hoje Jesus contaria a parábola desse jeito, exaltando a esperteza de muitos homens públicos que conseguem fazer “aconchavos” com tudo que é partido político e no final nunca fica sem guarida. Nesses casos, quando vemos algum homem público em nossos dias, abrir mão de algum benefício ou regalia, não se iludam, ele está perdendo agora para ganhar em dobro depois, pois como se diz na gíria, essa raça nunca dá ponto sem nó.
E o leitor poderá então perguntar admirado: Parece que Jesus elogia o Administrador infiel, ou o Político corrupto de nossos dias, como pode uma coisa assim? E como é que fica quem é honesto na administração pública?
Claro que essa compreensão é falsa, gerada por uma leitura superficial do texto, imaginem que Jesus, Nosso Deus e Senhor, o Mestre da Justiça, iria compactuar com uma ação desonesta... O que está em jogo nessa parábola é a habilidade do Administrador Infiel em tomar rápidamente uma decisão certeira, e colocar o plano em prática em caráter de urgência. Portanto, o elogio é para o modo como ele fez, e não para o que fez. Bem diferente da impressão que temos no primeiro momento.
O Administrador Infiel, quando viu que fora exonerado pelo seu Senhor, abriu mão da sua gorda  comissão sobre a venda dos produtos, e começou imediatamente e renegociar a dívida. Imaginem os Credores chamar os devedores para renegociar a dívida do financiamento, de um carro ou de um imóvel, por exemplo, e baixar sensivelmente o valor a ser pago, que no caso do azeite, foi de cinquenta por cento. O Governo poderia fazer assim na questão dos juros e taxas de serviços, o povão agradeceria de coração. Mas é melhor não sonhar com isso, vamos acabar caindo da cama. Os Poderosos da economia querem sempre taxas mais altas para garantir seus “gordos” lucros.
Mas vamos nos inserir dentro dessa parábola. Nós batizados, membros da Igreja de Cristo, somos privilegiados pois Deus investe em nós todos os dias, dando-nos a sua Graça Santificante e Operante, temos a Santa Palavra, os Sacramentos, que são um Patrimônio de incomparável valor na Tradição da Igreja. Deus acredita em nosso potencial e nos faculta sermos sim, administradores da sua Graça. Tudo o que somos e temos provém de Deus, nada nos pertence nesta vida.
Como o Administrador infiel, muitas vezes somos maus gestores da Graça de Deus, quando queremos ser os únicos beneficiários dela, esquecendo-nos de que ela deve ser usada para o bem do outro, nos carismas, dons e talentos que o Senhor nos concedeu. A Habilidade do Administrador infiel, elogiado por Jesus, está no fato de ter aceito “Perder” para garantir um abrigo no futuro., o mesmo devemos fazer como Cristãos, sabermos “Perder” e abrir mão hoje de muitas coisas, para garantirmos um abrigo eterno junto a Deus um dia, na Vida Futura.

Sempre temos um olhar crítico aos que administram, até na Igreja é assim, mas este evangelho nos convida a nos olharmos enquanto administradores da Graça de Deus que nos foi confiada. Temos a mesma habilidade e esperteza desse Administrador, ou somos maus Gestores? Um dia iremos todos prestar contas...Estejamos preparados! (Diácono José da Cruz - Paróquia Nossa Senhora Consolata - Votorantim SP - E-mail jotacruz3051gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário