.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

A Palavra revela Jesus-Helena Serpa


22/09/2016 - 5a. Feira – XXV semana comum  - Eclesiastes 1,2-11 – “a rotina da vida”
Segundo o autor do Livro do Eclesiastes tudo o que se passa aqui na terra pode ser visto numa perspectiva de fatos sucessivos que regem a natureza e a vida comum de cada pessoa. Assim ele declara que “Tudo é vaidade”!  “Não há nada de novo debaixo do sol”!  Podemos então fazer uma reflexão de que ao mesmo tempo em que aparentemente tudo acontece sempre da mesma forma, a nossa vida interior, como ser humano criado à imagem e semelhança de Deus é constantemente motivada pelos anseios que o próprio Deus coloca no nosso coração. Vivemos quase sempre as mesmas coisas, passamos pelos mesmos lugares, porém a paisagem e o clima poder-se-ão tornar diferentes, na medida em que nos dispusermos a observar tudo sob a expectativa do pensamento de Deus. É necessário, portanto, que tenhamos muita sensibilidade nas nossas escolhas para que não nos deixemos envolver por coisas passageiras que nos tiram da vida perto de Deus.  Aquele (a) que exclui Deus da sua história perde o significado e o sentido da vida e a sua existência acaba se tornando uma repetição monótona e uma rotina sem motivação.  Também a partir da leitura nós podemos avaliar a brevidade da nossa existência e aprender a não colocar todos os nossos objetivos nas coisas que passam esquecendo-nos de que um dia iremos ao encontro das coisas que são eternas e, por isso mesmo, plenas de felicidade. - Você sabe distinguir no mundo, o que é vaidade e vento que sopra?  – Qual é a motivação que você tem para viver? – Como você enxerga as coisas que Deus criou para você usufruir? – A sua vida é uma rotina? – Reflita sobre tudo isto.

Salmo 89 – “Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós!”
O salmo nos leva a refletir sobre o tempo de vida que temos e nos ensina a pedir a Deus sabedoria para bem vivermos todos os nossos dias. “Ensinai-nos, a contar os nossos dias”, isto é, que nós saibamos acolher todos os dias o Amor que o Senhor nos concede seguindo livremente o caminho que nos é indicado.   Só o amor de Deus pode nos saciar e encher os dias da nossa vida de alegria. 
 
Evangelho – Lucas 9, 7-9 – “A Palavra revela Jesus”
Herodes ainda não compreendia que João Batista havia sido apenas o precursor do Messias e que o verdadeiro Salvador estava vivo e sendo interrogado e arguido pelos prodígios que realizava. Por isso, quando ouvia os comentários populares Herodes se escandalizava com a ação de Jesus e se questionava, pois mandara degolar João Batista para ver-se livre da acusação que lhe pesava em vista da sua situação de adultério. Por isso, como diz o Evangelho, ele “procurava ver Jesus” se interrogava sobre a Sua verdadeira identidade, e intrigava-se com tudo que ouvia falar sobre o Messias. Hoje também muitos ainda questionam a pessoa de Jesus, porque ainda não tiveram com Ele e uma experiência de salvação. Muitas pessoas vivem em busca de Jesus, no entanto, não têm consciência de quem procuram! Uns acham que Jesus é aquele mago que pode resolver como num passe de mágica todos os seus problemas, outros dizem que Ele é “um espírito de luz”, evoluído, outros ainda escrevem sobre Jesus sem tê-Lo conhecido e fazem suposições sobre a Sua pessoa levando a que acreditem nas suas falsas conjecturas. Para nós, porém que conhecemos a Palavra de Deus, Jesus é o Salvador, o Messias, que está vivo no meio de nós. Ele é o protótipo do homem vindo do céu, é o modelo que todos nós, filhos e filhas de Deus precisamos seguir para sermos reconhecidos pelo Pai. Para que tenhamos convicção de quem é Jesus e qual o Seu verdadeiro papel na nossa vida nós precisamos conhecê-Lo por meio da Sua Palavra, dos Seus ensinamentos e ter intimidade com Ele na oração, na adoração, na Eucaristia. Só assim poderemos apresentá-Lo àqueles que ainda não O conhecem a fim de que tenham também um Encontro com a Salvação.  – O que você fala de Jesus é com conhecimento de causa? – Você conhece Jesus porque lê muito sobre Ele ou porque encarna a Sua Palavra como uma comida para a Sua alma? – Quem é Jesus para você?  
 

3 comentários:

  1. José Maria Nascimento22 de setembro de 2016 às 06:40

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  3. JESUZ E O CRISTO FILHO DE DEUS;QUE O SENHOR NOS PERDOE POR NAO TER HAINDA MESMO QUE DEPOIS DE TANTO TEMPO.OBRIGADO SENHOR POR TUA PACIENCIA PARA CONOSCO AMEM

    ResponderExcluir