DIA 10- QUINTA - Evangelho- Jo
8,51-59
A presente homilia descreve o final dos tempos, ou seja, o Juízo Final
que é um tema tão antigo e tão atual com o qual a humanidade inteira se sempre
depara. Dando uma passagem rápida o que dizem as três grandes religiões
monoteístas verificamos que o tema é amplamente abordado em sua essência
religiosa.
Assim, no cristianismo, às obras de misericórdia que envolvem
compromisso de amor a Deus e ao próximo e são fundamentais para se obter a
salvação; no judaísmo, está relacionado às obras de piedade presentes no Antigo
Testamento; e no islamismo, o bem ou mal que se pratica com os irmãos são obras
importantes para possuir o paraíso ou acabar no inferno.
Mateus que é o evangelista que nos
apresenta Jesus como o Filho do Homem nos apresenta hoje um Jesus que se
intitula e se declara realmente como Rei e Juiz da história da humanidade.
Estamos diante do que São Paulo diz: O triunfo de Cristo, a vitória do bem
sobre o mal, da vida sobre a morte. É a glória devida ao triunfo de Cristo
sobre a cruz. Pois Ele é o Poder de Deus e a sua Sabedoria (1 Cor 1, 24).
Cristo Jesus ressuscitado vindo com
poder e grande glória (Lc 21, 27) – assume as funções do verdadeiro Deus: Sua
sentença é definitiva: eterna como o fogo eterno preparado pelo pai para os
anjos rebeldes. Ele está rodeado de todos os seus anjos que estão
submissos em tudo.
Trata-se de um juízo final, ou do início de uma era histórica após a
destruição de Jerusalém? No primeiro caso, Jesus, o Filho do Homem – será o
juiz definitivo como vemos no texto. No segundo caso indica quais entrarão a
formar parte do novo reino entre os gentios. Os escolhidos serão os
misericordiosos que alcançarão misericórdia ( Mt 5, 7) ou seja os que agiram
com compaixão com os necessitados. Quais são estes irmãos menores?
Sobre o fogo preparado para o Diabo e os anjos, devemos comentar que na
época de Jesus não se esperava que o Diabo estivesse no inferno, porque sabemos
pelas palavras do próprio Jesus que viu Satanás cair do céu como um relâmpago
(Lc 10, 18). Portanto o inferno não era sua morada, mas o fogo ou lago de fogo
será o destino definitivo do Diabo (Ap 20, 10) ao qual será lançado quem não
for escrito no livro da vida (Ap 20, 15). Talvez isso explique a influência do
maligno em nossa história.
A condenação não é por atos de perversidade, mas de omissão. Talvez
porque os primeiros já estavam incluídos na mentalidade antiga. Os segundos
eram o grande pecado e ainda são dos batizados chamados discípulos de Cristo.
Por outra parte o evangelho de hoje serve para responder à pergunta: Como
poderão salvar-se os que não conhecem Jesus ou consideram verdadeira a sua
própria religião? Obviamente a fé será substituída pelas obras de misericórdia,
necessárias também entre os cristãos porque a fé sem obras está morta (Tg 2,
17) e Paulo afirma que o que tem valor é a fé que atua mediante o amor (Gl 5,
6).
Portanto, lembre-se do que nos é apresentada à atualização da mensagem
do Juízo Final que tem, por base, três dimensões: pessoal, eclesial e social,
onde, de acordo com os ensinamentos de Jesus, as obras de misericórdia,
praticadas em relação aos mais pequeninos, aqui e agora, serão decisivas no dia
do Juízo Final, quando o Filho do Homem julgará cada um de acordo com suas
obras.
O último juiz virá. E o julgamento dele será sobre o serviço que tiveres
prestado aos seus irmãos mais pequeninos. Ele chamará e congregará todos os que
lhe forem fiéis e lhes dirá: Vinde benditos de meu Pai, possui por herança o
reino que vos está preparado deste a fundação do mundo, porque tive fome e me
destes de comer… Será que tu serás um destes benditos? Se sim, parabéns! E se
não o tempo é este e a hora é agora de acertares o passo e convertendo-te
seguires as pegadas do Mestre.
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