Dia 28 de Março de 2014
Evangelho de Mc 12, 28-34
Deus vai se manifestando em nós, à medida de nossa obediência aos seus mandamentos, que tem como chave, o mandamento amor!
Quem observa este mandamento no seu dia a dia, tem a vida regida pelo amor, por tanto, cumprirá todos os outros mandamentos!
Uma Religião, só tem sentido, se fundamentada na lei do amor, do contrário, não passa de rituais vazios, não tem o sustento de Deus!
O ponto determinante do evangelho de hoje, é o amor, um amor sem fronteira, que não impõe condições!
Jesus, ao responder uma pergunta feita por um mestre da lei, nos desperta para a importância da escuta da palavra de Deus! Não tem como amar a Deus, sem passar pela escuta de sua palavra e não tem como amar ao próximo, sem a observância de seus mandamentos!
O amor à Deus e ao próximo, estão interligados, são as raízes de todos os outros mandamentos! É amando concretamente ao próximo, que damos testemunho do nosso amor a Deus! Aí, está o resume da lei, o verdadeiro sentido do mandamento maior!
O amor incondicional de Deus Pai, revelado no seu Filho Jesus, merece de nós uma resposta de amor, resposta esta, que só podemos dar, se O enxergarmos no rosto do nosso irmão!
O amor desejado por Jesus, deve ser uma relação sincera, brotada do coração na total gratuidade. Para concretizar este desejo de Jesus, é preciso que nos amemos primeiro, para que possamos amar o próximo, pois ninguém consegue amar o outro, sem antes se amar, afinal, só se dá aquilo que se tem!
A prática do amor, trazida por Jesus, nos mostra a única verdade que nos torna livres, portadores de uma alegria interior capaz de transformar a realidade em que vivemos!
O amor divino é fonte que sustenta o amor humano, no qual encontramos o modelo de perfeição, portanto, quem ama verdadeiramente, ama com o coração de Deus!
Quando Jesus insiste em nos falar do mandamento do amor, é porque de fato, o amor realiza-nos, fortalece-nos, é caminho para o céu!
O mandamento do amor supera todas as leis, todos os outros mandamentos, ou seja, quem ama como Jesus nos ama, faz a vontade de Deus e quem faz a vontade de Deus cumpre os demais mandamentos.
Não pode haver sintonia entre o homem e Deus sem a vivencia do amor, e o que Jesus nos pede, é que amemos uns aos outros como Ele nos ama!
Querer o bem do outro, independente do que possamos receber dele, é amar do jeito de Jesus, é não amar procurando o nosso bem, e sim, o bem do outro, nisto se consiste o verdadeiro amor.
Podemos cantar, falar muito sobre o amor de Deus, mas só iremos vivê-lo verdadeiramente, se colocarmos este amor em prática, amando o próximo como a nós mesmos.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia
Nenhum comentário:
Postar um comentário