.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 21 de março de 2014

DE CORAÇÃO ABERTO O PAI ACOLHE OS QUE QUEREM VOLTAR À VIDA! - Olívia Coutinho.




Dia 22 de Março de  2014

Evangelho Lc 15,14-15.18-20
     
 Jesus, com o seu exemplo, nos ensina a sermos tolerantes  com aqueles que se enveredaram por caminhos contrários ao caminho de Deus. Como  seguidores de  Jesus, devemos olhar estes irmão, com um olhar  de misericórdia e não de condenação.  
 Acolher os que se sentem rejeitados pelos erros que cometeram, não significa  concordar  com os seus erros, mas  acreditar que uma pessoa criada a imagem e semelhança de Deus, pode  mudar de vida. 
Para Deus não existe ponto final para uma história de amor e nem caminho sem volta!  
 A narrativa do evangelho de hoje nos diz, que os  fariseus e doutores da lei, criticaram Jesus por acolher os pecadores, como se eles não fossem também pecadores.  Em resposta a estas criticas,  Jesus conta-lhes  a  parábola  do filho pródigo, que deveria se chamar: “Parábola do pai misericordioso!”
O texto nos fala da grandiosidade do coração do Pai, um coração misericordioso que vê o homem na sua essência  e não o seu pecado!
A história nos mostra  com detalhes, a atitude de um pai misericordioso, diante a conduta de seus dois filhos, ou seja, diante  à ingratidão do filho mais novo e a dureza de coração do filho mais velho.
É interessante observarmos, que a partir do momento em que o filho mais novo manifesta o  desejo de sair de casa,  o pai não interfere, deixa o filho partir. Deus também é assim conosco,  Ele respeita a nossa liberdade, não interfere em nossas decisões, nos deixa livres para fazermos  as nossas escolhas!
Observamos também, a repreensão do pai  ao filho mais velho, que  sentiu-se enciumado diante ao acolhimento caloroso oferecido ao irmão mais novo, que no seu entender, não merecia aquele acolhimento. O que nos  mostra a dureza do coração de quem não tem  misericórdia, de quem não se abre ao perdão.
Na história, o destaque, é amor e a  paciência de um Pai que não desiste do filho,  que espera por ele, dia pós dia, com o olhar fixo no caminho! É assim que o nosso Pai do céu espera por nós:  dia pós dia!  
Com esta parábola, Jesus, além de nos  despertar sobre importância do acolhimento à aqueles que desviaram do caminho de Deus, nos tranquiliza, quando estes filhos ingratos , somos nós, nos assegurando de  que todos nós, podemos  voltar ao convívio do  Pai!
A parábola tem como foco, o amor incondicional do Pai para com os seus filhos, independente de como eles são. O propósito de Jesus, com esta parábola, é nos mostrar o amor misericordioso  do Pai  por cada um de nós, que somos  tão pecadores quanto àqueles que aos nossos olhos, se afastaram de  Deus.
Deus é um Pai solícito, amoroso, que está sempre pronto para nos perdoar e nos acolher de volta, esquecendo todo o nosso passado pecador. O que vale para Deus é o que somos a partir da nossa conversão, o passado, para Deus não conta.
Sabemos que são muitos os que  estão sobre a terra, mas que se sentem soterrados por  não encontrarem motivação para se reerguerem. E quantos de nós, que dizemos  seguidores de Jesus ao invés  de ajudar  estes irmãos a se reerguerem,  contribuímos para que eles  se percam ainda mais, com a nossa falta de acolhimento, com o nosso  desamor!
Tenhamos um coração misericordioso, semelhante ao coração do Pai, um coração que acolhe, que perdoa, que alegra  com  a volta do irmão que dispersou.
O amor tem uma força irresistível, é caminho que  traz de volta àquele que se perdeu, mas que deseja voltar! Sejamos pois, a força deste amor na vida do outro, pois,  é sendo amada, que uma pessoa aprende a amar!
   De quando em vez, devemos nos perguntar: Estamos sendo ponte, ou empecilho  para que o nosso irmão  retome o caminho da vida?

FIQUE NA PAZ DE JESUS! –Olívia


Nenhum comentário:

Postar um comentário